Tira os ovos do ninho!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
HugoD
Registado: quarta dez 15, 2004 3:02 pm

sexta abr 15, 2005 1:07 pm

Tenho uma periquita que já pela 2ª vez que põe 5 ovos e quando chegam aos 20 e poucos dias deita-os fora do ninho pois estão todos vazios.
Será que o problema é do macho?
Obrigado e boa continuação.
jpirikito
Membro Veterano
Registado: sábado abr 09, 2005 4:52 pm

sexta abr 15, 2005 3:49 pm

HugoD

se para os deitar fora, é porque sabe que nao irá nascer nada, ninguem sabe melhor que uma femea...

isso ou foi devido a tu seres curioso e espreitares os ovos e a periquita desistiu de os chocar!

ou entao...

passou demasiado tempo fora do ninho e nao os aqueceu!

porque no macho, nao tou a ver grande preocupaçao para a periquita deixar os ovos, os machos até ajudam as femeas quando fazem criaçao, logo do macho, acho que nao!

mas mesmo assim pode haver novas opinioes!

Fica bem!!
HugoD
Registado: quarta dez 15, 2004 3:02 pm

segunda abr 18, 2005 4:18 pm

Obrigado pela ajuda, mas devo deixar o ninho no viveiro?
Não vai cansar a periquita?Ou devo de os passar para uma gaiola sozinhos?
Na 1ª vez com a curiosidade eu até espreitei mas desta vez quando fui ver tinha 2 e depois 5 quando vez os 20 e qualquer coisa de dias vi que estava tudo na mesma e ao fim de uns dias deitou tudo fora.
Obrigado pela ajuda.
RexBrito
Registado: segunda abr 18, 2005 4:48 pm

segunda abr 18, 2005 5:15 pm

A Minha Opinião é esta:

Naturalmente Macho e Fêmea não são compatíveis, dai que depois de algumas experiências frustrantes, decidi pôr diversos piriquitos numa só gaiola para ver os acasalamentos e só a partir dai os ponho em criação.

Também te posso dizer que alguns casais que eu tenho neste momento em criação, e que desta vez os 3 casais têm à volta de 13 crias no total, da primeira vez também tive que lhes tirar os ovos porque não chocaram, mas deixei a barraquinha e agora não há problemas, os ovos que não davam nada também os deitaram fora.

Para os controlares melhor, há agora umas barraquinhas (em poucos locais), só vi num sitio, que por trás são metade vidro e metade madeira, e dá para ver tudo lá para dentro... É muito giro...

Já tenho alguma experiência, e alguns 38 piriquitos, vou continuar até saírem as côres que eu quero, vou comprar um viveiro grande... , mas a criação será sempre à parte... Saem uns entram outros...

Boa Sorte, a partir de agora vou estando por aí
Responder

Voltar para “Periquito”