como limpar os filhotes e o ninho? australiano

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
CypresSHiLL
Membro Júnior
Registado: terça mai 01, 2007 4:24 pm

terça mai 01, 2007 4:31 pm

bom dia, gostaria da dica de alguem q cria o periquito australiano, de como limpar o ninho e os filhotes, ja nasceram a mais ou menos uma semana e ateh agora naum abri o ninho nem pra ver como eles estao, a femea fica brava e naum sei como proceder nesse caso. Pelo q tive lendo, eh preciso limpar o ninho e os filhotes, mas naum sei como fazer isso, por favor, alguem da umas dicas, to com medo de eles ficarem doentes ou morrerem.
agradeço muito a atençao

obrigado

:wink:
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

terça mai 01, 2007 7:49 pm

Eu não costumo limpar o ninho quando as crias estão lá dentro! Limpo antes da postura e após a saída das crias do ninho, e nunca tive problemas! Quanto às vistorias ao ninho, faça-as quando a fêmea está lá fora e com toda a precaução (com calma e sem espalhafato) para não stressar a fêmea! :D
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
CypresSHiLL
Membro Júnior

terça mai 01, 2007 9:26 pm

crazyboy Escreveu:Eu não costumo limpar o ninho quando as crias estão lá dentro! Limpo antes da postura e após a saída das crias do ninho, e nunca tive problemas! Quanto às vistorias ao ninho, faça-as quando a fêmea está lá fora e com toda a precaução (com calma e sem espalhafato) para não stressar a fêmea! :D

obrigado pela atençao
a femea sempre ta dentro do ninho, raramente sai, e quando sai e alguem chega perto, ela entra de novo. teria como eu limpar tirando a femea de dentro, tirando o ninho pra fora da gaiola? e limpo eles com q? agua morna e um pano? o macho ta sempre la dentro tbem.

obrigado crazyboy
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

quinta mai 03, 2007 11:09 pm

Boas!
Como já foi dito, eu também só limpo antes da postura e depois de saírem as crias (devido à acumulação de dejectos e/ou ovos golos). As crias não precisam de ser limpas durante a permanência no ninho não precisa de as retirar para as limpar, só quando elas começarem a saír do ninho (+/- 1 mês de vidas) é que é necessário limpar o ninho e voltar a coloca-lo, isto se quiser que a fêmea inicie nova postura, se não remova o ninho e limpe-o na mesma que convém :P Ao saírem do ninho por vezes quando a ninhada é grande, ou seja tem um grande número de filhotes (tive um caso de 6), pode acontecer que estes tenham sujidade acumulada nas patas aí sim naturalmente que tem de se limpar.
Espero ter ajudado :)
Sara :wink:
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
CypresSHiLL
Membro Júnior

sexta mai 04, 2007 2:37 am

Vou deixar eles sairem de la primeiro pra depois mexer no ninho, a femea ta la dentro ainda, faz uns 2 dias q nasceu o ultimo (eu acho), mas parece q tem tanta "farinha" la dentro que eu penso q vai afogar eles, e ao mesmo tempo penso q pode ser pra aquecer os filhotes.

Muito obrigado sara, foi de muito ajuda sua opiniao

Rafael Galindo
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

sexta mai 04, 2007 7:27 pm

Olás!
Não se preoculpe com a tal coisa a que chama "farinha" isso é mesmo deles é mistura de bocadinhos de madeira do ninho com fezes é normal 8)
Sim espere que eles saiam do ninho e como lhedisse só depois verá se estão sujos ou assim senão não necessita de os incomodar :wink:
Espero ter ajudado e se precisar de mais alguma coisa é so dizer
Sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
Responder

Voltar para “Periquito”