Piriquita doente postura de ovos ineficaz

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
gaivotacinzenta
Registado: segunda mai 17, 2004 9:13 pm

segunda mai 17, 2004 9:23 pm

Tenho um casal de piriquitos, já vai para uns anos largos. Hoje reparei pela manhã que a piriquita tinha um ovo colado à croaca, que não conseguia soltar. (note-se que nunca lhes coloquei ninho e ela, que eu visse não tinha até hoje feito nenhuma postura). Pensei que ela acabaria por o conseguir soltar. Qd regressei do trabalho, ao fim do dia ainda estava na mesma. Tentei em vão tirá-lo, acabei por o partir. Acontece que a piriquita parece ter ficado com a croaca exteriorizada e está manifestamente doente, parada e sonolenta.
Acho que não se safa. Haverá alguma coisa que eu possa fazer?
patux
Membro
Registado: quarta out 16, 2002 10:14 am

quarta mai 19, 2004 7:55 pm

Olá!
A minha piriquita parece que tem um ovo dentro dela e ela não consegue o pôr... alguém sabe o que se passa com ela? também passou a ter um ar sonolento e mole.... :cry:
Bruxinha1981
Membro Veterano
Registado: quinta mai 20, 2004 8:46 am

quinta mai 20, 2004 12:45 pm

Oi

A tua periquita deve estar a fazer retenção do ovo, tem mt cuidado para não partires o ovo dentro dela pois podes causar-lhe uma infeção mt grave. Põe a periquita num ambiente aquecido e por baixo de 1 lâmpada de raios infra-vermelhos, isso é capaz de ser suficiente para ajudá-la a por o ovo, mas se não resultar ao fim de poucas horas, ou a levas ao veterinário, ou tens que tentar soltar o ovo c mt cuidado, lembra-te q não o podes partir dentro dela...

Boa Sorte
Bruxinha1981
Membro Veterano
Registado: quinta mai 20, 2004 8:46 am

quinta mai 20, 2004 5:29 pm

É verdade, depois dá notícias sobre a periquita

Jokas
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

segunda jul 19, 2004 9:19 am

Aqui no fórum alguém disse para massajar a zona com azeite ( docemente) e foi o que fiz. A bichinha estava muito mole e já não ia para o ninho e no dia seguinte já estava bem.
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
Responder

Voltar para “Periquito”