novo cá! algumas duvidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
pferreirao
Registado: sábado fev 24, 2007 6:43 pm

sábado fev 24, 2007 7:10 pm

Boas!! sou novo por cá,mas ja tenho periquitos desde agosto passado e quando estive a ler este forum reparei em algumas situaçoes que me deixaram preocupado, que sao: tenho um viveiro com cerca de 12 periquitos, alguns ja nasceram lá. neste momento tenho duas femeas no choco pq desde que contruí o viveiro numca tirei de la os tres ninho e penso que a femea mais nova foi "galada" por um irmao. sera que alguem me podiam esclarecer se existe algum problema em eu ter os meus periquitos assim? pq o meu objectivo nao é ser criador mas tambem nao me importo de ter mais periquitos!! so fiquei preocupado pq li alguns topicos e reparei que ha pessoas que fazem certas coisas que nunca imaginei como por ex: tirar os ninhos no inverno
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

sábado fev 24, 2007 8:34 pm

Aconselho-o a retirar o ninho, pois assim os periquitos estarão sempre a criar e será um grande desgaste para eles (especialmente para as fêmeas). Penso que no máximo as fêmeas só deverão criar 3 vezes por ano (eu pessoalmente só lhes permito criar duas vezes por ano, para evitar ao máximo o desgasto delas). Penso que também deve evitar criações entre irmãos, pelo que já me informei, pode dar origem a crias com defeciências... :D
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

sábado fev 24, 2007 8:49 pm

Mas não há qualquer problema em criar os periquitos num viveiro! São uma espécie muito sociável e que cria muito bem em comunidade! Mas aconselho-o realmente a controlar melhor o número de criações anuais :wink:
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
Budgerigarman
Membro
Registado: domingo mar 12, 2006 12:24 pm

quarta fev 28, 2007 3:36 am

Por exemplo:
Para evitar consanguinidade entre as aves será melhor separar em gaiolas os casais que quiseres formar, e só depois soltá-los no viveiro. Assim não haverá acasalamentos entre irmãos, fomentando assim a saudável troca genética entre aves não aparentadas.
Boa sorte! :wink:
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

sexta mar 02, 2007 12:05 pm

Eu separei casais e quando os juntei na gaiola grande...trocaram de par...

Já nem nos periquitos podemos confiar....ainda por cima...o amarelão distribui carinho por duas meninas... não se admite! :D
Responder

Voltar para “Periquito”