Página 1 de 1

Criação

Enviado: quarta dez 15, 2004 3:14 pm
por HugoD
Olá, estou a iniciar e a tentar fazer criação de periquitos e tenho um verde macho e femea azul, será possivel?
E fiz um viveiro aonde juntei algumas outras raças, será que podem estar todos juntos para fazer criação ou deverei separa-los?
Obrigado e um feliz natal

Ps: Mais alguma informação eu agradeço, obrigado.

Enviado: sábado dez 18, 2004 6:59 pm
por kapito
oi. a cor dos perikitos é indiferente para a sua reprodução. para k dois animais se reproduzam apenas devem ser da mesma espécie. neste caso, a cor apenas se deve a factores genéticos k em nada afectarão a viabilidade do seu cruzamento. um conselho: agora poderá n ser a melhor altura para a criação de perikitos, ja tive mas experiencias... o melhor é aguardar até março. em relação ao viveiro n sei mto sobre esse assunto mas desde k as especies k lá meteres coabitem pacificamente n deverá haver problemas durante a criação. parece-m k o tamanho do viveiro será importante nesse aspecto: kto maior menos problemas...
um abraço

Criação

Enviado: segunda dez 20, 2004 1:16 pm
por Budgerigar
HugoD Escreveu: Olá, estou a iniciar e a tentar fazer criação de periquitos e tenho um verde macho e femea azul, será possivel?
E fiz um viveiro aonde juntei algumas outras raças, será que podem estar todos juntos para fazer criação ou deverei separa-los?
A questão das cores/mutações, como já foi referido, não é nenhum obstáculo à criação de Periquitos, excepto que quiser fazer uma selecção dessas mesmas cores.

Se for o caso, terá de ter conhecimentos básicos de genética para que possa perceber como se transmitem diversas mutações, assim como, deverá conhecer as mutações existentes nos Periquitos, que se dividem em:

Mutações Dominantes e co-Dominantes
Mutações Recessivas
Mutações (Sex-Linked) Ligadas ao Sexo

Se o objectivo passar apenas e só por criar uns passaritos, bom, então convém criar as condições ideais.

A criação em colónia (vários casais juntos) tem a desvantagem não podermos controlar diversas situações, nomeadamente, a questão das mutações. Por outro lado, tem vantagem para quem não dispõe de muito espaço para criar em gaiolas individuais.

Para a criação de Periquitos, é conveniente que se possua mais de um casal, não é impossivel criar apenas com um, mas estas aves excitam-se mais facilmente, quando juntos com outros da mesma espécie.

Não aconselho a que se misturem outras espécies em conjunto com Periquitos, pois estes por vezes podem ser agressivos.

Se eventualmente optar por criar em viveiro, convém colocar todos os ninhos à mesma altura e ter um numero de ninhos superior ao de fêmeas, para que estas possam escolher o que mais lhe agradar, evitando assim, brigas pela disputa dos mesmos.

Tudo o que acabei de referir, são apenas e só alguns aspectos a ter em conta e em traços muito gerais.

Se eventualmente surgir alguma dúvida, coloque-a e terei todo o prazer em ajudar.

Resposta

Enviado: sexta mar 18, 2005 9:50 am
por HugoD
Bom dia, pois é a minha periquita pós 5 ovos e aos quais tirou todos do ninho entretanto tinha feito criação de mandarins numa gaiola de onde nasceu uma fêmea mas como estava com receio que ela ainda precisa-se do ninho eu coloquei-o no viveiro mas qual não foi o meu espanto que a mandarim pós mais 3 ovos, até aqui tudo bem mas qual não foi o meu espanto de tristeza que encontrei 2 ovos da mandarim no chão do viveiro com as crias pequenas mortas passado um dia viram lá em casa a periquita com a cabeça dentro do ninho dos mandarins....e aí só me apeteceu apertar-lhe o papo!
Agora tenho os mandarins numa gaiola, os canários noutra e no viveiro os periquitos mais a mandarim fêmea pequena.
Já agora uma pergunta, eu fechei o ninho da periquita mas ela consegui abrir o buraco e já anda lá dentro outra vez não lhe fará mal ter mais ovos?
Obrigado pela informação do natal!
Como coloco uma foto junto ao meu nome neste site?