há cerca de uma semana, ofereceram-me 3 periquitos (2 machos e uma fêmea) por falta de condições deixei os tres passaros na mesma gaiola, um viveirozinho normal, só que a fêmea se lembrou de começar as por os seu ovinhos. Um dos machos dá a entender que será o progenitor, pela forma como está sempre junto ao ninho, e a atenção que presta à fêmea. não tenho nenhuma certeza. Neste momento já tenho gaiolas com dimensão para o casal poder criar,
Pergunto:
- posso ou devo retirar o macho intruso?
- posso ou devo pegar no ninho, já com ovos, e transferir para uma gaiola com pelo menos o dobro do espaço? e sem o intruso?
-se por acaso o pai for a ave que eu estou a cnsiderar intruso?
- devo deixar os passaros na mesma gaiola , limitada em termos de espaço.
agradeço uma opinião de alguém mais experiente.
Um abraço Alentejano
Giraldo
duvidas sobre periquitos
Moderador: lamarosa
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
- Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta
Olá!
Eu vou tentar ajuda-lo...
Em primeiro lugar de uma coisa tenho a certeza, que não deve retirar a fêmea nem o sei ninho com os ovos pois pode correr o risco de esta abandonar os ovos...
Em relção ao macho intruso, tanto pode ser um como outro, ma tente ver se há cumplicidade entre o casal que suspeita...era bom era que conseguisse perceber quem era o casal, para epois retirar o outro macho...Tente observa-los mais vezes para poder tirar cnclusões...
Espero ter ajudado
sara
Eu vou tentar ajuda-lo...
Em primeiro lugar de uma coisa tenho a certeza, que não deve retirar a fêmea nem o sei ninho com os ovos pois pode correr o risco de esta abandonar os ovos...
Em relção ao macho intruso, tanto pode ser um como outro, ma tente ver se há cumplicidade entre o casal que suspeita...era bom era que conseguisse perceber quem era o casal, para epois retirar o outro macho...Tente observa-los mais vezes para poder tirar cnclusões...
Espero ter ajudado

sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
<p><strong>"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."</strong></p>
quero agradecer àqueles que se deram ao trabalho de me responder , e tb o meu cumprimento para todos.
quer então dizer que devo ter uma certeza! nunca a poderei ter , mas tenho a firme convicção que será o azulão.
Vou aguardar algum tempo e esperar alguns dias . No caso manter os três passaritos juntos, haverá previsivelmente, alguma recção agressiva quando nascerem as crias?
obrigado pela atenção
Um abraço Alentejano
Giraldo
quer então dizer que devo ter uma certeza! nunca a poderei ter , mas tenho a firme convicção que será o azulão.
Vou aguardar algum tempo e esperar alguns dias . No caso manter os três passaritos juntos, haverá previsivelmente, alguma recção agressiva quando nascerem as crias?
obrigado pela atenção
Um abraço Alentejano
Giraldo
-
- Membro Veterano
Olá!
Aí é que está o problema é que o pai pode n gostar da presença dos intruso
mas tente ver se o casal que desconfia ser mesmo casal o é...veja qual o macho que permanece no poleiro junto ao ninho, que alimenta a fêmea, k a acaricia isso tudo irá a judar a perceber que é o intruso
sara
Aí é que está o problema é que o pai pode n gostar da presença dos intruso

sara
<p>Sara</p>
pois é..............
Tomei a decisão de retirar o macho "intruso" e acho que fiz bem.
O Casal continua mt apaixonado sempre cheio de miminhos, ele raramente sai de perto do ninho e por vezes , entra mesmo .
Já colocaram 6 ovinhos , e a minha duvida consiste na dimensão da gaiola ...........mas paciência , vão ter de se aguentar como estão
Um abraço Alentejano
Giraldo
Tomei a decisão de retirar o macho "intruso" e acho que fiz bem.
O Casal continua mt apaixonado sempre cheio de miminhos, ele raramente sai de perto do ninho e por vezes , entra mesmo .
Já colocaram 6 ovinhos , e a minha duvida consiste na dimensão da gaiola ...........mas paciência , vão ter de se aguentar como estão
Um abraço Alentejano
Giraldo
-
- Membro Veterano
Olá!
Acho que fez bem, se eles têm o comportamente que refere não tenha dúvidas que ejam mesmo o casal...quanto ás dimensões agora não pode fazer nada porque arrisca-se a que a fêmea abandone os ovinhos
Se nascerem pequeninos assim que lhes apeteça saem do ninho e mais tarde poderá separa-los dos pais...
Espero ter ajudado
Sara
Acho que fez bem, se eles têm o comportamente que refere não tenha dúvidas que ejam mesmo o casal...quanto ás dimensões agora não pode fazer nada porque arrisca-se a que a fêmea abandone os ovinhos

Se nascerem pequeninos assim que lhes apeteça saem do ninho e mais tarde poderá separa-los dos pais...
Espero ter ajudado

Sara
<p>Sara</p>
-
- Membro Veterano
Olá!
Espero ter ajudado
Sara

Espero ter ajudado

Sara
<p>Sara</p>
olá, boa noite.
quero agradecer às pessoas que me quiseram ajudar, e já agora aproveito para contar o final da história:
destes seis ovinhos, estão quatro belas crias dentro do ninho, parece-me, e espero, que dentro de pouco tenho eles irão sair .
Mas continuo com uma duvida : se a fêmea é verde , o macho é azul, e o macho "intruso" é verde, a verdade é que todas as crias são verdes.
Será normal?
obrigado pela atenção
um abraço alentejano
Giraldo
quero agradecer às pessoas que me quiseram ajudar, e já agora aproveito para contar o final da história:
destes seis ovinhos, estão quatro belas crias dentro do ninho, parece-me, e espero, que dentro de pouco tenho eles irão sair .
Mas continuo com uma duvida : se a fêmea é verde , o macho é azul, e o macho "intruso" é verde, a verdade é que todas as crias são verdes.
Será normal?
obrigado pela atenção
um abraço alentejano
Giraldo