Periquita com pés inchados, unhas torcidas e penas eriçadas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
nane_cia
Registado: sexta fev 04, 2005 9:52 pm

sábado fev 05, 2005 10:13 am

Bom Dia

Ontem descobri este site, que esta sendo otimo, vou ser sincera, ja tenho minhas 2 periquitas a 4 anos, são gordinhas, nunca puseram ovos, mas nunca tinha lido absolutamente nada sobre a criação, sempre dei a ração e calcio, foi ontem q descobri que eram femeas e q as crostas do bico, que eu tiro com betadine e uma pinça e elas ficam apavoradas depois, era uma doença causada por acaros, por eu nao cuidar direito da gaiola.

Só q uma das minhas periquitas esta com os pés inchados, as unhas de tras enrolou e ela fica com o rabo para baixo e com as penas eriçadas.

Realmente não sei o que fazer, achei que ia morrer e ja esta assim ha 3 semanas, continua a comer bem, só que não conheco nenhum veterinario em Guimaraes ou Famalicão que me oriente sobre elas.

Se pudessem me ajudar, agora sinto-me culpada por ser tão omissa. Logo eu que adoro animais.

Obrigada
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça fev 08, 2005 7:42 pm

q as crostas do bico, que eu tiro com betadine e uma pinça
Têm a certeza que não está a confundir a capa castanha que identifica as femêas e as distingue do macho com uma crosta de ácaros ?
Não seria a primeira...
Veja o tópico

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=22068

As unhas podem estar demasiado crescidas (estão de certeza, se enrolarem à volta do poiso) e isto provoca desiquílibrios na posição dos pássaros.
Na natureza as unhas desgastam-se naturalmente mas os pássaros em gaiola podem precisar de ajuda.

Nunca me aconteceu, mas qualquer livro sobre periquitos refere essa eventualidade.
Devem ser cortadas com cuidado para não atingirem nenhuma zona irrigada.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
nane_cia
Registado: sexta fev 04, 2005 9:52 pm

quarta fev 09, 2005 12:08 pm

Ana obrigada por mostrar-se disposta a me ajudar.

Quanto a cera no bico e as crostas de ácaro, eu agora fico confusa, pois eu só tiro qdo vejo q os orificios do nariz estao cobertos pela crosta. Agora se é normal a cera fecha-los, ja não sei. Uma vez numa veterinaria me disseram q era cancro no bico e que eles morrem logo, ja passaram 3 anos e estao vivinhos.

As unhas dos pés eu ja cortei uma vez, sangrou pq acho q cortei muito, mas nunca reparei na de tras, e agora esta tão enrolada que sei q se tentar cortar vai sangrar novamente, mas o q eu fico mais preocupada é q ela tem os pés inchados, o rabo sempre caidinho e as peninhas eriçadas.

Meus periquitos nunca saem da gaiola e me bicam imenso qdo os pego além de ficarem super stressados, ate parece q vao morrer, ficam abrindo o bico como se a lingua tivesse ficado presa, elas não tem medo dos meus gatos e morrem de medo de mim. Até fiquei surpresa qdo vi as fotos aki de outros q são tão meiguinhos.

Obrigada
Rosane
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta fev 09, 2005 2:13 pm

Nenhum passarinho gosta que lhe peguem.

O jeito é pôr o dedo indicador à frente das patinhas deles e ver se eles sobem por eles próprios.
Os periquitos são muito sociáveis.
De início todos bicam mas não é muito doloroso e a gente ignora.
Vamos insistindo até eles perceberem que não têm nada a temer da nossa parte.

Temos que ver que são muito pequeninos e nós muito grandes - têm medo...

As patitas inchadas eu acho que é dela não se equilibrar bem por causa das unhas mas o ideal era ir a um vet que percebesse de passarinhos.

Não sei muito disso porque nunca tive esse problema...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Kryxtyanu
Membro Júnior
Registado: segunda mar 28, 2005 11:16 am

segunda mar 28, 2005 2:22 pm

oi
deves cortar as unhas sem chegar a veia (um risco por dentro da unha)
e sobre as crostas falaram me sobre uma pomada chamada tabarnil ou entao azeite sobre exa zona com cuidado porque e so mesmo na zona afectada

um abraço
acps
Membro Júnior
Registado: sexta abr 22, 2005 3:57 pm

sábado abr 23, 2005 4:34 pm

Quanto às unhas deverão ser cortadas já que crescem por falta de desgaste. Cuidado para não cortara os vasos sanguíneos. Corta apenas a aprtir do ponto onde começam a enrolar mais.
Quanto à crosta, não a retire. Vá a uma loja de animais e peça uma pomada para esse fim. Aplique e desinfecte muito bem a gaiola, os poleiros, comedouros e tudo o mais. Já agora ofereça uma vez ou duas por semana um complexo vitamínico aos seus pássaros.
Boa sorte
acps
jpirikito
Membro Veterano
Registado: sábado abr 09, 2005 4:52 pm

sábado abr 23, 2005 7:23 pm

Hoje em dia ja se fabricam poleiros de desgaste para aves,

se tem inpressao de cortar as unhas á ave, pode sempre comprar esse poleiro. nao refiro o preço porque de momento nao o tenho em memoria.

É so uma questao de cuidados.

Mas nane_cia devia se ter preocupado com os animais antes, mas vai sempre a tempo de os ajudar.

:D
jpirikito
Membro Veterano
Registado: sábado abr 09, 2005 4:52 pm

sábado abr 23, 2005 7:24 pm

Hoje em dia ja se fabricam poleiros para desgaste de unhas para aves,

se tem impressao de cortar as unhas á ave, pode sempre comprar esse poleiro. nao refiro o preço porque de momento nao o tenho em memoria.

É so uma questao de cuidados.

Mas nane_cia devia se ter preocupado com os animais antes, mas vai sempre a tempo de os ajudar.

:D
Responder

Voltar para “Periquito”