5meses e 160 gramas?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

evelyn
Membro Júnior
Registado: quarta ago 08, 2007 8:30 am

quarta ago 08, 2007 9:04 am

Olá!

Comprei ontem o meu porquinho e chama-se Panda-é uma menina.
Na loja disseram coisas que achei normal... mas agora que Vos conheço já não acho...
Disseram para dar ração Bunny mix -ração para cobaias e cenoura ou maça 2xs por semana...
Agua sempre no bebedouro e dar muito colo e carinho.
Disseram que pode ficar até 1 semana sozinho se deixar comida mas a partir daí ja nao aguenta de solidao e morre( isto no caso de ir de férias...)
Disseram que não cresce mais do que isto. Pese-a quando cheguei a casa e pesa 160gramas e segundo a loja tem 5meses...~
Esta timida e assustada mas come bem e mobiliza-se bem na gaiola...
Que faço?
Obrigada mesmo...
Evelyn
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quarta ago 08, 2007 9:26 am

Bom dia,

A Bunny é uma boa marca para porquinhos, no entanto o resto está tudo errado. Os vegetais devem ser dados todos os dias, pois os porquinhos têm carência em vitamina C e não podem comer só ração, senão ficam doentes. Se procurar no forum encontrará vários tópicos sobre alimentação. Pode começar dando 1 ou meia cenoura de manhã (depende do tamanho) e depois à noite junto com a ração outro vegetal, como um ramo de bróculos ou um pedaço de pimento ou 2 rodelas de pepino ou uma folha de espinafre. Deve ter também água e feno sempre disponivel.

Também não devem estar sozinhos porque são animais sociais e devia arranjar uma outra fêmea para fazer companhia a esta.

Um porquinho com 5 meses nunca pode ter 160 gramas, aliás um porquinho com esse peso ainda deve estar com a mãe, pois de certeza que não deve ter mais de 2 semanas de vida. Os porquinhos nascem com um peso de 80g a 100g já completos e com pêlo e precisam de estar com a mãe e beber leite para fortalecer o corpo e ossos nas primeiras 4 semanas quando atingem os 250 g de peso. Por isso quem lhe deu essa informação ou o fez por desconhecimento oi por má-fé. Um porquinho com 5 meses já deve andar muito perto das 650 gramas.

Um porquinho quando adulto pode chegar a pesar +/-1 kg e podem atingir este peso aos 9,10 meses. Também espero que não lhe tenham vendido uma gaiola de hamsters, pois os porquinhos ficam grandes e precisam de uma gaiola grande.

Cumprimentos,
Rui
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
evelyn
Membro Júnior

quarta ago 08, 2007 1:58 pm

Obrigada... mas e agora?! Que faço? Vai morrer? Confronto a loja? Será uma raça anão? É linda tipo frisada preta e branca...
Quanto ao alimento vou ja tratar disso mas... e a idade? Dou leite?

Obrigada, estou em pânico...

Evelyn
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quarta ago 08, 2007 3:56 pm

Boa tarde,

sobre a loja devia lá ir e reclamar, quando muito escrever no livro de raclamações. As lojas não aceitam animais de volta e também não ajuda o pobre do porquinho que vai sofrer mais lá na loja.

Não existem raças anãs, portanto ele vai crescer. Por agora e como já não há nada a fazer pois já foi separado da mãe e já passou alguns dias sem leite, o melhor é fazer o tratamento normal de lhe por a comida e ver se vai ganhando peso, sendo que para isso deve pesá-lo regularmente.

Em caso algum lhe deverá dar leite de vaca, pois o mais certo é apanhar diarreia. Para porquinhos mais pequenos pode-se dar outro tipo de leite especial para bébés humanos, mas como ele já foi separado e ficou sem beber leite, é melhor não introduzir o leite de novo de forma a não perturbar o sistema digestivo.

De resto desejo-lhe que corra tudo bem e dê muito carinho à Panda.

Cumprimentos,
Rui
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

quarta ago 08, 2007 3:57 pm

As coisas que se fazem neste País... ainda consigo ficar chocado! :evil:

O Ninho-Centro de Estudos e Investiga&ccedil;&atilde;o de Mam&iacute;feros Ex&oacute;ticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
evelyn
Membro Júnior

quarta ago 08, 2007 7:05 pm

Obrigada pelo apoio e pelo carinho...
Ja falei com a loja que ficou de me ligar a dizer a idade correcta da Panda e a menina foi muito atenciosa desculpando-se pelo erro na informação que nos foi dada de que a Panda teria 5 meses...
No entanto ainda nao sei mais nada. Agora a Panda tem 190 gramas o que me alivia pois cresceu 30 gramas desde ontem.
Prometo que vou dando notícias da minha bebé.
Beijinhos a todos.
gisaafp
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 3:02 pm

quarta ago 08, 2007 11:33 pm

Realmente... :evil:
Pobre bixinho :evil:
evelyn
Membro Júnior

quinta ago 09, 2007 3:40 pm

Hoje tem 200 gramas!

Comeu uva, pera, pão seco, couve verde escuro e feno das montanhas!
Bebe muita agua! Tipo 10 ml...
Esta activa e faz um som grave se lhe massajo o dorso e um som fino e intermitente se chego o meu nariz ao dela...e lhe falo.
Ontem à noite adormeceu no meu colo enquanto lhe massajava a cabeça... é sinal de segurança e confiança não é?

Beijinhos a todos os que me escutam.
Evelyn
gisaafp
Membro Veterano

quinta ago 09, 2007 5:21 pm

Sim, estás no bom caminho :D
Quanto ao som grave. É tipo grrrrrr? É que deve estar a fazer festas do rabinho para a cabecinha e eles só gostam no outro sentido :lol:
evelyn
Membro Júnior

sexta ago 10, 2007 8:24 am

Ihhhh... pois é! Massajo da cabeça para os pés... Já mudei isso!
É mesmo bom ter-vos para me ajudar!
Não sei o que faria!
O som agudo é um bi-bi-bi-bi e ás vezes é só de olhar para mim... espero que seja bom!
Hoje pesa 210 gramas.
Escolhe todos os elementos da ração e nao gosta daqueles troncos castanhos que lá tem...
Será importante esse elemento da ração?
Vi no continente uma ração que vem num frasco de plastico transparente e traz um pequeno copo para retirar a ração que parece muito apetitoso pois é colorido e tem muitas sementes. Será um bom alimento? Nao sei o nome.... mas só custa 1.99 euros...

Beijinhos
Evelyn
gisaafp
Membro Veterano

sexta ago 10, 2007 9:16 am

O ideal é dares ração própria para porquinhos da índia, e não das que dão para porquinhos e coelhos. Apesar da alimentação ser muito parecida, os porquinhos precisam de vitamina C e a ração para coelhos não tem.
Caso mores no fim do mundo onde não há dessa ração (como eu :? ), tenta convencer numa loja de animais a encomendar ração para eles.
Eu gosto muito desta:
Imagem
Se não conseguires, podes comprar vitamina C e acrescentar na água deles com o cuidado de mudar todos os dias. A vet dos meus meninos é que encomenda a vitamina C, mas quando estiver em casa posso ver qual é.
Que quantidade de ração dás por dia? Deve ser uma colher de sopa por porquinho. Deves estar a dar demais e por isso ele escolhe a que gosta menos.

Para dúvidas sonoras: http://os3porquinhos.tripod.com/sons.htm
É o site da madrinha dos meus meninos :D foi aqui que aprendi a compreender os sons.
evelyn
Membro Júnior

sexta ago 10, 2007 6:58 pm

Realmente estou a dar demais pois tenho tanto medo que morra...
Uma bebé com 2 semanas é muita responsabilidade...
Mas com vocês como madrinhas e padrinhos é muito mais fácil!
Tenho dado a ração Bunny e fruta e vegetais.
Ela que gostava tanto de cenoura, agora nem quer e já levanta as patas para empurrar quando lhe dou à bca!
E tão gira, estou tão apaixonada...

Vou já procurar a ração!

Vou agora ao site dos sons!

Beijinhos
Evelyn
gisaafp
Membro Veterano

sábado ago 11, 2007 12:17 pm

Outra coisa, a colher de sopa por porquinho é por porquinho adulto. :lol:
A um bebé não sei a quantodade. Mas se é para o engorda, mete à vontade. Tens é de mudar diariamente a que já lá está. Principalmente se tiver vitamina C que se desintegra com muita facilidade.
CHIHUA
Membro
Registado: sábado ago 04, 2007 12:22 am

sábado ago 11, 2007 12:25 pm

olá..tudo bem ?
bem, há ai certas coisas que não concordo.. o meu irmão, que vive nos açores, tem alguns porquinhos da índia como animais de estimação..
garanto-te que eles sao gordinhos e pesam muito mais que 160 gramas...
são animais bem mais volumosos que hamsters...
em relação á solidão, os porquinhos da índia não moreem como foi dito pelo mesmo...
digo isso porque o meu irmão tem os seus porquinhos dentro de " jaulas" no quintal e eles nunca morreram....
mas claro, pode haver excepções..
só estou a dar um contributo daquilo que sei e pela experiência do meu irmão..
agora, acho muito estranho dizeres que só têm umas quantas gramas visto que são pesados...e ás vezes nao sao nada sociáveis
evelyn
Membro Júnior

sábado ago 11, 2007 8:31 pm

Já conheço os sons e alguns a minha porquinha ainda nao faz...
Adormece muito no meu colo e basta passar a mao no dorso que acorda logo e resmunga naquele arrepio grave... :D Tao gira...
Hoje já só pesa 200 gramas mas esta a comer bem e bem atenta.
Obrigada pelas dicas tão uteis mais uma vez!
Beijinhos
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”