Ajuda com periquita

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
magdasnpf
Registado: sexta nov 10, 2006 10:58 pm
Contacto:

sexta nov 10, 2006 11:33 pm

Boa noite,
Tenho dois periquitos. O periquito já o tenho desde 2001 e é muito fofinho, meigo, observador, comilão... a periquita tenho desde 2002 e é muito nervosa e anda sempre a chateá-lo, a ir para os sitios onde ele está o que por vezes torna-a chata e má.
Ela é mais sossegada que ele e há uns dias, cheguei ao pé da gaiola de manhã e tinha sangue numa narina. Como não aconteceu mais nada não dei muita importância, mas também não sei o que poderá ter sido.
O que me preocupa é que às vezes (com muito pouca frequência), ela parece vomitar as sementes que tem no papo e que ficam espalhadas pelo chão da cozinha, ao mesmo tempo larga um liquido viscoso transparente, tipo bába, com que se suja toda na cabeça e peito. Hoje aconteceu isso e ela esteve a comer banana uma hora antes. Ontem também aconteceu um pouco (mas só bába) e ela tinha lambido o papel de uma queijada de cenoura, mas já aconteceu ela fazer isso e não ter comido nada deste género. Também acho estranho o facto de ela nunca dar comida ao macho, só ele é que dá a ela (parece que ela não sabe dar).
O macho por sua vez come tudo e mais alguma coisa e anda sempre rijo!

Agradeço já a vossa ajuda. Obrigada! Cumps,
Magda
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

sábado nov 18, 2006 2:48 pm

Boa tarde....
Eu acho isso um bocado estranho, nunca vi os meus periquitos fazerem isso, mas trocarem comida sim é normal entre os casais (e mais tarde para alimentarem as crias)...mas tente fazer uma dieta só aà base de sementes apropriadas e não fornecer-lhe comida. Coloque também à sua diposição grit que é um género de uma "areia" (aspecto) que serve para ajudar na digestão das aves bem como tem sais minerais. Ela pode estar com algum distúrbio a nivel gástrico...penso eu por não acho que seja um comportamento normal de um periquito saudável :|
mas espero por outro opinião ;)
Sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
magdasnpf
Registado: sexta nov 10, 2006 10:58 pm
Contacto:

domingo nov 19, 2006 12:00 am

Olá Sara,
Ela já anda melhorzinha e não lhe tenho dado comida nenhuma além da comida dela. Eles têm na gaiola um cestinho com essas "pedrinhas" e até costuma ir lá comer. Também gosta muito do osso de choco (ele já não liga nenhuma a isso).
Tive a Piri separada 3 dias numa gaiola mais pequenina com um antibiotico na água que me receitaram numa loja de animais e comida. Até agora não voltou a vomitar. Hoje coloquei-a ao pé dele.
Ela não me parece muito saudável em comparação com ele que é muito mais activo, mas também pode ser o feitio...
Obrigada pela resposta,
Magda
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

domingo nov 19, 2006 11:03 pm

Olá Magda!
Fez bem em medica-la, mas é normla que ela ainda não esteja a 100% e que esteja pouco activa, mas não tarda esta bem ;)
Espero ter ajudado ;)
Sara
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
Responder

Voltar para “Periquito”