Eu tive um periquito que, quase sem eu dar por isso, começou a dizer "OLÁ" e, como eu falava muito com ele, começou a dizer frases completas, tais como "Periquito maroto" "Olá periquito" "Periquito é muito maroto" ,etc.
Quando o deixava sair da gaiola pouco voava pois andava sempre no meu ombro ou na minha cabeça.
Acontece que morreu em Janeiro (Tinha quase 9 anos) e, para mim, foi um grande desgosto.
Há questão de 4 meses deram-me um mas, até agora, ainda não consegui que ele me deixasse fazer uma festa, pelo contrário, sempre que introduzo a mão na gaiola para limpar e pôr comida e água demonstra medo e anda dum lado para o outro a fugir de mim.
Não sei o que fazer para que ele perca o medo e consiga domesticá-lo.
Alguém tem alguma ideia?
Domesticar Periquito
Moderador: lamarosa
Oi
Percebo bem o que sentes. O primeiro animal que mais me marcou em pequena foi um piriquito. Foi encontrado na rua por uma pessoa que veio dá-lo a mim, já era adulto. Como eu na época não tinha mais animais a não ser peixes ele andava à solta pela casa, mas quase nunca voava seguia-nos pelo chão como um cão ou então ao nosso ombro, ia para a janela (aberta) sozinho, as pessoas que passavam achavam-lhe imensa graça, nunca fugia. Dormia aninhado no meu pescoço e adorava atirar-se para dentro da saladeira quando via a minha mãe a preparar a alface pois era nas folhas que gostava de tomar banho. Infelizmente teve uma morte estúpida! numa saida rápida, num descuido impensado, ...encontrámo-lo afogado na sanita!! (fica aqui também o alerta para quem solta os seus pássaros pela casa, para eles é apenas água mas molhando as penas já não consegue voltar a subir). Ainda hoje passados mais de 18 anos ainda choramos por ele; é por causa dele que tenho piriquitos. Nunca nenhum foi igual! tentei criados à mão de bébes, tê-los à solta, dar mais atenção, etc. Tenho tido alguns também especiais como o Marquinho que me morreu à dias com 8 anos, ele comia a mão e cantava para nós mas não se deixava pegar. Falar nunca nenhum falou, deve ser extraordinário! Acho que tambem vai de cada piriquito, eles têm "personalidades" diferentes uns dos outros. Experimenta adquirir um que seja novinho, dar-lhe à mão e com muita paciência coisas que eles gostem, eu por vezes coloco na palma da minha mão uma folha de alface molhada dentro da gaiola e eles veem esfregar-se na folha, ou então pedaços de fruta. Os meus adoram pão (daquele integral com mtas sementes dentro) sei que não devia mas é só para se ambientarem a mim. Também verifico que tendo muitos eles ficam mais estranhos a nós, andam lá com as familias deles e não me ligam
nenhuma! Só te desejo muita sorte e muita paciência mas um animal é sempre insusbestituível! Desculpa não ter podido ajudar mais.
Percebo bem o que sentes. O primeiro animal que mais me marcou em pequena foi um piriquito. Foi encontrado na rua por uma pessoa que veio dá-lo a mim, já era adulto. Como eu na época não tinha mais animais a não ser peixes ele andava à solta pela casa, mas quase nunca voava seguia-nos pelo chão como um cão ou então ao nosso ombro, ia para a janela (aberta) sozinho, as pessoas que passavam achavam-lhe imensa graça, nunca fugia. Dormia aninhado no meu pescoço e adorava atirar-se para dentro da saladeira quando via a minha mãe a preparar a alface pois era nas folhas que gostava de tomar banho. Infelizmente teve uma morte estúpida! numa saida rápida, num descuido impensado, ...encontrámo-lo afogado na sanita!! (fica aqui também o alerta para quem solta os seus pássaros pela casa, para eles é apenas água mas molhando as penas já não consegue voltar a subir). Ainda hoje passados mais de 18 anos ainda choramos por ele; é por causa dele que tenho piriquitos. Nunca nenhum foi igual! tentei criados à mão de bébes, tê-los à solta, dar mais atenção, etc. Tenho tido alguns também especiais como o Marquinho que me morreu à dias com 8 anos, ele comia a mão e cantava para nós mas não se deixava pegar. Falar nunca nenhum falou, deve ser extraordinário! Acho que tambem vai de cada piriquito, eles têm "personalidades" diferentes uns dos outros. Experimenta adquirir um que seja novinho, dar-lhe à mão e com muita paciência coisas que eles gostem, eu por vezes coloco na palma da minha mão uma folha de alface molhada dentro da gaiola e eles veem esfregar-se na folha, ou então pedaços de fruta. Os meus adoram pão (daquele integral com mtas sementes dentro) sei que não devia mas é só para se ambientarem a mim. Também verifico que tendo muitos eles ficam mais estranhos a nós, andam lá com as familias deles e não me ligam

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 12, 2004 1:10 pm
oi li este topico porke o meu vizinho, foi de férias e deixou-me a sua gaiola até á pouco tempo começaram a sair passaros do ninho( têm uma grande procriação) o k se passa é k um, o unico roxo dos irmãos ( roxo azulado e branco muito estranho) é tão manso k é o unico que não desata a fugir pa dentro do ninho quando me vê nem faz confusão passa a vida a subir para a minha mão quando trato deles , hoje metio cá fora portou-se muito bem , eu não devia afeiçoar-me porke ele não é meu , mas é impossivel não gostar é um animal tão kerido , isto é só para mostrar que em cada animal há um dom especial , o k se trata e de descobri-lo e explora-lo para uma relação harmoniosa por vezes é imposssivel , mas temos sempre os nossos milagres como os relatos que fizeram , foram lindos , bem desejem sorte vou pedir ao meu vizinho para ficar com ele
Oi Dragoon
Acho que ele já te escolheu para dono
Boa sorte com o teu vizinho!
Acho que ele já te escolheu para dono

Boa sorte com o teu vizinho!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Não sei muito disto mas a minha periquita Piu-piu foi expulsa do ninho pelos pais.
A dona disse que era a altura ideal para ficar com ela.
Veio com uma carequinha na cabeça das bicadas dos paizinhos, quando correram com ela...
Veio com uma carequinha na cabeça das bicadas dos paizinhos, quando correram com ela...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
bem o meu já se alimentava sozinho e o pai estava a tornar-se violento alguem tem uma dica pa domesticar , ele já sobe ao meu dedo , não tem medo de mim ( dantes tinha acho tremia muito) e já comeu alface na minha mão e dormiu no meu ombro mas é muito irrequieto gostav de lhe ensinar a k kuando chamasse ele viesse dei-lhe o nome de Orion_caso seja uma mulher será Arion e asssim adiante mas digam-me maneiras de suborná-lo pa ele aprender o truque de chamamento eu gosto muito dele e tenho muita vontade pa me aplicar, que tipo de guloseimas gostam ajudem please
aisd:
[quote=aisd]
Não sei muito disto mas a minha periquita Piu-piu foi expulsa do ninho pelos pais.
[/quote]
Se ela já comer sozinha tá tudo bem de outro modo não te posso aconselhar, tenho cá uma piriquita que também expulsa os bébes do ninho ainda eles não têm as penas todas, tento sempre ajudar a criá-los com papa mas acabam sempre por não resistir, talvez alguém saiba mais como te ajudar
Dragoon:
Tou a ver que sempre ficas-te com ele. Tá melhor das bicadas??? a mim parece-me que já estão a ficar amigos. Para o subornares, à umas guloseimas à venda na loja de animais, é só procurares, Tb existe uns ramos com sementes, acho que é milho-alvo
, que eles adoram e podes assim pegar no ramo e assim ficares mais próxima dele. Já agora não abuses da alface, por vezes faz-lhes diarreia. Como já disse antes, não tenho tido mto sucesso em "domésticá-los" tb porque não me debrucei sobre o assunto e tb com mtos nimais em casa não é facil, mas conheço muitas pessoas que os têm. Tens de ter mta paciência, isso só vai com o tempo, com a confiança mutoa, quanto ao nome tens de falar mto com ele, repetir imensas vezes acho que só assim. Bom isto é o que eu sei, mas de certo à quem saiba mais truques!?
Muita Sorte para Ambas
[quote=aisd]
[/quote]
Se ela já comer sozinha tá tudo bem de outro modo não te posso aconselhar, tenho cá uma piriquita que também expulsa os bébes do ninho ainda eles não têm as penas todas, tento sempre ajudar a criá-los com papa mas acabam sempre por não resistir, talvez alguém saiba mais como te ajudar

Dragoon:
Tou a ver que sempre ficas-te com ele. Tá melhor das bicadas??? a mim parece-me que já estão a ficar amigos. Para o subornares, à umas guloseimas à venda na loja de animais, é só procurares, Tb existe uns ramos com sementes, acho que é milho-alvo

Muita Sorte para Ambas

-
- Membro Veterano
Bem aqui tão as novas chamei ao periquito/a, Quiron( nome de mitologia grega), mas realmente é frustante treinar o periquito , eu definitivamente não kero cortar as assas aos periquito para não ppuder voar mas torna-se dificil triena-lo se tiver sempre a voar , lá aguneta-se um pouco no meu dedo , mas adiante , o treino dele tem consistido em cham-lo várias vezes pelo nome um assobio familiar, ee suborná-lo com alfave enquanto ele está nomeu dedo de forma a k só se habitue a comer coisas boas no meu dedo mas tme sido frustante quando pensei que ele ia voar para o meu dedo vouou por cima da minha cabeça, tem sido muito dificil mas , ele parece não ter medo de mim , e não kero desistir dele , se algume tiver dicas por favor não hesite