Criação

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
HugoD
Registado: quarta dez 15, 2004 3:02 pm

quarta dez 15, 2004 3:14 pm

Olá, estou a iniciar e a tentar fazer criação de periquitos e tenho um verde macho e femea azul, será possivel?
E fiz um viveiro aonde juntei algumas outras raças, será que podem estar todos juntos para fazer criação ou deverei separa-los?
Obrigado e um feliz natal

Ps: Mais alguma informação eu agradeço, obrigado.
kapito
Membro Júnior
Registado: quarta dez 01, 2004 12:33 am

sábado dez 18, 2004 6:59 pm

oi. a cor dos perikitos é indiferente para a sua reprodução. para k dois animais se reproduzam apenas devem ser da mesma espécie. neste caso, a cor apenas se deve a factores genéticos k em nada afectarão a viabilidade do seu cruzamento. um conselho: agora poderá n ser a melhor altura para a criação de perikitos, ja tive mas experiencias... o melhor é aguardar até março. em relação ao viveiro n sei mto sobre esse assunto mas desde k as especies k lá meteres coabitem pacificamente n deverá haver problemas durante a criação. parece-m k o tamanho do viveiro será importante nesse aspecto: kto maior menos problemas...
um abraço
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

segunda dez 20, 2004 1:16 pm

HugoD Escreveu: Olá, estou a iniciar e a tentar fazer criação de periquitos e tenho um verde macho e femea azul, será possivel?
E fiz um viveiro aonde juntei algumas outras raças, será que podem estar todos juntos para fazer criação ou deverei separa-los?
A questão das cores/mutações, como já foi referido, não é nenhum obstáculo à criação de Periquitos, excepto que quiser fazer uma selecção dessas mesmas cores.

Se for o caso, terá de ter conhecimentos básicos de genética para que possa perceber como se transmitem diversas mutações, assim como, deverá conhecer as mutações existentes nos Periquitos, que se dividem em:

Mutações Dominantes e co-Dominantes
Mutações Recessivas
Mutações (Sex-Linked) Ligadas ao Sexo

Se o objectivo passar apenas e só por criar uns passaritos, bom, então convém criar as condições ideais.

A criação em colónia (vários casais juntos) tem a desvantagem não podermos controlar diversas situações, nomeadamente, a questão das mutações. Por outro lado, tem vantagem para quem não dispõe de muito espaço para criar em gaiolas individuais.

Para a criação de Periquitos, é conveniente que se possua mais de um casal, não é impossivel criar apenas com um, mas estas aves excitam-se mais facilmente, quando juntos com outros da mesma espécie.

Não aconselho a que se misturem outras espécies em conjunto com Periquitos, pois estes por vezes podem ser agressivos.

Se eventualmente optar por criar em viveiro, convém colocar todos os ninhos à mesma altura e ter um numero de ninhos superior ao de fêmeas, para que estas possam escolher o que mais lhe agradar, evitando assim, brigas pela disputa dos mesmos.

Tudo o que acabei de referir, são apenas e só alguns aspectos a ter em conta e em traços muito gerais.

Se eventualmente surgir alguma dúvida, coloque-a e terei todo o prazer em ajudar.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
HugoD
Registado: quarta dez 15, 2004 3:02 pm

sexta mar 18, 2005 9:50 am

Bom dia, pois é a minha periquita pós 5 ovos e aos quais tirou todos do ninho entretanto tinha feito criação de mandarins numa gaiola de onde nasceu uma fêmea mas como estava com receio que ela ainda precisa-se do ninho eu coloquei-o no viveiro mas qual não foi o meu espanto que a mandarim pós mais 3 ovos, até aqui tudo bem mas qual não foi o meu espanto de tristeza que encontrei 2 ovos da mandarim no chão do viveiro com as crias pequenas mortas passado um dia viram lá em casa a periquita com a cabeça dentro do ninho dos mandarins....e aí só me apeteceu apertar-lhe o papo!
Agora tenho os mandarins numa gaiola, os canários noutra e no viveiro os periquitos mais a mandarim fêmea pequena.
Já agora uma pergunta, eu fechei o ninho da periquita mas ela consegui abrir o buraco e já anda lá dentro outra vez não lhe fará mal ter mais ovos?
Obrigado pela informação do natal!
Como coloco uma foto junto ao meu nome neste site?
Responder

Voltar para “Periquito”