novo cá! algumas duvidas
Moderador: lamarosa
-
- Registado: sábado fev 24, 2007 6:43 pm
Boas!! sou novo por cá,mas ja tenho periquitos desde agosto passado e quando estive a ler este forum reparei em algumas situaçoes que me deixaram preocupado, que sao: tenho um viveiro com cerca de 12 periquitos, alguns ja nasceram lá. neste momento tenho duas femeas no choco pq desde que contruí o viveiro numca tirei de la os tres ninho e penso que a femea mais nova foi "galada" por um irmao. sera que alguem me podiam esclarecer se existe algum problema em eu ter os meus periquitos assim? pq o meu objectivo nao é ser criador mas tambem nao me importo de ter mais periquitos!! so fiquei preocupado pq li alguns topicos e reparei que ha pessoas que fazem certas coisas que nunca imaginei como por ex: tirar os ninhos no inverno
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm
Aconselho-o a retirar o ninho, pois assim os periquitos estarão sempre a criar e será um grande desgaste para eles (especialmente para as fêmeas). Penso que no máximo as fêmeas só deverão criar 3 vezes por ano (eu pessoalmente só lhes permito criar duas vezes por ano, para evitar ao máximo o desgasto delas). Penso que também deve evitar criações entre irmãos, pelo que já me informei, pode dar origem a crias com defeciências... 

<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm
Mas não há qualquer problema em criar os periquitos num viveiro! São uma espécie muito sociável e que cria muito bem em comunidade! Mas aconselho-o realmente a controlar melhor o número de criações anuais 

<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
-
- Membro
- Registado: domingo mar 12, 2006 12:24 pm
Por exemplo:
Para evitar consanguinidade entre as aves será melhor separar em gaiolas os casais que quiseres formar, e só depois soltá-los no viveiro. Assim não haverá acasalamentos entre irmãos, fomentando assim a saudável troca genética entre aves não aparentadas.
Boa sorte!
Para evitar consanguinidade entre as aves será melhor separar em gaiolas os casais que quiseres formar, e só depois soltá-los no viveiro. Assim não haverá acasalamentos entre irmãos, fomentando assim a saudável troca genética entre aves não aparentadas.
Boa sorte!

- Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
- Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-
Eu separei casais e quando os juntei na gaiola grande...trocaram de par...
Já nem nos periquitos podemos confiar....ainda por cima...o amarelão distribui carinho por duas meninas... não se admite!
Já nem nos periquitos podemos confiar....ainda por cima...o amarelão distribui carinho por duas meninas... não se admite!