Separar periquitos pequenos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
pirinick
Membro Júnior
Registado: quarta ago 17, 2005 1:58 pm

terça jan 24, 2006 10:39 am

Bom dia!

Alguém me sabe dizer quando é que se pode separar os periquitos pequenos dos pais, quanto tempo depois de sairem do ninho.
Já me disseram 2 semanas, mas como foi uma pessoa com pouca experiência com pássaros, gostaria de ter uma opinião de quem entenda realmente do assunto.

Um abraço!
nuno7987
Membro Júnior
Registado: terça jan 24, 2006 11:08 am

quarta jan 25, 2006 11:26 am

olha eu faço criaçao de piris a mt tempo....se ainda n sabes o processo de duraçao do bebe n ovo é de 17 dias.apos o nascimento leva cerca de um mes a adkirir a plumagem.dps varia de piri para piri.deves ter em atençao se ja saem do ninho e comem sozinhos, se for o caso separa-os pois a mae pode iniciar otra ninhada e para a proteger podera se tornar agressiva para os piris + velhos se bem k com o pai n haja esse perigo. o meu contacto é [email protected] kalker coisa contata-me.....
nuno7987
Membro Júnior
Registado: terça jan 24, 2006 11:08 am

quinta jan 26, 2006 10:35 am

o meu novo mail é [email protected]
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

quinta jan 26, 2006 7:49 pm

Boa noite!
Eu só separo os meus pequenos, quando a fêmea está a iniciar uma nova postura, ou seja quando está a colocar os ovos para uma nova "ninhada"...e tente também observar se os pequenos ja comem sozinhos, pois se são separados prematuramente dos progenitores e ainda não estão independente dos pais, a separação pode ser fatal...
Espero ter ajudado ;)
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
pirinick
Membro Júnior
Registado: quarta ago 17, 2005 1:58 pm

sexta jan 27, 2006 9:42 am

O problema é que apesar da fêmea ainda não ter iniciado outra postura, deixou de alimentar os periquitos mais velhos e um deles que por acaso até foi o 1º a sair do ninho (tem agora 45 dias de vida), não come sozinho e anda sempre atrás da mãe para ela lhe dar comer, mas ela não lhe dá de comer, antes pelo contrário é agressiva com ele. O periquito está muito magro e se não aprende a comer sozinho rapidamente acho que não irá sobreviver. :cry:
O irmão que até saiu muito mais tarde do ninho (tem agora 43 dias de vida) já come sozinho e até já está noutra gaiola junto com outros periquitos + ou - da mesma idade. Será que é cedo para separá-los já dos pais?
Peço desculpa se estou a ser muito chato, mas é a inexperiência!

Obrigado pela ajuda
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

sexta jan 27, 2006 12:34 pm

Eu acho que o melhor é começar a alimenta-lo á mão, pois senão poderá morrer :(
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
jomasigo
Membro
Registado: quinta set 02, 2004 8:05 pm

quarta fev 08, 2006 9:35 pm

Boas.
Eu nunca separo os piris novos mesmo que a mae tenha novos ovos no ninho, so os separo quando estes ja voam e comem sozinhos.
Responder

Voltar para “Periquito”