Piriquito sem apetite de reprodução

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quinta jul 29, 2004 6:37 pm

Eu tenho um piriquito que já esteve com 2 fêmeas e nunca acasalou com nenhuma, sinceramente anda de volta delas namorisca, mas depois...nada!!!
Nunca lhes saltou para a espinha :p
Atenção ele ñ esteve com 2 fêmeas ao mesmo tempo, uma morreu e substituia para ele ñ ficar sozinho!!

O que é que uma dona que quer ter piriquititos pode fazer para este fazer um movimento de reprodução??? :D
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

sexta jul 30, 2004 8:19 am

Pelo que fui lendo neste fórum e noutros...
A época de acasalamento começa em Março, Abril. E depois disso acasalam três vezes. É capaz de já ser tarde, este ano????
( Lá vou levar bronca do Lamarosa)
Eu estou a ter o mesmo problema ( eu, não, os periquitos).
Tenho três casais num gaiolão, com todas as vitaminas, ninhos, bloco, osso de choco e tudo o q me consegui lembrar e informar, e só tive uma postura, sem resultado.
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
GSDias
Registado: sexta out 04, 2002 12:46 am
Contacto:

sexta jul 30, 2004 4:01 pm

leoa_nova_ e sahara,

Realmente já não estamos na melhor época de acasalamento dos periquitos.
Por experiência próprio tive diversos casais que os juntei nesta altura ou talvez mais tarde e demoraram cerca de 4 a 5 meses até começarem a acasalar. Como qualquer animal, o acasalamento demora um pouco a surgir. Tanto nas pessoas como nos animais. Tenham paciência e se não conseguirem nesta época aguardem por uma época mais propícia a tal. Não quer dizer que eles de futuro não venham a acasalar.
De momento tenho 3 periquitos jovens, um deles já saiu do ninho e mais duas periquitas com ovos. Daí que quando eles comecem a acasalar nunca mais parem se não lhes tirarmos os ninhos.
peteralien
Membro
Registado: sexta jul 30, 2004 10:59 pm
Localização: Periquitos, Peixes Tropicais (água doce), 1 casal de Rolas de estimação com 20 anos :)

sábado jul 31, 2004 8:37 pm

Os periquitos podem acasalar durante todo o ano, mas não é aconselhável na época do ano mais fria, porque para além de aparecerem problemas de retenção dos ovos por parte das fêmeas (cujo problema se pode tornar bastante grave), as crias nascem sempre bastante mais fracas.

E para além disso, não convém criarem durante todo o ano, senão ficam bastante cansados, o que não há nenhuma necessidade de isso acontecer.
Assim quando o tempo está a aquecer ou já está quentinho (Primavera e Verão) é que é bom :D

Quanto ao raio do bichano não querer acasalar (e partindo do principio que não é gay ;) ), é um bocado estranho... não se tratasse de um MACHO :lol:

Tens o ninho colocado e com o buraco aberto ?
Eu costumo estimular os casais juntando-os e pondo logo o ninho, mas nos primeiros dias com ele fechado.

Vê se a fêmea anda bem disposta ou se está adoentada, ás vezes as fêmeas que são muito nervosas, são um desastre para procriarem, ou então pode ter algum problema de fixação de cálcio.
Dá-lhes osso de choco (tem cálcio, faz bem á produção de ovos).

Vê se eles se dão realmente bem, ou se a fêmea se mostra agressiva ou se foge do macho.

Boa sorte.
leoa_nova_
Membro Veterano

segunda ago 02, 2004 8:26 pm

Nada disso...

1- A 1º fêmea que tive tinha o ninho a partir da primavera, todos os ovos eram chocos, visto ele ñ acasalar...

2- ela morreu precisamente por retenção de ovo, que lhe foi mortal...(já ñ tinha ninho nem nada, mas continuava a por ovos)

3- eles tiveram juntos 3anos, e nada...

4- É um piriquito MACHO.

5-namora namora, mas ñ faz o resto...

6- agora está com outra piriquita e faz exactamente o mesmo...nada!

O meu problema ñ é de ñ ser agora a época, é que já se passaram 3 primaveras e verões com o ninho e a piriquita e nada!!!
peteralien
Membro
Registado: sexta jul 30, 2004 10:59 pm
Localização: Periquitos, Peixes Tropicais (água doce), 1 casal de Rolas de estimação com 20 anos :)

terça ago 03, 2004 2:05 pm

Bom, se é assim... e o periquito até anda bem disposto, só vejo uma situação... infertilidade.

Tal como acontece ás pessoas, também acontece aos animais.

A percentagem de ovos não fertilizados nos periquitos até é alta, mas eu sinceramente até nem me posso queixar, bem... tirando o primeiro casal que tive há muitos anos, que posso dizer que foi um verdadeiro desastre a todos os niveis.

Se for este o caso, penso que não haverá muito a fazer.

Já agora querias que eles se reproduzissem porquê ? Por curiosidade, por achares engraçado ou para aumentares a famelga ?
leoa_nova_
Membro Veterano

terça ago 03, 2004 7:19 pm

Para aumentar a famelga de piriquitos nos ombros!!

Já que tenho perdizes e codornizes à solta em casa um piriquito à solta sempre é mais normal :D

E pelo que sobe eles têm normalmente 2 ou 3, por isso da-va 1 à minha tia e ficava com o resto!! :D
Responder

Voltar para “Periquito”