Sou nova aqui neste fórum e vinha pedir a opinião de membros com mais experiência, quer sejam criadores, quer sejam proprietários de longa data, sobre a escolha de porquinhos tendo em conta o temperamento geral da raça.
Há algum tempo que a minha filha "baba" pelos hamsters soviéticos da minha irmã e queria um para bichinho de estimação, mas eu cá sou mais apologista do porquinho-da-índia, até porque já tive 2 e dou especial preferência a estes últimos por múltiplas e variadas razões, e lá a convenci (e à minha irmã que vai ajudar a financiar os custos) a ter 2 porquinhos.
Tenho pesquisado muito sobre os porquinhos e suas características e cuidados, já mandei mails ao Sr. Rui para melhores esclarecimentos, já decidi o criador, já ando a sondar preços para todo o material que tenho de comprar e já ando a "cuscar" um bom veterinário de exóticos o mais perto possível da zona onde moro. Acho que melhor era impossível!!!

Mas como ainda tenho algum tempo até perto do Natal, gostaria de pedir a vossa opinião sobre qual será/serão as raças mais adequadas a crianças, mais meigas e sociáveis. Pelo que tenho lido (e escutado por parte de alguns donos de porquinhos de raça que conheço) apercebi-me que por exemplo o abissínio é uma raça um pouco mais temperamental e os Rex e CH-Teddy mais sociáveis e calmos.
É que eu vou fazer o melhor possível por criar bom ambiente e "mimar" as minhas porquinhas, mas como vão ser oficialmente as porquinhas da Madalena, que tem apenas 4 anos, e ela vai gostar de poder brincar e conviver com elas, e como todos já sabemos como são crianças pequenas por muito habituadas que estejam a animais, gostaria de ter porquinhas pertencentes a raças com características mais adaptadas à minha situação.
Espero a partir de agora vir aqui muito mais vezes para ir aprendendo mais e mais sobre os porquinhos, e quando as minhas estiverem cá em casa, apresentá-las-ei! Ainda nem decidi quais serão e já sou uma dona babadíssima!

Ana