Piriquita com as penas eriçadas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
julie
Membro Júnior
Registado: terça abr 22, 2003 11:11 am

quinta ago 12, 2004 10:55 am

Tenho uma piriquita cuja idade desconheço, mas que está comigo há pelo menos 4 anos. Ultimamente tenho notado que está menos activa, dorme bastante e por vezes aparece deitada no chão da gaiola. As suas penas parecem um pouco eriçadas e o seu corpo um pouco encolhido. No entanto, alimenta-se bem e o seu aspecto de resto é normal. Podem ajudar com algum conselho ?
Julie.
Bruxinha1981
Membro Veterano
Registado: quinta mai 20, 2004 8:46 am

segunda ago 16, 2004 11:32 am

Consulta um veterinário ;)
peteralien
Membro
Registado: sexta jul 30, 2004 10:59 pm
Localização: Periquitos, Peixes Tropicais (água doce), 1 casal de Rolas de estimação com 20 anos :)

terça ago 17, 2004 12:25 pm

Ela tem o ventre ou o ânús mais volumoso do que é costume ou apresenta algum durão no esterno ?

De que cor são as fezes ?

E está constipada ?

Que tipo de comida lhe estás a dar ?

Sem saber mais não posso dizer nada, excepto que o calor faz bem aos pássaros, por isso para já põe a gaiola num local que não seja frio e não a deixes apanhar correntes de ar (muito importante).
Lava-lhe bem os comedouros, e renova-lhe a água mais vezes.
julie
Membro Júnior

quarta ago 18, 2004 12:22 pm

Pior ela não está. Até me parece mais "animada". Não consigo perceber se ela está inchada, porque ela encolhe o corpo. Vou tentar "apalpar" para ver se detecto alguma anomalia. As fezes são normais.
A comida é a mesma de sempre que dou há anos e a todos os meus sete periquitos, por isso julgo que não terá problemas.
Quais os sintomas de uma constipação ?
peteralien
Membro
Localização: Periquitos, Peixes Tropicais (água doce), 1 casal de Rolas de estimação com 20 anos :)

segunda ago 23, 2004 10:50 am

Os sintomas: Os periquitos de tanto em tanto tempo espirram, ás vezes dá a sensação de que estão engasgados, e permanecem encolhidos e um pouco mortiços.

Nunca é bom as aves estarem constipadas.

Se isso acontecer é conveniente colocá-las pelo menos num local mais quentinho e sem correntes de ar.

No caso da tua periquita, se ela não estiver constipada, pode ter sido alguma perturbação intestinal, o que infelizmente é muito frequente nos periquitos.

Já agora pões areia no fundo da gaiola, ou Grit, é que os periquitos ao comerem areia ou grit, ajuda a macerar as sementes na moela.
Ás vezes eles também ficam com o papo dorido e/ou vomitam, devido á falta de areia ou Grit.
julie
Membro Júnior

segunda ago 23, 2004 5:50 pm

O chão da gaiola desta gaiola tem grades e não costumo por areia. Já na outra gaiola que tenho, por não ter grades no chão, ponho a areia. Achas que devia colocar areia num comedoro ?
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

segunda ago 23, 2004 8:23 pm

Podes e deves põr o grit no comedouro, mas penso que os blocos de cálcio e o osso de choco também têm essa função...
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
peteralien
Membro

quinta ago 26, 2004 4:17 pm

A areia também ajuda a que se consiga limpar melhor as gaiolas.

No caso da gaiola que não tem chão, podes em vez de dar areia, pôr num comedouro, Grit ou mesmo casca de ostra, ou então dar osso de choco ou daqueles cubinhos de cálcio que as lojas de animais vendem.
Responder

Voltar para “Periquito”