hundRed Escreveu: Meu caro(a), não se trata de fundamentalismos, mas sim de algum bom senso, existem milhares de cães que são abatidos nos canis municipais, sem contar com outras organizações. Quanto ao acto de comprar um cão, é preciso que as pessoas ganhem consciência que os ditos Criadores de LOP não têm feito mais que apurar defeitos das raças, fruto de consanguinidades e afins, vou dar um exemplo, à vários anos que tenho sido dono de Huskys, tendo mesmo participado em várias provas de Mushing, todos os meus cães são puros e todos eles foram adoptados e tirados da rua, e curiosidade das curiosidades, sabem que a caracteristica que tanto relacionamos com os huskys os ditos olhos azuis, não são uma caracteristica da raça, de facto huskys de olhos azuis eram raros, mas fruto da valorização destes exemplares, os criadores foram apurando a raça com uma série de consaguinidades, e hoje a raça sofre com isso, têm problemas de cataratas e 1 em cada 2 huskys vem a sofrer de displasia da anca e diabetes! Outra noticia, posso te garantir que a grande maioria dos cães de raça com LOP não são filhos de quem dizem ser no registo, cheguei a conhecer uma cadela campeã samoiedo que por obra e graça teve 17 ninhadas no mesmo ano!!!! Quanto ao problema de doenças de um cão adoptado, meu amigo(a) isso tens com qualquer anmal, e pelo preço que irias pagar pela compra, dava e chegava pra fazer análises / exames (displasia da anca,leshmaniose, etc) e ainda sobra.

Ai sim??
(Deve ter tido um cio a cada 40 dias... e deve ter andado grávida de várias ninhadas ao mesmo tempo)

Ainda por cima campeã! Esse ser não é uma cadela meu amigo, é Deus encarnado!