cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
maki
Registado: sábado mai 17, 2003 6:15 pm

terça nov 04, 2003 9:23 pm

eu tenho uma porquinha da india e gostava de saber a partir de k idade ela vai ter o cio???
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

terça nov 04, 2003 11:46 pm

Olá Maki,
A idade ideal para cruzar uma fêmea será a partir dos 4, 5 meses e até um limite de 7 meses... Eu a partir dessa idade já não cruzo as minhas fêmeas uma vez que já é arriscado...
As porquinhas têm uma caracteristica muito delicada que é o facto de o pélvis a partir de uma certa idade "endurecer" e depois não permitir às fêmeas ter os bebés e podem morrer durante o parto.
Alguns criadores defendem que elas podem cruzar até aos 8 meses, outros até um ano... Eu não arrisco, gosto demasiado das minhas gordinhas ;)
Qualquer dúvida, é só dizeres.
Cumprimentos,
Moya
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

domingo mar 28, 2004 11:20 pm

Mas como é que elas manifestam o cio? Vou ter duas porquinhas pela primeira vez, estou ansiosa à espera que venham cá para casa :lol:
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

segunda mar 29, 2004 6:14 pm

Eu não tenho muita experiência com fêmeas mas penso que não se deve olhar para um porquinho como um cão ou gato, no que toca ao cio. As fêmeas, a partir da idade que a Moya disse, ficam aptas a reproduzir-se de um modo "contínuo" (espero não estar a dizer nenhuma asneira). Se engravidarem, assim que têm as crias, ficam imediatamente férteis (pelo que se deve separá-las do macho uns tempinhos antes). Claro que nem todas as porquinhas engravidam continuamente, mas de qualquer forma também não estou de acordo com juntar-se um casal para viverem sempre juntos e estarem sempre a criar. As gravidezes nestes animais nem sempre correm bem (e a Rochamar bem pode dizer!) e deve ter-se muito cuidado! Especialmente, nunca reproduzir só por isso! Se não houver boas casas à espera dos bebés, NÃO VALE A PENA!!!
Mas dizes que vais ter duas meninas. O que vais notar é que elas podem subir para as costas uma da outra, numa atitude um bocado "homossexual" ;) o que é normal.

Bem, acho que já me perdi um bocadinho!!!
Espero ter ajudado...
Jinhos, Joana

P.S.: E depois dá notícias delas!!! :lol:
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

quarta abr 07, 2004 9:40 pm

Ah... ;) então é por isso que sobem de vez em quando para as costas uma da outra...já percebi :D
Obrigado
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”