onde comprar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

peteralien
Membro
Registado: sexta jul 30, 2004 10:59 pm
Localização: Periquitos, Peixes Tropicais (água doce), 1 casal de Rolas de estimação com 20 anos :)

segunda ago 23, 2004 12:15 pm

Eu apenas estou estupefacto é por não conseguires encontrar periquitos australianos nas lojas :o :o :o
É o tipo de pássaro mais fácil de encontrar, se calhar até mais fácil que os canários.

Eu podia-te dar uma ideias para os nomes, mas o ppl aqui da minha zona anda sempre a dizer que a minha imaginação veio da Twilight Zone.
No entanto aqui vai (não me responsabilizo pelas consequências):

P/ machos:
-------------

Strinkx -> lê-se "xxtríncssss" ( é um best-seller... :) )

Nhoc

...

P/ fêmeas:
-------------

Pifa

Treca

...

Podem usá-los se quiserem, juro que não vou cobrar direitos de autor.
Agora também te digo, tu é que devias arranjar os nomes para eles.
Um conselho, olha para eles, e dá-lhes um nome consoante o que te passou pela cabeça... Acho ?!!!

Fica bem.
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

segunda ago 23, 2004 4:57 pm

Estes nomes são os dos teus periquitos ou inventaste agora?

Estou curiosa...
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
peteralien
Membro
Localização: Periquitos, Peixes Tropicais (água doce), 1 casal de Rolas de estimação com 20 anos :)

quarta ago 25, 2004 4:24 pm

São nomes já atribuidos... ;)

O primeiro é um sucesso... o ppl até se passa com ele :lol:
sahara
Membro Veterano

quinta ago 26, 2004 7:30 am

Strinkxxx? Vou registar!

Ontem nasceu o meu primeiro piri! Vou chamar-lhe «Mac».
Resolvi, depois do alarmismo q recolhi na última visita, fazer uma limpeza radical nos meus piris, e para isso tinha que desmontar a gaiola (grande), tirar os ninhos, e como já tinha passado o tempo em mais de uma semana, ovos fora!...
Por uma questão meramente estatística, parti para ver se estavam galados, etc...estavam, um mexia, e outro ainda estava viável. Ups!
Agarrei no q mexia mais q depressa, voltei a pôr o ninho e a mãe do pinto e pedi às estrelinhas para ela voltar lá para dentro...
A bicha olhou-me com um ar furioso, olhou para dentro do ninho desconfiada ( acho q ela nunca tinha tido nenhum pinto ) e...
quando voltei do almoço, ela já estava a tomar conta dele e hoje está lá óptimo, a mexer-se bastante, já o ouvi piar...Aiii! q feliz q estou.
Daí q o piri se chame «Mac (gyver)», esteve no saco do lixo e safou-se.
peteralien
Membro

quinta ago 26, 2004 4:50 pm

"MAC"gyver... arghhhh... detestei a série.... chama-lhe antes Spock :lol:

Kidding
sahara
Membro Veterano

sexta ago 27, 2004 7:03 am

Não sabes a anedota...«se ele se safar chamo-lhe Macgyver!»?

O espírito foi um bocado esse! Mas pronto...Strinkxxx será o irmão do Spock na próxima ninhada.
Ontem respondi a uma série de mensagens mas isto estava um bocado encrencado...
peteralien
Membro

sexta ago 27, 2004 1:45 pm

sahara Escreveu: O espírito foi um bocado esse! Mas pronto...Strinkxxx será o irmão do Spock na próxima ninhada.

Ahhh... assim tá melhor :)
sahara
Membro Veterano

sexta set 03, 2004 8:35 pm

O «Mac» fez hoje oito dias. Já abriu os olhitos, está bonzinho e recomenda-se.
peteralien
Membro

domingo set 05, 2004 9:02 pm

Puz mais dois piris a criar (já é um pouco tarde, mas a fêmea andava deseperada a pôr ovos no canto da gaiola comunitária), vamos lá ver o que irá sair "á cena" :)

Por falta de galanço não será, porque bastou juntá-los e tem sido... só saude.

O macho é albino e a fêmea é uma piri albina de face amarela, por isso em princípio a sair, sairão piris destes dois tipos.
sahara
Membro Veterano

domingo set 05, 2004 10:21 pm

Não tinhas dito q não criavas mais?
peteralien
Membro

terça set 07, 2004 2:56 pm

Pois tinha, mas o "bichinho" é mais forte... lá consegui arranjar um espacinho para eles :) Agora vamos lá ver se sai alguma coisa, porque começar uma criação em Setembro já é um pouco tarde... espero que pelo menos o tempo não comece a esfriar em demasia.
sahara
Membro Veterano

terça set 07, 2004 3:18 pm

Os meus, como tu sabes, juntei-os em Junho. Mas como até agora só saiu o Mac, suponho que posso deixá-los mais um tempo...

Tu fazes a«pausa» como? Machos para um lado, fêmeas para outro, tiras somente os ninhos, ou como é?
Estava a pensar fazer a pausa lá para Novembro, até Fevereiro ou Março, depende do frio q fizer...É que só tenho uma gaiola grande, tenho depois é a de criação. Não dá para «voar».
peteralien
Membro

quarta set 08, 2004 4:10 pm

Sim podes deixá-los mais um tempinho...
Mas, ainda tens algum ovo no ninho?

Deixo-os todos juntos em gaiolas comunitárias (gaiolas que são maiores, para eles poderem estar mais á vontade). Quanto aos ninhos tiro-os ou então tiro os piris das gaiolas de procriação, porque senão mesmo que eu feche os ninhos, há "guerra civil" entre as fêmeas.

Normalmente a época mais aconselhável para procriação é: a 1ª criação começar em Março e a última acabar em Outubro.
Em média os ovos demoram a chocar 17 a 18 dias + 4 semanas em média para eles crescerem + 1 semana em média em que saem do ninho mas ainda são alimentados pelos pais, logo uma criação em média demorará 2 meses.

Por isso a minha, se tudo correr bem lá para o meio de Novembro está concluida.
sahara
Membro Veterano

quarta set 08, 2004 10:00 pm

Agora não há ovos mas os piris estão com a «pica» toda... Veremos.

Obrigada pelos conselhos genéticos!
O pessoal da irmandade do psitacídeo é meio radical!

Como é q posso saber o genótipo se acabei de comprar os pássaros?
Ele há com cada um...
peteralien
Membro

quinta set 09, 2004 9:55 am

Se comprares um piri a um criador profissional, ele tem de certeza absoluta um registo do mesmo, e por isso é fácil saber o genótipo dele.

Se comprares numa loja, só mesmo se se analisasse o ADN do piri, caso contrário é impossivel de se determinar.
Podes é ir fazendo cruzamentos e ir vendo o que vai saindo em termos de filhotes ,e assim ficas com uma ideia "mais ou menos aproximada" do possivel genótipo do pássaro.
Responder

Voltar para “Periquito”