Boa tarde,
Tenho um casal de piriquitos que se encontravam separados por ela ser muito violenta para ele, mas no dia 24 achei que sendo consoada devieria juntá-los um pouquito para matarem as saudades e... para meu espanto assim que ficaram juntos beijinho para aqui beijinho para ali, dar comidinha, ... e quando vejo ele estava em cima dela. Isto deu-se por duas vezes, e eu pos o ninho ( nao sei se fiz bem ) mas acontece que ela não é muito amiga de estar no ninho, será normal??? já lá esteve porque tirou alguma palha do ninho para fora, mas o que me preocupa é que ele anda um pouco violento com ela, será por ela não querer ir para o ninho??Será que ela irá por ovos??? se poser ovos quando será???quanto tempo leva a chocar???o que devo fazer se isso acontecer???
Desculpem as perguntas, mas as duvidas são tantas.
Agradeço a atenção que me deram
Sima
Postura de ovos
Moderador: lamarosa
boas,
-o facto da periquita nao entrar no ninho é normal porque nao tinha ninho antes.
- ela vai por ovos mas vais levar uns diazitos,
-o choco demora 18 dias, devemos dar algum tempo apos porque devido á femea/temperatura, o choco pode atrasar.
-se poser é esperar que nascam
-para os periquitos o ninho nao é problema se acharem o canto da gaiola fofinho vai ser ai que vao por. espero ter respondido a todas as perguntas se houver mais bota ai.
-o facto da periquita nao entrar no ninho é normal porque nao tinha ninho antes.
- ela vai por ovos mas vais levar uns diazitos,
-o choco demora 18 dias, devemos dar algum tempo apos porque devido á femea/temperatura, o choco pode atrasar.
-se poser é esperar que nascam

-para os periquitos o ninho nao é problema se acharem o canto da gaiola fofinho vai ser ai que vao por. espero ter respondido a todas as perguntas se houver mais bota ai.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Pois...isso da palha...os periquitos não são muito fâs de palha no ninho...se queres fornecer palhinha para eles, deves po-la fora do ninho, não dentro, para que a fêmea construa o ninho à sua vontade, porque se reparares, ao pores já a erva seca no ninho já lho fizeste...há periquitas que encaram isso como este estando já ocupado...acabando por desistri.sima Escreveu: já lá esteve porque tirou alguma palha do ninho para fora
Por isso aconselho-te a tirares a erva seca e colocares no fundo da gaiola p.e.
espero ter ajudado...não é algo relevante...mas é apenas um pormenor...

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
- Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes
Penso que isso é um bocado irrelevante. Pus o ninho à minha cinzenta com uns fios brancos q se vendem especialmente para o efeito, e ela tirou uns, mas acabou por pôr os ovos. Desta vez pus também algodão, e isso é q ela não gostou...de qq forma pus as palhinhas, penduradas no tecto. E não lhes liga nenhuma.
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 31, 2002 1:03 am
- Localização: periquitos, periquitos e periquitos, mandarins, pardais de java
- Contacto:
Olá a todos!
sahara:
"Pus o ninho à minha cinzenta com uns fios brancos q se vendem especialmente para o efeito". Estes "fios brancos" - fibra de côco - vendem-se especialmente para o efeito mas não nos periquitos!! Vendem-se sim para mandarins e exóticos de porte semelhante.
Os periquitos, ao contrário de outras aves, como por exemplo mandarins e outro tipo de exóticos, não controiem ninho!
Já no seu habitat natural, escolhem buracos em troncos de árvores e assim procriam, não levando qualquer tipo de material para o ninho. O único comportamento que podem apresentar que se assemelhe com o desejo de construir ninho é o facto da fêmea, antes de iniciar a postura, passar algum tempo no ninho a roer a madeira, mas não passa disso mesmo.
Quando muito, pode colocar-se aparas de madeira de pinho a cobrir o fundo do ninho, não com a intenção de construir um ninho, mas sim para proporcionar uma maior higiene ás crias quando nascerem e para facilitar a limpeza do ninho, que deve ser feita com alguma regularidade a partir da primeira semana de vida das crias. Além disso, as aparas previnem que os ovos se partam contra o fundo rijo do ninho. Mas atenção, isto não é fundamental e algumas aves não gostam disto, acabando por deitar tudo fora. Esta prática é mais comum na criação de periquitos ingleses.
sahara:
"Pus o ninho à minha cinzenta com uns fios brancos q se vendem especialmente para o efeito". Estes "fios brancos" - fibra de côco - vendem-se especialmente para o efeito mas não nos periquitos!! Vendem-se sim para mandarins e exóticos de porte semelhante.
Os periquitos, ao contrário de outras aves, como por exemplo mandarins e outro tipo de exóticos, não controiem ninho!
Já no seu habitat natural, escolhem buracos em troncos de árvores e assim procriam, não levando qualquer tipo de material para o ninho. O único comportamento que podem apresentar que se assemelhe com o desejo de construir ninho é o facto da fêmea, antes de iniciar a postura, passar algum tempo no ninho a roer a madeira, mas não passa disso mesmo.
Quando muito, pode colocar-se aparas de madeira de pinho a cobrir o fundo do ninho, não com a intenção de construir um ninho, mas sim para proporcionar uma maior higiene ás crias quando nascerem e para facilitar a limpeza do ninho, que deve ser feita com alguma regularidade a partir da primeira semana de vida das crias. Além disso, as aparas previnem que os ovos se partam contra o fundo rijo do ninho. Mas atenção, isto não é fundamental e algumas aves não gostam disto, acabando por deitar tudo fora. Esta prática é mais comum na criação de periquitos ingleses.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
- Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes
Não é fibra de côco. Isso também comprei e dizia periquitos na caixa, mas conclui rapidamente que não.
O que também me venderam são fios de algodão ou uma fibra parecida, a que eu costumo chamar«desperdício» na minha aula de E.V.;
Mas Lamarosa, não precisa de se exaltar! Eu aceito correcções e conselhos, porque só sei o que vou lendo, os meus bichos ainda nem sequer criaram!
O que também me venderam são fios de algodão ou uma fibra parecida, a que eu costumo chamar«desperdício» na minha aula de E.V.;
Mas Lamarosa, não precisa de se exaltar! Eu aceito correcções e conselhos, porque só sei o que vou lendo, os meus bichos ainda nem sequer criaram!
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...