Rejeita os ovos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
HugoD
Mensagens: 9
Registado: quarta dez 15, 2004 3:02 pm

quinta jun 09, 2005 11:41 am

Boas, tenho um casal de periquitos que pela 3ª vez ela põe 5 a 6 ovos e quando chega por volta do dia 20 e qualquer coisa ela ou ele mas penso que seja ela tira os ovos todos do ninho e na verdade estão todos vazios.
As minhas perguntas e dúvidas são: será que existe algum produto para resolver a situação ou devo de trocar os casais...nem sei que fazer!
Estavam num viveiro com mandarins e nada depois foram para uma gaiola e aconteceu outra vez, 6 ovos!!!!
obrigado e boa continuação.
jpirikito
Membro Veterano
Mensagens: 263
Registado: sábado abr 09, 2005 4:52 pm
Localização: Piriquitos

quinta jun 09, 2005 6:31 pm

Pois, pode ser natural ela nao conseguir aquecer os ovos, também com este calor é o que se pode esperar...

... mas eu podia-te surgir uma dica:
Se tiveres mais um casal que nao esteja a reproduzir no momento, podes por pelo menos 2 ovos nesse proprio casal... isto é...

... como a actual periquita femea nao consegue aquecer os 5 ou 6ovos, podes sempre tirar a esta femea 2 ou 3 ovos para outro casal, é simples.

... Ou entao, talvez a femea nao tenha muita esperiencia.

... Ja agora tem posto vitaminas na época de reproduçao?? talvez ela nao consiga ter crias devido á falta de vitaminas

:D mas pode ser que haja mais opinioes!
va5zcu
Membro
Mensagens: 163
Registado: terça dez 23, 2003 3:47 pm

sábado jun 11, 2005 1:14 pm

ola...

as periquitas sabem reconhecer os ovos estragados e inferteis, e normalmente lançam nos para fora do ninho (ja tive uma periquita que fazia exatamente o mesmo que a tua, eu descobri posteriormente que ela estava muito desgastada (era o meu 1º casal e ja estavam na 5º ninhada consecutiva, o que é pessimo para a fêmea), parei a criação e dei vitaminas para eles... ela retomou o seu aspecto saudável mas nunca mais fiz criaçao com ela, ela apenas serve de companhia á minha mãe)

aconselho t a parares um pouco a criação (separendo os) pois a fêmea está a por muitos ovos e deve estar cansada... dá lhes uma vitaminas para voltarem á estabilidade e talvez passado um mês ou mês e meio volta a tentar.
até te aconselho outra coisa, (apenas de opnião) depois desse tempo arranja mais um casal (isto se tiveres possibilidade) e faz um swing nesse casal problemático, é que pode ser mesmo problema de fertilidade e assim podes tirar a duvida se um dos casais n procriar.

abraços e boa sorte
Vasco Gonçalves
Responder

Voltar para “Periquito”