vi-o a cobri-la

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
PataPipa
Membro Júnior
Registado: domingo jul 16, 2006 2:57 pm

segunda jul 17, 2006 5:18 pm

Ola. A minha periquita já tem 3 ovinhos no seu ninho. No outro dia ao sair para ir comer o macho que a costuma proteger pos-se em cima dela cobrindo-a. Já sao 2 xs que vejo isto acontecer. Trata-se de um indicador de que os ovinhos estao galados ou mesmo assim podem nao ter filhotes? Já agora há problema de estarem na gaiola mais periquitos alem do casal? é que tenho lá 5 desde o inicio. . .
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

segunda jul 17, 2006 9:05 pm

O facto de eles acasalarem frequentemente não é indicador que os ovos estejam galados, pois os seus periquitos poderão ter algum problema de fertilidade (já tive um caso semelhante)!!! Mas só com muito azar isso acontecerá! Os meus periquitos também têm três ovinhos e continuam a acasalar! Mas se eles acasalam à partida irão nascer filhotes!
Quanto ao facto de tarem todos juntos tem que ter em consideração algumas situações: 1) o tamanho da gaiola onde tão inseridos; 2) A idade dos outros periquitos que se encontram juntos com o casal; 3) nº de casais a criar; 4)nº de ninhos existentes na gaiola!!!!

Se me puder responder aos pontos que lhe indiquei poderei ajudá-la melhor! ;)
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
PataPipa
Membro Júnior

terça jul 18, 2006 11:02 am

qto ao tamanho da gaiola é de 50cm por 90cm, penso ser suficientemente grd p eles estarem a vontade. qto aos periquutos q se encontram na gaiola p alem do casal sao 2 machos em idade adulta e uma femea novinha. Portanto só existe um casal a criar e o nº de ninhos inicialmente tinha 2 p a femea poder escolher, mas qd começou a por os ovos eu retirei o q ela n estava a usar p evitar q ela abandonasse os seus ovinhos e fosse p o ninho vazio.
PataPipa
Membro Júnior

terça jul 18, 2006 11:04 am

qto ao tamanho da gaiola é de 50cm por 90cm, penso ser suficientemente grd p eles estarem a vontade. qto aos periquutos q se encontram na gaiola p alem do casal sao 2 machos em idade adulta e uma femea novinha. Portanto só existe um casal a criar e o nº de ninhos inicialmente tinha 2 p a femea poder escolher, mas qd começou a por os ovos eu retirei o q ela n estava a usar p evitar q ela abandonasse os seus ovinhos e fosse p o ninho vazio.
crazyboy
Membro Veterano

terça jul 18, 2006 5:25 pm

Se os periqutios que tão juntos com o casal já são adultos terá que ter cuidado, pois eles podem partir os ovos ou matar os filhotes! Se eles tivessem também em casal e a criar não haveria esse risco pois eles estariam ocupados cos próprios filhos, sendo assim é arriscado! Tem que ter atenção ao comportamento desse periquitos face ao ninho e ao casal criador! Boa Sorte ;)
PataPipa
Membro Júnior

terça jul 18, 2006 9:46 pm

Mas acha que devo separa-los ou arrisco? Eu preferia que ficassem todos juntos. . .
Já agora posso ver se os ovos estao galados com uma lanterna ou isso pode prejudicar?
crazyboy
Membro Veterano

terça jul 18, 2006 11:01 pm

É assim você pode arriscar, mas teja consciente que corre o risco de a qualquer momento os outros periquitos atacarem os ovos ou os filhotes (dentro do ninho ou quando estes sairem cá para fora)!!! Você é que sabe se os mantem juntos ou separados!!!
Pode ver se os ovos tão galados, se quiser (penso que não prejudica, desde que a mãe não a veja a mexer nos ovos) mas acha mesmo necessário??? Porque não espera pelo dia do alegado nascimento (conte 18 dias desde o dia da postura do 1º ovo)??? Acho preferível!!!! Boa Sorte ;) :D
PataPipa
Membro Júnior

quarta jul 19, 2006 10:44 am

ok. Obrigado pelas informaçoes. Ajudou bastante. Bj
PataPipa
Membro Júnior

quarta jul 19, 2006 11:46 am

Ola outra vez. Surgiu-me agora outra questão tendo em conta o que me disse. . . acha então aconselhável eu comprar uma femea p fazer casais dentro da gaiola? Assim era menos provável os outros machos comerem os ovos da femea q esta em criação. . .
crazyboy
Membro Veterano

quarta jul 19, 2006 7:27 pm

Se todos os periquitos que tão na gaiola tiverem acasalados cas respectivas fêmea e tiverem todos os casais a criar raramente eles incomodarão os ovos/filhos dos outros casais (pode acontecer mas é mais raro!). Tem que ter em atenção vários aspectos na criação em colónia: A gaiola tem que ser muito espaçosa; Tem que haver sempre 1 ou 2 ninhos a mais que o n º de casais para evitar disputas de ninho; Os casais devem estar todos formados na altura em que coloca os ninhos! Para não haver disputas entre os machos para ficar com determinada fêmea! Visto que um dos seus casais já tá com ovos é mlhor não arranjar mais periquitos! Para criar em colónia é preferível que o periquitos já se conheçam todos na altura em que coloca os ninhos! Se tem um casla a criar e vai por mais periquitos lá na gaiola, em vez de atenuar os conflitos, pode aumentá-los! Boa sorteeee ;)
PataPipa
Membro Júnior

quarta jul 19, 2006 8:10 pm

Ok. Obrigado pelas dicas. Vou seguir o q disse. Bj
Responder

Voltar para “Periquito”