Ovo miniatura

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

sexta mar 02, 2007 12:02 pm

Olá.

Ontem cheguei a casa e a minha periquita tinha posto um ovo miniatura. É redondo e tão pequenino tão pequenino que nunca vi nada assim... De manhã percebi que ela ou tinha ovo ou tava a por, porque tava no ninho e quando eu tentei tocar-lhe escondeu-se lá dentro. Não sei se o tirou do ninho, se o pôs no chão...não estava partido e é transparente.

É normal isto acontecer?

Eu não fazia intenção de "ter" crias, mas nos últimos tempos e ela e o macho têm andado... "entusiasmados" e na segunda-feira tinha um ovo partido no chão. Então lá resolvi colocar o ninho...

Ela já teve crias por duas vezes. Acontece que de ambas as ninhadas, há sempre um ou outro ovo que acaba por não nascer. Outras vezes, põe apenas um ovo e parte-o imediatamente.
haverá alguma explicação para isto?

:?
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

domingo mar 04, 2007 1:41 pm

Boa tarde!
Em relação à questão se é normal ela por alguns ovos e não nascerem todos, é porque ou ela saiu do ninho varias vezes e não o aqueceu o suficiente e sendo assim ele não eclodiu como os outros, e ha outros factores que fazem as crias morrer dentro dos ovos....em relação a ela comer o ovo, é porque não estava galado e quando não estão mais tarde ou mais cedo eles comem-nos...
Isto é o que eu tenho lido e falo pelo que ja vi nos meus...espero te-lo ajudado :wink:
Sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
patbarbosa
Membro Veterano
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

segunda mar 05, 2007 9:40 am

Olá.

Obrigada pela resposta.

O facto da periquita comer os ovos que não vão nascer, eu compreendo.

O que achei estranho foi facto de nunca ter visto um ovo tão pequeno! Além de ser completamente redondo, é tão pequenino, que um chocolate M&M é maior! E o mais confuso para mim é que o ovo está perfeitamente formado, com casca dura, sem marcas, clarinho. Enfim, não fosse o tamanho, diria que era um ovo normal.

Entretanto, sábado tinha um ovo normal e não sai do ninho. Vamos lá ver se hoje quando chegar já tem mais algum...

:?
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

segunda mar 05, 2007 3:51 pm

Boa tarde!
O ovo pequenito pode ser que seja só inicialmente...se já pôs um normal não deve haver problema...agora aguarde que ela acabe a postura para ver se nascem pequenitos :D e já agora...dê-lhes papa de criação!
Boa sorte... :wink:
Sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
c_yoda
Membro Júnior
Registado: segunda jan 29, 2007 1:38 am

terça mar 06, 2007 8:29 pm

tens dado cálcio suficiente? os periquitos podem por ovos mais pequenos e frágeis devido à falta de cálcio. isso pode provocar graves problemas na postura, podendo haver retenção do ovo.
muitas vezes, as fêmeas acabam por comer os ovos também devido à necessidade de reposição dos níveis de cálcio.
patbarbosa
Membro Veterano

quarta mar 07, 2007 4:48 pm

Olá.

Tenho sempre disponivel na gaiola uma pedra de cálcio (uma por casal de periquitos)... será suficiente ou devo dar mais? Existe outro tipo de cálcio diferente que deva dar?

Ela continuou a postura sem problemas. Porém, como estava na mesma gaiola outro casal, tive de separá-los porque esta feriu a outra fêmea e partiram um ovo...queriam as duas o mesmo ninho... ou o mesmo "marido"...porque houve troca de casais...

Agora está tudo mais calmo :wink: vamos lá ver se nasce um verdinho lindo!!! (Pai amarelo, mãe verde)
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

quarta mar 07, 2007 6:35 pm

Pode e deve disponibilizar grit! Este para além de fornecer cálcio e outros sais minerais, ajuda à digestão das aves! Eu disponibilizo sempre grit às minhas aves, penso que é quase "indispensável"! :D
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
Budgerigarman
Membro
Registado: domingo mar 12, 2006 12:24 pm

quinta mar 08, 2007 2:43 am

Oi!
Os piris comerem os ovos, galados ou não, não é normal. Dás-lhes papa de cria? É importante, porque eles precisam sempre de proteina de origem animal, principalmente na época de criação. Os periquitos na natureza comem as sementes e os insectos que lá vivem. Quando lhes falta a proteina viram-se para as penas e para os próprios ovos.
A receita que dou aos meus é a seguinte:
Papa de cria ou de ovo, à qual junto 1 pouco de comida de tartarugas (aqueles camarõezinhos) triturada, e misturo.
Eles adoram, e nunca os vi a comer ovos.
Boa sorte!

quinta mar 08, 2007 9:36 am

Bom dia.

Sempre lhes dei papa de criação e eles nem tocam...não gostam de todo! Ultimamente tenho dado papa fortificante (de ovo) e de vez em quando lá vão comendo um bocadito, mas não com muita frequência.

E aos fins de semana têm sempre direito a um mimo: cenoura ou um daqueles sticks de fruta e mel...

Ela não come os ovos: tira do ninho e parte. O ovo fica rachado e a "clara" vai saindo para o fundo da gaiola.. mesmo quando nascem crias e fica um ovo sem nascer, ela não come...

Eu não disse que ela os comia...foi outro forista que referiu esse facto.

Então poderá ter sido por falta de alguma proteína que o primeiro ovo veio tão pequenino? Logo, vou ver se tiro uma foto e coloco aqui para vocês verem a miniatura.
Responder

Voltar para “Periquito”