Algumas dúvidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

sábado out 11, 2003 6:58 pm

Oi!

Adquiri hoje um porquinho da índia e surgiram-me algumas dúvidas. :oops:

Como o tempo começa a ficar mais frio tenho um pouco de medo que ele sinta frio, devo colocar alguma espécie de ninho para ele se aquecer? Se sim, que material me aconselham?

Deve-se desparasitar o porquinho?

Acho que por agora é tudo. Se calhar depois irão surgir outras!! :D

Obrigada!
Sara
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sábado out 11, 2003 11:05 pm

Olá Sara ;)
A familia ai em casa também não pára de crescer ;)
Em relação à cama para os porquinhos... Eles gostam de se esconder... uma caminha de madeira ou de pvc é um bom esconderijo... Mas acabam por se tornar ainda mais tímidos assim. :?
É muito importante os porquinhos não estarem sujeitos a correntes de ar... Mas isso tu já sabes por causa dos coelhos ;)
Poderias experimentar uma cama de tecido ou assim... mas já me disseram que eles podem comer o tecido :|
Os meus dormem numa cama de feno... Vão mordiscando enquanto adormecem e adoram :lol: Além disso, dormem muito quentinhos :)
Um abraço,
Moya
sararp
Membro Veterano

domingo out 12, 2003 12:54 am

Oi!

POis é, esta família animal está sempre a aumentar!! :oops: :oops:

Muito obrigada pela tua resposta!
Estive a pesquisar em vários sites e não encontrei nada que me ajudasse. Isso de eles comerem o tecido já eu tinha pensado... o facto de eles se tornarem mais timidos por se esconderem também é um problema porque ele é tão timido e tão medricas! Mas faz-me confusão ele não ter um sítio quentinho só para ele porque ele é tão pequenino!
Se calhar vou procurar uma daquelas casa de madeira que às vezes se vendem nas lojas de animais.

Quanto à desparasitação, costumas desparasitar os teus porquinhos? Costumas levá-los ao vet para algum tipo de vacinação? A vet dos meus coelhos disse que não se vacinavam os porquinhos.

Mais uma vez bigadão!!! ;)
Moya
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 13, 2003 12:00 am

Olá Sara, :lol:
Se não quiseres pôr uma casinha de madeira, até mesmo uma caixinha de cartão serve perfeitamente :)
Tal como o vet disse, eles não precisam de ser vacinados e nem desparasitados interiormente... Mas é necessário ter cuidado com o feno, ás vezes traz bichinhos... Nunca me aconteceu mas conheço vários casos em que sim.... Mas tú já sabes isso pelos coelhos :)
Um abraço,
Moya
sararp
Membro Veterano

quarta out 15, 2003 6:45 pm

Isso do feno já várias pessoas se queixaram mas por acaso o feno que costumo comprar nunca vi nenhum bicho.
Eu tive um outro porquinho da índia e desparasitei-o interiormente, como ele estava com o coelho... pensei que devia desparasitar. Tenho de perguntar isso à vet.

Estou com um grande problema com este porquinho... ele não come quase nada... não toca na cenoura nem na couve, dá apenas umas mordidelas em espinafres, come pouquinha ração... a única coisa que come bem é o feno e a alfafa. Que estranho.... todos os porquinhos que conheço são comilões... não sei o que se passa com este :( :( .
A cenoura faz-lhe muita falta por causa da vitamina c.... aceito sugestões! :?
Se calhar vou-lhe dar umas vitaminas... não sei o que hei-de fazer...
heartzinha
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta out 16, 2003 8:59 am

Olá Sarap,

Quanto ao seu porquinho não comer muito, não tem que se preocupar para já.
Vejo que o tem há pelo menos 4 dias. Verifique se está mais magro ou permanece com o mesmo peso...
Quando os porquinhos ficam doentes também se nota logo no pelo. Ficam tipo arrepiados e sem brilho na pelagem.
E depois a alimentação que se dá ao porquinho no inicio da sua vida é a alimentação que o marcará...
Ele devia ter à disposição feno e alfafa em detrimento dos outros alimentos.
Continue a dar ao porquinho todos os alimentos (trocando com regularidade) para ele "abrir a tripa" mas sempre atenta a qualquer alteração do animal!
Rochamar
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 2:30 pm

quinta out 16, 2003 12:07 pm

Comprei um porquinho há uma semana. É bem pequenino mas tem bastante apetite. Apesar de ser dócil quando o pego ao colo, na gaiola refugia-se dentro da casinha de madeira. A partir de ontem, já começou a mostrar-se um pouco – para que os porquinhos-da-Índia se tornem sociáveis, é preciso dar-lhes muito mimo; o resultado é compensador e, por vezes, surge de repente.
Este meu porquinho, ainda desconfiado, come às escondidas. Só não consegue esperar que eu me retire quando lhe ponho leite de gato (penso que foi desmamado demasiado cedo e tento compensar com leite de gato e leite de soja diluído em água – isto é errado, Moya? :? ), que ele adora. Nessas ocasiões, parece um detective de desenhos animados, aos pulinhos. :lol: :lol: :lol:
Como fontes de vitamina C, dou-lhe bróculos, couve-flor, salsa, dente-de-leão (Sara, julgo que não há porquinho que resista às folhas de dente-de-leão ;) ). De citrinos, não gosta muito; mas há outros que gostam. Por vezes coloco na tigela da ração um comprimido de vitamina C, que mandei buscar à Petlife International, em Londres. A Petlife vende produtos da americana Oxbow Hay Company (encomendando à América, os produtos ficam caríssimos porque tem-se de pagar à Alfândega). Aqui ficam, para o caso de estarem interessados, os endereços das páginas da Oxbow e da Petlife:
http://www.oxbowhay.com/
http://www.vetbed-uk.demon.co.uk/
Beijinhos.
Marta
Moya
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 16, 2003 11:37 pm

Olá :D
Boas escolhas Marta!... Espero que as minhas futuras ninhadas venham a ter donos tão carinhosos e atenciosos.
Os meus porquinhos adoram laranjas... Habituei-os desde muito cedo e todos os dias comem um tabuleiro cheio de legumes e frutas que vêm completar a ração e o feno.
Se vejo algum mais "caído" dou-lhe umas vitaminas de bebé... Protovit... Ajudam imenso.
Essas tablets de que falas são optimas, é uma optima solução... Alguns porquinhos são terriveis para comer legumes ou fruta.
Um abraço,
Rita
sararp
Membro Veterano

quinta out 16, 2003 11:52 pm

Oi!

Obrigada pelas dicas!
Devo então continuar a dar-lhe de tudo para ver se ele se interessa, não é?

Uma pergunta (se calhar um bocado estúpida!), onde posso arranjar dente de leão? No supermercado? Nem sei bem o que é e quero experimentar.

Quanto às vitaminas, posso misturar um pouco de animastrath na água? Com os coelhos costuma resultar... posso experimentar com o porquinho? Mal não lhe deve fazer, digo eu!

Laranja ele detesta, foge a sete pés!! Come muito feno e alfafa! Ao menos isso!!

Obrigada!
Sara
Moya
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 17, 2003 12:17 am

Olá Sara,
Dentes-de-leão acho que só mesmo no campo... Mas a Marta é capaz de saber :?
Quanto ao animastrath... sinceramente não sei... Era um produto muito bom há 15 anos, mas dentro do que ouvi e com todos os avanços que temos tido, parece-me que podes encontrar melhor ;)
Entre o animastrath e o protovit, prefiro mil vezes o protovit... Mas lá está: "cada cabeça, sua sentença" ;)
Um abraço,
Moya
Rochamar
Membro

sexta out 17, 2003 9:47 am

Olá!

Sim, dente-de-leão (taraxacum, dandelion) é uma planta que nasce espontaneamente. No terreno à volta da minha casa há muito – só depois de saber que é o petisco preferido dos porquinhos-da-Índia é que comecei a reparar; se me tivessem perguntado antes, teria dito que não havia. Além disso, tem múltiplas aplicações para os humanos, como podem ver aqui:
http://www.esmtc.pt/dleao/index.htm
http://www.roberg.com.br/TextoDenteDeLeao.htm
http://www.egregore.com/herbs/dandelion.html
http://www.maleny.net.au/mp/plant/dandelion.html
http://www.viable-herbal.com/singles/herbs/s215.htm
http://www.enciclopediapopular.com.br/s ... u0018a.htm
Sara: podes tentar arranjar uns pés e plantá-los em vasos; assim, terás comidinha fresca sempre à mão. Não tendo a planta, julgo que se pode dar seca: deve haver nas ervanárias. Eu, às vezes, até dou aos meus coelhos e porquinhos-da-Índia erva-de-São-Roberto (indicada para prevenir o cancro), que compro no supermercado… Eles comem.
Já bebi café de dente-de-leão. É óptimo!
Moya: eu queria muito ser dona de meninos das tuas futuras ninhadas. A minha história com porquinhos-da-Índia tem sido muito triste e trabalhosa (mortes, doenças), mas acho que não vou desistir. Adoro os seus focinhitos. A propósito, se ainda não conheces, apresento-te Peter Gurney, um verdadeiro guru desta espécie:
http://web.onetel.net.uk/~petergurney/
http://www.oginet.com/pgurney/index.html

Beijinhos.
Marta
Moya
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 17, 2003 11:30 am

Olá Marta :)
Conheço o Peter sim... foi um dos muitos criadores que contactei para importar porquinhos... Mas para já é impensável traze-los do Reino Unido... Talvez para o ano... Ir lá busca-los de carro :?
Agora estou mais concentrada nos que vou buscar a Madrid daqui a 2 semanas e naqueles que conto vir a trazer da Flórida dentro 3 meses.
E claro, acima de tudo nos que já tenho cá em casa ;)
Tenho 4 fêmeas grávidas e mais 4 que ainda não tenho a certeza, as restantes também devem ficar em breve... Por isso, teremos de ver o que acontece ;) Não gosto de contar com bebés antes de eles nascerem e quase de certeza que eu propria vou querer ficar com alguns... Veremos ;)
Um abraço,
Rita
Rochamar
Membro

sexta out 17, 2003 1:42 pm

Olá, Rita :D

Tu não páras :o :!:
A Xanda tem razão em tudo o que diz a teu respeito :D ;)
E a tua casa, com todos esses bichinhos, deve ser o lugar mais fantástico à face da terra :!: :!: :!:

Beijinhos.
Marta
Moya
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 17, 2003 9:11 pm

:oops: :oops: :oops: :oops: Marta, não faço ideia de que estás a falar ;)
Mas hoje fui buscar dente-de-leão a uma ervanária e eles adoram... Obrigada Marta ;)
Também fui falar com uma cabeleireira por causa da Cruella... Mas isso vai ser uma surpresa ;)
Um abraço,
Rita
Rochamar
Membro

segunda out 20, 2003 2:29 pm

Olá, Rita! )

A Cruela vai ter um novo look? 8) Depois mostra-nos.
Quando ao dente-de-leão, um dia destes a Barbie e eu levamos, para ti e para a Sara, umas folhinhas frescas ;) . Era bom, era... ;)

Beijinhos.
Marta
Última edição por Rochamar em segunda out 27, 2003 5:59 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”