Posso ser criador de porquinhos?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
warl1ke
Membro
Registado: quinta jul 17, 2008 12:50 pm

quarta ago 20, 2008 9:25 pm

Olá!
Alguem me sabe ajudar?

Adoro porquinhos e ja me informei bastante sobre praticamente tudo!
Gostava de ser criador, mas não sei se posso!

O que é preciso?
Quais as condições?

Obrigado

P.S. Tenho andado a procura na net e ja perguntei a alguns criadores mas não me respondem!
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quarta ago 20, 2008 11:06 pm

Quem deseja fazer criação deve equacionar os seguintes problemas antes de acasalar dois animais :

1.- O que se quer ao certo? Existe uma grande diferença entre Criação e Reprodução de animais. A criação implica um objectivo, um estudo das caracteristicas das raças e um conhecimento minimo de genética de forma a se ter a certeza dos resutados das ninhadas. O objectivo da criação é sempre melhorar e apurar o que temos e produzir bébés saudáveis.

2.- Os custos. Normalmente são elevados, é um hobby que custa algum dinheiro e quem pensa que poderá ter algum lucro desengana-se.

3.-Terá que se ter tempo e paciência para tratar dos animais TODOS e TODOS os dias, pois não é a mesma coisa que ter 2 porquinhos.

Terá que se ter alguns conhecimentos como :

- Informar-se sobre o tempo de gestação.
- Qual a idade aconselhável para proceder à criação ?
- Embora seja subjectivo deve ser dado um tempo para a fêmea descansar e não acasalá-la logo a seguir ao desmame.
- A disponibilidade e condições que têm para oferecer, pois por exemplo uma porquinha grávida deverá se exercitar para não ficar demasiado gorda e evitar problemas no final da gravidez.
- Uma porquinha deve ficar separada do macho após o nascimento, por isso deve-se ter condições e gaiolas para isso.
- Tem que se saber antecipadamente qual a solução a dar aos filhotes e se a solução é vender ou dar poderá acontecer que ninguém esteja interessado e ter-se que ficar com eles. Isso deve ser equacionado. Por vezes os cruzamentos nem sempre resultam no que desejamos.

No fundo são muitos problemas a equacionar e deve-se pensar em tudo isto antes do facto consumado, ou seja os porquinhos já estarem na mesma gaiola e começarem a reproduzir-se.
warl1ke
Membro

quarta ago 20, 2008 11:36 pm

Tenho 1 casal de peruanos, 1 de shelties 1 de abissineos (os abissineos não são puros)!
Tenho 3mx3m disponiveis e divididos com vedações e gaiolas que pelo que me disseram e pelo tamanho das gaiolas que há dão para mais de 3 porquinhos!
Tenho dividido em 10 partes!

Cada parte tem 3 bebedouros de 600ml, uma mangeodura e 1 casinha grande!

A nivel das ultimas coisas que disses-te já estou informado!

E a ideia era mesmo criação! Sou contra a reprodução "em serie" (os animais não são objectos)

É preciso alguma licença para ser criador? E á lojas de revenda de produtos alimentares para criadores?

E já agora, linhagens não puras só mesmo para venda ou pet não é?

Obrigado
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quinta ago 21, 2008 10:44 am

Os Criadores têm de ter um numero minimo de animais. Ter um casal e juntá-los não é ser-se criador. Terias que ter pelo menos 8 a 10 animais de cada raça para se começar, pois senão deixas de poder fazer cruzamentos a não ser que cruzes sempre os mesmos o que não é muito saudável para as porquinhas fazerem muitas ninhadas.
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

segunda set 01, 2008 5:02 pm

Olá. :wink:

Podes mostrar-nos uma foto da tua gaiola? Só para eu ver como tens isso para tirar ideias. :D

Quanto ao resto... é cm o MIklos te disse.
Eu fiz o seguinte:
EStudei durante quase dois anos tudo o que encontrei na net e não só sobre porquinhos (em português e não só).
QUando achei que estava pronta para avançar...
Comprei os exemplares que quis... contactei uma associação (vou enviar-te pm) E associei-me.
Pensa bem nisso.
Não é só isto... O que vais fazer aos bebés que não venderes?
Tens espaço?
Podes levá-los ao vet quando estiverem doentes?

Boa sorte :wink:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
warl1ke
Membro

segunda set 01, 2008 10:53 pm

Ninoquinha Escreveu:Olá. :wink:

Podes mostrar-nos uma foto da tua gaiola? Só para eu ver como tens isso para tirar ideias. :D

Quanto ao resto... é cm o MIklos te disse.
Eu fiz o seguinte:
EStudei durante quase dois anos tudo o que encontrei na net e não só sobre porquinhos (em português e não só).
QUando achei que estava pronta para avançar...
Comprei os exemplares que quis... contactei uma associação (vou enviar-te pm) E associei-me.
Pensa bem nisso.
Não é só isto... O que vais fazer aos bebés que não venderes?
Tens espaço?
Podes levá-los ao vet quando estiverem doentes?

Boa sorte :wink:

Olá! Sim posso levalos ao vet
Espaço e coisa que não falta!
Achas que e melhor meter um macho ou 2 por gaiola? (elas tem espaço para 4 e com espaço, mas isso ja sera d mais)

Mal tire as fotos meto!

Caso não os consiga vender dou! (Arranjei uma loja que compra os porquinhos que não quero)
Caso não os queiram fico com eles e tenho mais cuidado para nascerem menos ninhadas!
Ninoquinha
Membro Veterano

segunda set 15, 2008 12:06 am

Eu fiz essas perguntas mas não era para responderes. Era apenas para pensares nisso. :wink:
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Ninoquinha
Membro Veterano

segunda set 15, 2008 12:15 am

Quanto ao número de porcos...

Se dá para 4... 2 é um bom número.
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”