Como cuidar de piriquito com patas deformadas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
Anira
Mensagens: 2
Registado: segunda set 29, 2008 8:23 pm

terça set 30, 2008 9:17 pm

Boas,
Encontrei um piriquito, na minha varanda à 3 dias, não sei que idade tem, nem o sexo. Parece ser adulto, mas o que me chamou atenção foi as patas, porque ele não consegue empoleiar-se, como aves fazem normalmente, fica apenas no chão. As patas têm alguma força, mas não conseguem "agarrar".Voa, bem, mas está muito debilitado. Levei de imediato ao veterinário da minha zona, que me disse que não eram patas partidas, que ele tem aparentemente bom aspecto, mas acha que é deformações na pata que podem ser de nascença ou traumáticas, mas como não tem experiencia com aves, não me pode confirmar nada, receitou vitaminas na agua e vitaminas para dar em seringa, e tentar "treina-lo" a utilizar o poleiro.
Pesquisei na net sobre assunto, mas pouco encontrei. Pedi uma segunda opinião a um outro veterinário, que me indicou o mesmo, que o outro, acrescentando que poderia ser paraplegia traumatica, após algum ataque de um animal...enfim remetendo-me para procurar um especialista.
Bem, neste momento arranjei um gaiola, com relativamente espaço, pus os poleiros o mais rente ao chão, como a comida e a água. Por minha supresa, ele tentou se "agarrar" às paredes da gaiola de uma forma muito estranha, tentando "escalar" com a ajuda do bico, mas tem imensas dificuldades.
Para além de assustado, parece desorientado, mas sempre curioso, isto são expeculações minhas, já que não tenho nenhuma experiência com aves, apenas tenho uma gata novinha com 1 ano, que está a se "ambientar" com recém chegado, até agora tudo bem.

Vinha aqui então pedir ajuda conselhos, porque gostava de poder dar conforto e alguma qualidade de vida, a este periquito que apareceu, acerca de adaptações na gaiola, da alimentação. Ou mesmo devolver ao dono, que nesta zona, ainda nao deu sinal.
Se souberem de algum veterinário especialista, ou centro de reabilitação, agradeço.

Obrigada pela atenção.
Paty_LP
Membro Veterano
Mensagens: 740
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
Localização: 3 Gatos;
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

terça nov 11, 2008 4:29 pm

Como está ele, actualmente?
Conseguiu encontrar um especialista?
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
Responder

Voltar para “Periquito”