duvidas sobre periquitos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
giraldo
Registado: segunda abr 24, 2006 11:58 am

terça abr 25, 2006 11:11 pm

há cerca de uma semana, ofereceram-me 3 periquitos (2 machos e uma fêmea) por falta de condições deixei os tres passaros na mesma gaiola, um viveirozinho normal, só que a fêmea se lembrou de começar as por os seu ovinhos. Um dos machos dá a entender que será o progenitor, pela forma como está sempre junto ao ninho, e a atenção que presta à fêmea. não tenho nenhuma certeza. Neste momento já tenho gaiolas com dimensão para o casal poder criar,
Pergunto:
- posso ou devo retirar o macho intruso?
- posso ou devo pegar no ninho, já com ovos, e transferir para uma gaiola com pelo menos o dobro do espaço? e sem o intruso?
-se por acaso o pai for a ave que eu estou a cnsiderar intruso?
- devo deixar os passaros na mesma gaiola , limitada em termos de espaço.
agradeço uma opinião de alguém mais experiente.

Um abraço Alentejano
Giraldo
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

quarta abr 26, 2006 9:41 am

Olá!
Eu vou tentar ajuda-lo...
Em primeiro lugar de uma coisa tenho a certeza, que não deve retirar a fêmea nem o sei ninho com os ovos pois pode correr o risco de esta abandonar os ovos...
Em relção ao macho intruso, tanto pode ser um como outro, ma tente ver se há cumplicidade entre o casal que suspeita...era bom era que conseguisse perceber quem era o casal, para epois retirar o outro macho...Tente observa-los mais vezes para poder tirar cnclusões...
Espero ter ajudado ;)
sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
marina81
Membro Veterano
Registado: segunda abr 17, 2006 2:29 pm

quinta abr 27, 2006 8:37 am

concordo com akilo k foi dito...
vai ter mesmo de descobrir qual dos machos é intruso...

um abraço
giraldo

quinta abr 27, 2006 8:07 pm

quero agradecer àqueles que se deram ao trabalho de me responder , e tb o meu cumprimento para todos.

quer então dizer que devo ter uma certeza! nunca a poderei ter , mas tenho a firme convicção que será o azulão.
Vou aguardar algum tempo e esperar alguns dias . No caso manter os três passaritos juntos, haverá previsivelmente, alguma recção agressiva quando nascerem as crias?

obrigado pela atenção

Um abraço Alentejano

Giraldo
zorbita
Membro Veterano

sexta abr 28, 2006 11:19 am

Olá!
Aí é que está o problema é que o pai pode n gostar da presença dos intruso :? mas tente ver se o casal que desconfia ser mesmo casal o é...veja qual o macho que permanece no poleiro junto ao ninho, que alimenta a fêmea, k a acaricia isso tudo irá a judar a perceber que é o intruso :lol:
sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
giraldo

segunda mai 01, 2006 9:53 pm

pois é..............
Tomei a decisão de retirar o macho "intruso" e acho que fiz bem.
O Casal continua mt apaixonado sempre cheio de miminhos, ele raramente sai de perto do ninho e por vezes , entra mesmo .
Já colocaram 6 ovinhos , e a minha duvida consiste na dimensão da gaiola ...........mas paciência , vão ter de se aguentar como estão

Um abraço Alentejano
Giraldo
zorbita
Membro Veterano

terça mai 02, 2006 11:34 am

Olá!
Acho que fez bem, se eles têm o comportamente que refere não tenha dúvidas que ejam mesmo o casal...quanto ás dimensões agora não pode fazer nada porque arrisca-se a que a fêmea abandone os ovinhos :|
Se nascerem pequeninos assim que lhes apeteça saem do ninho e mais tarde poderá separa-los dos pais...
Espero ter ajudado ;)
Sara
<p>Sara</p>
zorbita
Membro Veterano

terça mai 02, 2006 11:34 am

Olá!
Acho que fez bem, se eles têm o comportamente que refere não tenha dúvidas que ejam mesmo o casal...quanto ás dimensões agora não pode fazer nada porque arrisca-se a que a fêmea abandone os ovinhos :|
Se nascerem pequeninos assim que lhes apeteça saem do ninho e mais tarde poderá separa-los dos pais...
Espero ter ajudado ;)
Sara
<p>Sara</p>
giraldo

quarta jun 07, 2006 10:18 pm

olá, boa noite.

quero agradecer às pessoas que me quiseram ajudar, e já agora aproveito para contar o final da história:
destes seis ovinhos, estão quatro belas crias dentro do ninho, parece-me, e espero, que dentro de pouco tenho eles irão sair .
Mas continuo com uma duvida : se a fêmea é verde , o macho é azul, e o macho "intruso" é verde, a verdade é que todas as crias são verdes.
Será normal?

obrigado pela atenção
um abraço alentejano

Giraldo
Responder

Voltar para “Periquito”