HugoD Escreveu:
Olá, estou a iniciar e a tentar fazer criação de periquitos e tenho um verde macho e femea azul, será possivel?
E fiz um viveiro aonde juntei algumas outras raças, será que podem estar todos juntos para fazer criação ou deverei separa-los?
A questão das cores/mutações, como já foi referido, não é nenhum obstáculo à criação de Periquitos, excepto que quiser fazer uma selecção dessas mesmas cores.
Se for o caso, terá de ter conhecimentos básicos de genética para que possa perceber como se transmitem diversas mutações, assim como, deverá conhecer as mutações existentes nos Periquitos, que se dividem em:
Mutações Dominantes e co-Dominantes
Mutações Recessivas
Mutações (Sex-Linked) Ligadas ao Sexo
Se o objectivo passar apenas e só por criar uns passaritos, bom, então convém criar as condições ideais.
A criação em colónia (vários casais juntos) tem a desvantagem não podermos controlar diversas situações, nomeadamente, a questão das mutações. Por outro lado, tem vantagem para quem não dispõe de muito espaço para criar em gaiolas individuais.
Para a criação de Periquitos, é conveniente que se possua mais de um casal, não é impossivel criar apenas com um, mas estas aves excitam-se mais facilmente, quando juntos com outros da mesma espécie.
Não aconselho a que se misturem outras espécies em conjunto com Periquitos, pois estes por vezes podem ser agressivos.
Se eventualmente optar por criar em viveiro, convém colocar todos os ninhos à mesma altura e ter um numero de ninhos superior ao de fêmeas, para que estas possam escolher o que mais lhe agradar, evitando assim, brigas pela disputa dos mesmos.
Tudo o que acabei de referir, são apenas e só alguns aspectos a ter em conta e em traços muito gerais.
Se eventualmente surgir alguma dúvida, coloque-a e terei todo o prazer em ajudar.