Morte misteriosa...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

quinta nov 13, 2003 12:20 am

Boa noite a todos!
Só agora é que ganhei coragem para vir perguntar e perceber o que correu mal no tratamento que dava á minha porquinha da India oops, já passaram mais ou menos 10 anos que ela morreu tinham-ma dado num Verão quando era uma criancinha, muito bonita e muita arisca, chamava-se Dalila.
Na altura não tinha net e nem computador em casa e o homem que me deu a porquinha da India, nem me deu qualquer intrução como deveria tratá-la, por isso ponho também a culpa nele!
Mas isso já não me interessa, hoje tenho um coelho anão e um collie que são a alegria cá da casa.
Agora vamos ao assunto em si, a porquinha vivia dentro de uma canastra de plástico daquelas das batatas, forrada com jornais, esses que eram mudados todos os dias, por cima tinha uma tábua a tapar para que não houvesse azar, pensava eu que não haveria... Ela estava todo o dia e toda a noite no terraço cá nessa altura o Verão as noites eram quentes, ela comia alfaces, couves se me recordo cascas de cenouras não me lembro, já muito bem do que ela comia, mas sei que nessa altura não sabia que havia comida própria há venda para porquinhos da India, e claro água numa tigelinha de barro.
Chegou o Inverno, e com ele o frio e as geadas, mas elas parecia-me inabalável, quando um dia de manhã antes de ir para a escola quando a vou ver vejo-a morta de lado, e o mais estranho disto tudo é que tinha a barriga verde, e as fezes pareciam-me normais.
E depois passados alguns anos quando tive a net, comecei a pesquisar sobre os porquinhos da India e descobri que eles são vulneráveis ao frio, terá sido da comida, ou não são assim tão vulneráveis, é que cá quando faz frio faz frio a valer, até os vidros dos carros congelam.
Agredecia que me ajudassem, para que a próxima vez que tiver outro porquinho da India não cometer o mesmo erro.
heartzinha
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta nov 13, 2003 10:41 am

Olá Odemirense,

Que posso dizer além de que a sua porquinha mesmo assim foi uma lutadora :!: :?:
As condições onde a tinha, tanto a canastra como tê-la ao ar livre estavam desadequadas!
Relativamente à comida, se só dava o que aqui colocou, também era muito deficiente!
Aconselho vivamente a pesquisar e informar-se muito antes de optar por ter outro porquinho na sua vida :!: :?

Cumprimentos
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

quinta nov 13, 2003 12:40 pm

Olá!
Por acaso foi o que fiz quando acabei de escrever a triste história da minha porquinha da India, aliás fui reinsvestigar outra vez, mas desta vez fui mais "atebto", e por fim achei... era o que eu desconfiava... Exesso de alface, aliás era o prato predominante da Dalila.
Quando li o artigo que dizia para moderarmos na alface ou então não darmos porque provocava diarreia ou até mesmo morte, é que tudo ficou a fazer sentido, o pelo verde...

Por isso quem não souber deixo aqui um aviso

NÃO DÊM EM DEMASIA ALFACE OU ENTÃO NÃO DÊEM NENHUMA, PORQUE PROVOCA DIARREIA ATÉ MESMO MORTE
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

domingo dez 07, 2003 11:46 pm

Lamento a morte da Dalila, eu própria perdi a minha Beloca há duas semanas, mas por razões bem diferentes.
Quanto à alface, tenho a dizer que a dou em abundância e nunca tive problemas. As couves sim, em excesso causam diarreia (sei-o por experiência própria). O que estabiliza o tracto intestinal é a ingestão de feno, que é a alimentação base dos porquinhos.
A alface é uma goluseima, tem poucos nutrientes, mas não é por causa dela que a sua Dalila morreu. Talvez a falta de feno, mas mais certamente o frio.

Como se diz, "vivendo e aprendendo". Eu também aprendi muito com a morte da minha Beloca, com a gravidez da minha Teca, que teve hoje 4 crias muito fofinhas. Em Janeiro estão prontas para seem adoptadas. Se quiser, encontramo-nos a meio do caminho, pois costumo ir passar fins de semana à Praia da Galé!
salsichada
Membro
Registado: sábado mai 10, 2003 5:27 pm

sábado jan 10, 2004 2:12 pm

A culpa foi tua porque devias ter-te preocpado em saber como tratar dele.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça jan 20, 2004 5:55 pm

A Alface é altamente diurética, logo pode provocar diarreia ;)
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”