help piriquito despenado, oque faço?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
babibsilva
Membro Júnior
Registado: quarta set 29, 2004 4:05 am

quarta out 13, 2004 2:38 am

Ganhei um piriquito ja adulto de uma vizinha que mudou pra outra cidade, destes verdinhos silvestres, só que ele estava todo depenado, eu consegui fazê-lo ficar quase empenado só que começou a se depenar de novo, ele foi criado desd pequeno por ela, só que é arredio, não sei oque fazer pra ajuda-lo.
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

quarta out 13, 2004 7:29 pm

Olá

O facto do Periquito de encontrar depenado pode ter diversas causas.

Seria importante que nos pudesses dizer se é ele que se depena a si próprio ou se as penas caem naturalmente.

Os Papagaios têm por hábito arrancar as próprias penas e normalmente esta situação deve-se ao stress provocado por uma mudança de instalações, mudança de dono, o facto de estar habituado a companhia e de um momento para o outro ficar sozinho, enfim, qualquer situação que lhes cause stress pode ser um motivo para que isto aconteça.

Nos Periquitos não é normal acontecer esta situação, mas não é impossivel.
No entanto na origem do arranque de penas pode também estar uma infestação por ácaros ou poderá essa ave sofrer de muda francesa.

A muda francesa surge os Periquitos com alguma frequência e caracteriza-se por uma constante perda de penas da ave.

No entanto e como disse inicialmente, seria importante que nos desses mais informações acerca da situação.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
babibsilva
Membro Júnior
Registado: quarta set 29, 2004 4:05 am

quinta out 14, 2004 4:00 am

oi tudo bem. Obrigado por responder. Olha o meu piriquito arranca as pennas, elas não caem sozinhas, ja faz um ano que ele esta conosco mas ainda faz isto. Ja coloquei pedar de piriquito pra bicar, mas não adiantou.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta out 14, 2004 8:08 am

A minha periquita também arrancava as penas do peito.
De resto tinha comportamento absolutamente normal.

Andámos com ela em mais de um vet que nos propunham testes dispendiosos, morosos e sem garantias de espécie nenhuma.

Já não sabíamos o que fazer.

Como tinha lido aqui que uma das causas deste comportamento podia ser stress e ela tinha um companheiro há pouco tempo, passei a dar-lhe muito mais atenção, não fosse essa a causa.
O meu marido achava que era falta de verduras - também avançámos com um ataque de alfaces, etc, diáriamente.

A verdade é que passou e agora tem todas as peninhas.

Proponho que considere a hipótese de ser stress - mudança de dono, de ambiente - e que lhe dê mais atenção, habituando-o a si.
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

quinta out 14, 2004 11:32 am

Olá

Também estou de acrodo com a AISD, tudo aponta para que seja um problema de stress, talvez devido á mudança de dono ou até mesmo devido á mudança de instalações.

Não coloco de lado a hipótese de esta situação ser provocada por ácaros e que devido a isso a ave arranque as penas.

Pensando em ambas as situações aconselhava a fazer o seguinte:

Comprar um spray desparasitante externo, próprio para aves. Tanto quanto sei, existe um da Tabernil que pode ser aplicado directamente na ave sem qualquer efeito nocivo.

Quanto á situação de stress, a solução passará por dar mais atenção. Cuidado com as mudanças de alimentação, podem também ser um factor de stress, a forma como se acende ou apaga a luz pode causar na ave o mesmo efeito, enfim, um sem numero de situações podem levar a ave a sofrer de stress e nada garante que possa recuperar, mas tentar não custa.

Quanto à questão da luz, eu aconselhava a colocar um pano por cima da gaiola antes de apagar a luz, este pano dará ao mesmo tempo uma protecção para o caso da luz ser acesa repentinamente.

De qualquer modo se surgir mais alguma dúvida, diz-nos qualquer coisa e cá estaremos para tentar ajudar.

boa sorte
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quarta out 20, 2004 8:51 am

aisd Escreveu: avançámos com um ataque de alfaces
:lol: :lol: :lol:
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

domingo out 24, 2004 7:30 am

Tinha sido melhor um ataque de espinafres...A alface todos os dias pode causar diarreia.

Para a queda das penas, receito: melhoria da limpeza da gaiola ( se for ácaros ...), melhoria da alimentação ( ataque do espinafre!, e talvez ir ao vet ou loja de animais comprar um próbiótico ) e colocar-lhe osso de choco e casca de ostra (grit ). Pode ser um problema de falta de minerais.

arranja-lhe já agora uma passarinha...
D&atilde;o-se gerbos da Mong&oacute;lia. lilases, siameses...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo out 24, 2004 7:39 am

Tinha sido melhor um ataque de espinafres...A alface todos os dias pode causar diarreia.
Pois, tem toda a razão.
Eu tinha medo de usar outros vegetais - mas, devido á diarreia, também usei espinafres - porque não sei exactamente se fazem mal ou não.

Será que lhe posso dar folhas de couve e nabiça ?

Agradeço, antecipadamente, as respostas.
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

domingo out 24, 2004 8:25 am

já li por aí q couve e tomate não são aconselhados. Até já li q o abacate é venenoso...
Mas também já li o contrário...
Por isso eu uso uma certa moderação: dou verduras uma vez por semana.
Geralmente espinafre ou alface, mas já dei nabiças, couve branca, trigo germinado, rebentos de soja, etc.

ainda n tive nenhum caso de diarréia nos periquitos...o canário é q não pode abusar fica logo o excremento mais pastoso... :?
D&atilde;o-se gerbos da Mong&oacute;lia. lilases, siameses...
Responder

Voltar para “Periquito”