Queria colocar-vos uma situação que é a seguinte:
Tenho um piriquito com cerca de um ano, mansinho, falador e completamente doido, isto porque não pára quieto. Aqui há uns tempos começou a ter um comportamento estranho que nós considerámos ser devido à necessidade de acasalar. Nem vos sei explicar o que ele fazia, mas de certa forma até era engraçado, abanava-se e punha as penas todas eriçadas, agarrava-se a um dos brinquedos da gaiola, fazia barulho (ele e o brinquedo que tem um sino) e deitava um líquido que eu calculei que fosse o seu 'esperma'. Isto costumava ser logo de manhã.
Como calculei que fosse necessidade de acasalar comprei outro piriquito que a dona da loja garantiu que é uma fêmea, isto porque ela ainda é bebé. De facto ela parece ser fêmea, pois já começa a ficar com a cera castanhinha. A questão é que eles não se dão um com o outro!

Já sei que ela ainda não tem ainda idade para acasalar e não tem importância, porque eu decidi trazê-la não só para ele parar com aquele comportamento mas também para ter uma companhia. Ah, ele realmente nunca mais fez aquilo, se calhar agora tem vergonha!

Será que devo separá-los? Eles não lutam nem nada, simplesmente não se dão! Será que há alguma coisa que eu possa fazer?