Faltas de pêlo

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
marybary
Membro Veterano
Registado: quinta jun 14, 2007 5:00 pm

terça set 04, 2007 7:08 pm

Olá malta
Venho aqui com uma notícia que me está a preocupar um pouco.
Aqui há uns tempos reparei que o Mickey o meu porquinho tem, nas duas patas dianteiras, de lado, umas pequenas faltas de pêlo, que penso que se chamam peladas. Primeiro só tinha numa das patas, agora recentemente verifiquei que tinha na outra. Por baixo das patas também não tem pelo, mas aí nunca teve, penso que é normal em todos os porquinhos? Ou não?...
De vez em quando, quando o Mickey se lava a ele próprio ( como fazem os porquinhos, lambendo as patas e "esfregando" o corpo) vejo-o no fim de se lavar a meter as patas à boca, parecendo que as lambe, ou então ele pode estar a comer o seu próprio pêlo!
Se for este o caso, o pêlo volta a crescer?
Acham que pode ser um caso de parasita (piolho, sarna..) ?
O pior é que não posso mesmo pôr fotos aqui das patas do menino.
Mas ele não tem feridas em nenhuma outra parte do corpo, nem mesmo nas patas! Não noto a presença de parasitas! Será preciso mesmo levar ao vet?
Não sei, estou um pouco confusa e preocupada...
Ajudem-me por favor...
Muito obrigada
Bjx*Mary*
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

terça set 04, 2007 7:43 pm

O melhor seria levar ao veterinário, pode ser um fungo.
Piolho nunca provoca peladas.
O pêlo volta a crescer quando o "problema" for resolvido.
As patas por baixo nunca têm pêlo.
marybary
Membro Veterano

terça set 04, 2007 9:05 pm

Olá Silly
Obrigada pela resposta, mas achas que é mesmo preciso ir ao vet? Ele não tem feridinhas...
A minha mãe disse que é da forma como ele anda, que pode de alguma maneira "roçar" as patas uma na outra ou nalguma coisa e elas perderem pêlo, mas não estou muito crente nisto; e vocês são muito mais entendidos na matéria...
Se for "obrigatório" levar ao veterinário diz-me, eu já tenho vet aonde recorrer se for preciso, o problema aqui é que ele é bastante caro e ainda para piorar as coisas estamos em tempo de recomeçar a escola, é preciso muitos materiais e livros...
Claro que se for urgente leva-se! Eu prefiro muito mais ser aconselhada pelo vet do que exprimentar medicamentos sem a sua medicação que lhe podem fazer mal. Só queria mesmo saber se é possivel essa opção que a minha mãe disse...
Obrigada
Bjx*Mary*
Silly_Bublle
Membro Veterano

quarta set 05, 2007 12:22 am

Em que zona da pata tem a "pelada"?
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quarta set 05, 2007 11:24 am

Olá,

Isso não tem nada haver com o andar, quase de certeza que é um fungo ou então ácaros, pelo que tens mesmo de tratar dele. Podes telefonar a um veterinário se não quiseres ir lá, mas porventura terás que ir, pois por vezes só com um microscopio se consegue ver.

Quando se tem um animal de estimação, antes de o ter tem que se ter sempre em conta estas possibilidades. Senão pudermos ir a um veterinário vale mais não ter. Também não se pode inventar tratamentos se não se souber o que é e conforme seja um fungo ou ácaros o tratamento é diferente.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
marybary
Membro Veterano

quarta set 05, 2007 7:09 pm

Olá
Silly, já te respondi na pm onde tem as "peladas".
Miklos, tens razão. O melhor é levar ao vet.
Eu vou tratar disso.
Eu só fiquei um pouco "chateada" com este problema do Mickey, porque temos estado ultimamente a comprar só coisas para ele: uma gaiola grande, bem cara; um bebedouro novo; uma mangedoura. E eu queria dar um pouco de "descanso à carteira" :lol: . Mas eu vou fazer de tudo para o levar ao veterinário. E tenho a certeza que ele vai ser tratado, é óbvio que não vou deixar avançar o problema, pois sei que assim é muito pior.
Bjx*Mary*
Silly_Bublle
Membro Veterano

quarta set 05, 2007 8:35 pm

Vou responder aqui.
Se forem as patas da frente, na parte de dentro, os meus também não têm.
Por isso, não é nada de grave, mas o miklos que me corrija se tiver errada.

Mary, quando se tem animais, tens que ter sempre em conta que podem adoecer e que necessitam de ir ao veterinário e do tratamento adequado.
marybary
Membro Veterano

quarta set 05, 2007 10:07 pm

Já te respondi na pm, mas mesmo assim:
Parte de dentro como? Por exemplo, se olhares de frente para a patas do porquinho não vês as faltas de pêlo, porque estão "dentro", ou seja, no lado direito/esquerdo (conforme aquele "esquema" que eu fiz, tu já sabes :lol: ) Se for isso...
Eu sei que temos de estar preparados.
Mas quando fomos comprar o porquinho estavamos pouco informados e preparados. Não sabiamos que era preciso tanta coisa, gaiolas tão grandes, aparas... Pensávamos que, bem, era um "animal fácil"... :lol: Se é que me percebes.
Mas é claro que sabiamos que quanco os animais estão doentes é preciso ir ao vet, mas como não sabiamos que iamos ter de comprar uma gaiola maior... e logo a seguir ir ao vet... sabemos que estas coisas podem ser inesperadas, por exemplo, um cão que a minha mãe já teve foi atropelado e ela teve de o levar a fazer imensas cirugias para ficar melhor e ele acabou por ficar sem uma pata. Depois morreu de velhice.
Espero então a resposta do miklos (se for necessário corrigir a Silly :lol: )
Bjx*Mary*
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quinta set 06, 2007 12:09 am

Olá,

Sem ver ao vivo é quase impossivel dizer, e mesmo vendo por vezes falha-se nas dicas. Isto foi só uma coisa que agora reparás-te e nunca tinhas visto antes ou tens a certeza que ele tinha pêlo nessas zonas? Se tinha pêlo e se é na parte de dentro podem ser ácaros, normalmente aparecerem na zona das virilhas é comum, mas se for mais abaixo aí já pode ser um fungo, mas também pode não ser nada e estares a fazer confusão.

No caso do fungo nessa zona pode ser combatido com uma simples pomada para uso humano. Se forem acaros aí já terá que levar injecções dadas pelo veterinário para passar.

Quando falavas por exemplo na zona por baixo das patas, ou seja, na planta da pata, aí não há pêlos de certeza e anormal era ele ter pêlos aí.

Se forem ácaros ou fungos as peladas irão se agravar e só mesmo o veterinário poderá resolver o problema. Se se agravar tens de ir mesmo ao veterinário, nestes dias o melhor é estar com a atenção a ele para ver como evolui a situação. Mas se calhar podias telefonar tu ou a tua mãe a um e já ficavam mais esclarecidas.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

quinta set 06, 2007 12:46 am

Mary, e se passasses no vet com o menino só para ele olhar para ele e dizer-te se era melhor mesmo qa consulta?

Eu fiz isso com os meus 8 (na altura). Só levei a Inca e os bebés mesmo a uma consulta. De resto, foram visto com a vet e euzinha, sentadas na sala de espera. :lol: Ela ainda me ensinou lá umas coisas interessantes e também a ver quando eles estão magros. :wink: E chegou a receitar-me umas vitaminas...
Claro que é a vet dos meus meninos todos há imenso tempo e a amizade começa a criar-se... Ou então sou eu que tive sorte com esta vet. (Sim, porque eu nunca gostei muito destes médicos. Razões que só eu sei). 8)

Espero que tudo se resolva pelo melhor. :wink:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
marybary
Membro Veterano

quinta set 06, 2007 4:45 pm

Miklos, eu só reparei há uns tempos.. nunca me tinha concentrado nessa zona em especial, ou seja não sei se tinha pêlos ou não.
Telefonar era uma óptima ideia, mas acho que não vou conseguir transmitir ao veterinario aquilo que ele tem, só visto ao vivo...
Ninoquinha, mandei pm.
Eu vou estar atenta. Vamos ver o que se vai passando.
Bjx*Mary*
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”