ovo estava preso, Ajudaaaaaaa

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Periquito! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: lamarosa

Responder
luigibat
Membro
Mensagens: 74
Registado: segunda jun 09, 2008 8:50 pm

quinta jul 16, 2009 10:54 pm

Boa noite, há cerca de uma hora verifiquei que a minha piriquita (que está sozinha na gaiola) tinha um ovo preso à cloaca na zona exterior, estando este coberto por uma membrana. Consegui passado algum tempo e com água morna e soro fisológico tirar-lho. Reparei contudo que já havia uma parte dessa pele que estava rasgada.

Neste momento a minha piriquita está na gaiola mas a massa de pele (não que parte do aparelho reprodutor será) não entrou para dentro, tal como podem ver pelas fotos.gostava de saber o que eu posso fazer mais pois ela não está nada bem (o que é normal tendo em conta isto).

Será que eu podia ter evitado isto acontecer?

Imagem
Imagem
Periquita007
Membro
Mensagens: 63
Registado: sexta jan 16, 2009 3:51 pm

domingo jul 19, 2009 11:04 am

Tens de ter cuidado pos a tua periquita deve estar muito sensivel ....

Acho melhor dirigires-te a uma loja de animais... e se a periquita tiver nesse estado,,, leva ela dentro da gaiola com a caixa de ninho e mostra a eles pa ver os que eles dizem...normalmente eles iram-te explicar tudo
:wink: e ás vezes até podem receitar alguma pomada ou algo assim...


Boa sorte!! :D vai correr tudo bem...
luigibat
Membro
Mensagens: 74
Registado: segunda jun 09, 2008 8:50 pm

segunda jul 20, 2009 10:46 pm

Obrigado, mas ela morreu durante a noite :( . Ainda a embrulhei para ficar quente mas ela já estava em choque.

Pelo que já estive a ler é muito dificíl nestes casos eles safarem-se, deve-se colocar água morna(não esquecer que a temperatura não pode ser muito alta) ou azeite para ajudar na expulsão do ovo. E depois é esperar.
zorbita
Membro Veterano
Mensagens: 766
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

quarta set 23, 2009 5:32 pm

Ja passou algum tempo da colocação do tópico mas resolvi escrever...
Para evitar que os ovos fiquem presos, a ave deve ter à disposição uma pedra de cálcio enquanto esta na época de criação, porque o ovo preso é falta de calcio.
Espero ter ajudado em alguma coisa, futuramente, e lamento ter perdido a pequenina :(
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
CH2O2
Membro Veterano
Mensagens: 740
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

sexta out 15, 2010 12:48 am

Lamento que a tua periquita tenha morrido. Por experiência sei que o ovo preso acontece principalmente a fêmeas jovens na primeira postura durante o tempo frio. Se as tua gaiolas estão num local exposto à temperatura ambiente, retira os ninhos durante o inverno para que as fêmeas não tenham vontade de acasalar.

Boa sorte
Responder

Voltar para “Periquito”