Quando tempo demora a periquita a chocar um ovo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

lilin
Membro Veterano
Registado: quarta dez 13, 2006 9:30 am

quarta mar 14, 2007 4:05 pm

Olá!

Agora sou eu que ando aqui com umas duvidas...

A minha periquita anda a chocar um ovo há já pelo menos 2 semanas, o ovo está galado de certeza, porque anttes de ela o pôr os meus 2 periquitos andavam muitas vezes em sessões para maiores de 18 :lol: .

O que eu queria saber é quanto tempo demora a chocar o ovo até nascer um periquitozinho... :P
<p>Ainda ha caes felizes... :)</p>
tiloading
Membro Veterano
Registado: sábado jun 24, 2006 5:49 pm

quinta mar 15, 2007 2:18 pm

Olá!!! Tenho lido que demora cerca de 18dias (acho eu) por isso deve tar já ai.

Eles terem andado a "divertir-se" não significa que o ovo esteja galado, pois apesar de tudo, podem ter tido azar e não ter fecundado o ovo ou podem mesmo ser infertéis.

Mas não deve preocupar-se ainda com isso. O mais provável é que esteja quase.E não se preocupe, pois acho que se não tiver galado, a periquita trata dele (come-o).... :P :wink:

Cumps
lilin
Membro Veterano

quinta mar 15, 2007 2:35 pm

tiloading Escreveu:Olá!!! Tenho lido que demora cerca de 18dias (acho eu) por isso deve tar já ai.

Eles terem andado a "divertir-se" não significa que o ovo esteja galado, pois apesar de tudo, podem ter tido azar e não ter fecundado o ovo ou podem mesmo ser infertéis.

Mas não deve preocupar-se ainda com isso. O mais provável é que esteja quase.E não se preocupe, pois acho que se não tiver galado, a periquita trata dele (come-o).... :P :wink:

Cumps
Obrigado Tiloading!

Só mais uma questãozita.... disseram-me que não devo ser cusca e abrir a porta do ninho para ver o ovo, senão a periquita recusa o ovo. E eu pronto, tenho retido a minha curiosidade.... É verdade que isso pode acontecer?
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

quinta mar 15, 2007 8:06 pm

Claro que você pode ver o ovo, mas aconselho a fazê-lo apenas quando ela não estiver lá dentro e com alguma descrição, se fizer muito espalhafato, a periquita ficará desconfiada! :D
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
lilin
Membro Veterano

sexta mar 16, 2007 9:29 am

Obrigado Crazyboy e Tiloading pelos esclarecimentos. :lol: :wink:

Fiquem Bem!
tiloading
Membro Veterano
Registado: sábado jun 24, 2006 5:49 pm

sexta mar 16, 2007 3:28 pm

De nada!!!!
Tamos sempre cá!!!! :P :wink:
Attila_portugues
Membro Veterano
Registado: quarta mar 30, 2005 9:56 pm

sexta mar 16, 2007 9:53 pm

Boas :wink:
espero que esteja a correr tudo bem com o choco...
...a periquita só tem mesmo um ovo? :?
...é a 1ª postura?

é verdade que leva 18 dias a ecolodir ;)
mas, atenção que há periquitas e periquitas...umas n se importam com visitas aos ninho, outras, principalmete as novatas no assunto e/ou que ainda n se relacionam mt com o dono...podem regeitar...espero que não seja o caso :wink:

boa sorte :wink:

ha :D compra papa de ovo e calcio :wink: (isto se jainda não tiveres claro)
lilin
Membro Veterano

segunda mar 19, 2007 9:35 am

Obrigado pela dica!

Ainda não comprei a papa de ovo e cálcio.. não sabia. Mas vou comprar..

E não é a 1ªpostura, é para ai a 3ª. E só tem um ovo. Vamos ver o que sai dali..

Mais uma vez obrigado.
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

quinta mar 22, 2007 8:12 pm

Olá olá!
Só queria dizer que isso de ser novata não quer dizer que rejeite os ovos ou as crias quando espreitamos....eu normalmente não contenho a minha curiosidade e espreito quase todos os dias :lol: e nunca tive nenhum caso de rejeição. A altura que se deve evitar mais é quando são pequenitos estilo uma semana ou assim, porque depois maiores a fêmea até sai mais vezes e podemos ver à vontade...
Fica aqui a minha opinião :wink:
Boa sorte!! :D
Sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
CypresSHiLL
Membro Júnior
Registado: terça mai 01, 2007 4:24 pm

sexta mai 04, 2007 2:52 am

os meus filhotes eu estava pensando em retira-los do ninho para poder limpar, mas nossos amigos me falaram q naum se deve fazer isso antes de 30 dias, entaum vou confiar neles, nunca criei periquitos :p
minha periquita botou 4 ou 5 ovos, naum sei ao certo
taum todos de pé
:D
abraços
lilin
Membro Veterano

terça mai 22, 2007 2:06 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: Olá Amigos!

Trago novidades. Pois, quando abri este tópico, foi a primeira postura da periquita não deu em nada...

Mas depois...... A minha periquita pôs mais 4 ovos, que eu pensei que não ia dar em nada também, mas este fim de semana tive uma surpresa: eles começaram a nascer, ontem já lá tinha 2 bebés, falta os outros 2 ovos.

Já percebi que tenho que conter a minha curiosidade, porque a periquita os pode recusar, mas tenho uma dúvida...

Ontem o periquito estava dentro do ninho também com a mamã. É normal?

É que fiquei com um bocado de medo que o macho se passe...
crazyboy
Membro Veterano

terça mai 22, 2007 2:14 pm

É normal... Os machos também alimentam os filhos e dão uma ajuda preciosa às fêmeas... Há machos agressivos mas geralmente esses comem ou partem os ovos antes destes eclodirem, portanto se o seu macho não o fez, é porque será à partida um bom pai! :wink:
lilin
Membro Veterano

terça mai 22, 2007 2:21 pm

Obrigado Crazyboy!

É que estou mesmo a torcer para que a coisa corra bem! :wink:
Slug
Membro Júnior
Registado: segunda jul 02, 2007 11:31 pm

segunda jul 02, 2007 11:47 pm

Bem pessoal é assim a minha periquita tem 2 ovos e o macho parece que não os quer, ja tirou um de lá do ninho e acho que se prepara pa tirar o outro, será que ao tirar o macho da gaiola ela fica bem ??

:roll:
crazyboy
Membro Veterano

terça jul 03, 2007 10:32 am

Bem poderão ser vários os motivos que levam o macho a adoptar esse comportamento.
:arrow: Haver bastante "confusão" ou agitação perto da gaiola e do ninho;

:arrow: Possíveis excessivas e atribuladas vistorias ao ninho que poderão perturbar o macho e claro, a fêmea também;

:arrow: Os ovos não serem desse macho (por vezes ocorre situações de fuga ou morte do macho, que é substituído por outro e depois quando a fêmea inicia a postura e esta não foi fecundada pelo novo macho, este provavelmente não aceitará os "enteados")

:arrow: O próprio macho não ser um bom progenitor e ser de carácter agressivo.

O meu conselho é que veja bem todos os passos, se realmente a gaiola está num local calmo e sereno, se as suas vistorias a ninho não são demasiado frequentes e "espalhafatosas", se não ocorreu aquela situação de troca de macho e também saber se os periquitos acasalaram ou não. Se todas estas situações tiverem ok e o macho continuar com o comportamente observado, ou o retira das criações, substituindo-o por outro macho, ou separa-o da fêmea após o acasalamento, deixando-a sozinha a cuidar dos ovos/filhos, algo que será sem dúvida mais cmplicado para ela (o macho faz muita falta), mas ela se for bom mãe, fá-lo-à sem grandes problemas :D

Já agra diga-me uma coisa, como é o comportamento do macho face à fêmea (é agressivo, indiferente, meigo, "obcecado"?). Claro que este obcecado é no bom sentido e relacionado com aqueles machos que estão sempre a dar beijos às fêmeas, a alimentá-las, sempre com elas e a tentar garantir a sua segurança!

Alarguei-me um pouco na escrita :P
Responder

Voltar para “Periquito”