Periquito anti-social

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
Suri
Membro
Registado: domingo set 18, 2005 1:24 pm

domingo abr 02, 2006 3:41 pm

Olá a todos!

Tenho um periquito que me apareceu na corda da roupa. Deve ter voado de alguma casa. Ainda perguntei na padaria, nos cafés aqui ao pé e na mercearia, mas ninguem sabia de alguem que tivesse perdido um periquito.

O meu Freddy já está comigi há mais de um ano. Já era adulto quando o achei.

O meu problema é que ele é completamente anti-social.
Já tentei que convivesse com um canario, ja tentei com um mandarim e correu sempre mal.
Ele há uns meses que ja está sozinho, mas é muito agressivo. Não lhe conseguimos tocar e se nos apanha a jeito vem às grades da gaiola e dá uma bicada que faz sangue.

O meu problema é que ele quando vamos mudar a água, ou colocar comida ou vitaminas fica super-stressado. Nós pomos a mão muito devagar e fazemos tudo com movimentos calmos, mas ele fica completamente assustado, esvoaça e depois (isto é que me preocupa muito) fica tipo a "arfar" durante uma hora.
Fica ali a abrir e fechar o bico, mas não me parece aflito.

Já foi ao veterinario duas vezes, uma quando veio para cá e outra quando isto começou e o veterinario disse que ele está bem, não tem asma nem ácaros na traqueia.

Ele ainda é muito novinho, deve ter perto de dois anos e quero continuar sempre com ele, mas quero que esteja de boa saude e calmo. Alguém me pode dar uma ajuda?

Cumprimentos
Suri
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

segunda abr 03, 2006 1:41 pm

Olá!
Esse caso é um bocado estranho, se calhar ele pode ter andado alguns dias perdido antes de você o achar e poderá talvez ter-se tornado um pouco selvagem...Esta é a minha teoria em relação ao seu comportamento agressivo, mas espere outa resposta de alguem mais entendido ;)
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
Attila_portugues
Membro Veterano
Registado: quarta mar 30, 2005 9:56 pm

segunda abr 03, 2006 11:23 pm

ola
eu axo que devia comprar um perikito do sexo oposto, talx lhe aclme os animos!
boa sorte ;)
Budgerigarman
Membro
Registado: domingo mar 12, 2006 12:24 pm

segunda abr 17, 2006 2:02 am

Que tal arranjar companhia da própria espécie? É que se apanha uma ave mais fraca, tipo canário, é capaz de se converter em homicida! E os piris nem são caros, consigo arranjar a 5€.
Boa sorte!
jomasigo
Membro
Registado: quinta set 02, 2004 8:05 pm

terça abr 18, 2006 6:19 pm

Eu penso ke ou antes ou depois de voce o encontrar alguem o deve ter assustado.
talvez a colocaçao de outras raças junto dele o tenha afectado.
Leve as coisas com calma cada vez ke lhe der comer ou agua faça sempre o mesmo som.
tente ser sempre a mesma pessoa a tratar dele durante algum tempo ate ele se acalmar.
De-lhe pao molhado ovo cozido e alface sem quimicos de vez em quando e nunca tudo ao mesmo tempo.
Se possivel durante o dia ponha-o junto de uma janela para ele se distrair
e se possivel arranje-lhe uma companhia do sexo oposto
BOA SORTE
Kryxtyanu
Membro Júnior
Registado: segunda mar 28, 2005 11:16 am

quinta abr 20, 2006 5:15 pm

Eu acho que ele é assim porque alguem o assustou, ou entao ficou traumatizado por ter estado tempo a mais fora de seu ambiente normal, ter estado algum tempo sem comer, desorientado...
Acho que devia arranjar algum periquito para lhe fazer companhia*(os periquitos nao sao animais solitários), mas da mesma especie (periquitos) porque ele com outra especie vai brigar...
Tente tratar dele sempre a mesma hora, delhe muitas guloseimas (nao ponha e venha-se embora, ponha e deixe-se estar perto), e nao faça movimentos bruscos perto dele.

*eu tenho varios periquitos para venda, se estiver interessado contacte-me: [email protected]
Responder

Voltar para “Periquito”