Duvidas sobre cores de periquitos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
pintassilgo
Membro Júnior
Registado: domingo jan 09, 2005 6:19 pm

domingo jul 08, 2007 11:36 pm

-Boas,vou comprar um casal de periquitos para criar,mas antes de o fazer gostava que algum de vós me ajude.As minhas duvidas são as seguintes:

-Gosto bastante dos azuis ,mas existem o azul forte e o azul celeste,desta união de que cor serão os filhos.
-Os malhados conseguem-se com o cruzamento de pais malhados ou não?
-Gostava tambem que me dessem outras sugestões já que alguns de vós tem com certeza experiencias bastante interessantes. :o
Se alguem tiver algum casal interessante que queira vender estou interessado.Sou do PORTO.

DESCULPEM O TESTAMENTO E OBRIGADO
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

domingo jul 08, 2007 11:45 pm

Honestamente, não percebo muito de genética, mas sei dizer que a cor dos filhos é determinada a partir de muitos factores, nomeadamente a cor dos pais, avós, etc.

Pessoalmente as aves que mais aprecio são sem dúvida as albinas e lutinas (totalmente brancas e amarelas, respectivamente, com olhos vermelhos). Mas isso faz parte do meu gosto pessoal! :wink:
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
ig22565
Registado: domingo mai 21, 2006 1:05 pm

terça jul 17, 2007 9:12 am

Pelo que tenho aprendido ao longo dos anos como pequeno criador de piris é o seguinte:
(se estiver enganado alguem que diga)

Existem 2 conjuntos de cores que sao originados conforme 2 genes que cada piri possui:

- Piris verdes e/ou amarelos
- Piris azuis e/ou brancos

Os primeiros se cruzarem entre eles podem ter filhotes de todas as cores.
Os segundos se cruzarem entre eles so podem ter filhos azuis ou brancos.

Se cruzarem um piri do primeiro conjunto com um do segundo, podem nascer verdes/amarelos e azuis/brancos... ou APENAS verdes/amarelos, é uma situação que apenas se sabe depois desses periquitos acasalarem...

Em termos de genética também se podem fazer algumas contas, mas sobre isso já escrevi aqui no forum.

Boa sorte
tiloading
Membro Veterano
Registado: sábado jun 24, 2006 5:49 pm

sábado jul 28, 2007 10:42 pm

Quando falou em malhados esteva a referir-se aos malhados recessivos?
Como os dos meus petsites?
Imagem

Imagem

pode ver mais fotos lá...

Estes são os malhados recessivos, os periquitos "normais" com a renda preta nas asas são os malhados dominates.

Se for aos malhados recessivos que se refere, aqui estão mais informações.

Cumps
Responder

Voltar para “Periquito”