conselhos para uma novata em caniches.

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Caniche! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Soulgirl

jujubele
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Localização: Snoopy - FALECIDO 24/05/2010
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quinta nov 20, 2003 11:47 am

A todos os experientes em caniches, gostaria que me esclarecessem em algumas questoes:

1 - O caniche, costuma comer pouco?
E que a minha Rita (tem 7 semanas) come pouquissimo. Mal toca na raçao seca , parece que nunca tem fome. A VET diz que ela está optima de saude para eu nao me preocupar, mas nao consigo.

Como nao a consigo ver sem comer costumo dar-lhe leite de cachorro com nestum á colher durante a noite, ás 4 h da manha e as 7 da manha, alternando com raçao picada na picadora e misturada no leite.

Como saio de casa ás 7:30 para o meu emprego e a minha mae nao lhe consegue dar assim o comer faço este pequeno sacrificio. Durante o dia ela mal petisca e quando eu chego a casa ás 19:00 h volto a dar-lhe o referido leite de cachorro com nestum , e dou-lhe a ultima refeiçao ás 23:00 h com raçao picada, e depois vou para a cama.

2 - E dificil ensiná-los a serem asseados ?
Gostaria que ela se habituasse a fazer num caixote como o dos gatos. E possivel?


3 - Como eu ja tinha referido anteriormente a Rita nao é uma caniche pura. Embora a mae seja uma caniche ana branca, o pai é um rafeiro muito pequeno , castanho de pelo comprido.
A mae da Rita teva 6 cachorros. Cinco deles nasceram completamente negros e um saiu castanho.
A rita foi a unica que embora tenha nascido toda preta com caracois de caniche tem vindo a mudar de cor. Neste momento tem uns "oculos" bejes, as 4 patas toads bejes , a parte de tras da cauda é beje, a barriga é branca, por baixo do pescoço é branca. E conforme os dias vao passando a cor clara vai alastrando. E normal isso acontecer nos caniches, ou isso deve-se á herança paterna ? E que os irmaos que nasceram pretos continuam pretos.

Fico a aguardar os v/ conselhos e obrigado pela v/ atençao.
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

quinta nov 20, 2003 11:49 pm

Olá Juju

Vamos por partes :

1 - Há Poodles ( que é o verdadeiro nome da raça ) que comem pouco e outros que comem bem. Cada cão é um caso diferente. No caso da sua Rita dificilmente ela vai tocar na ração seca enquanto continuar a dar-lhe o leite com Nestum. Acredito que lhe saiba muito melhor pelo que porquê comer a ração ?
Desde que não exista problemas clínicos , e isso só um vet pode atestar, desde que o cão ande esperto e activo não será grande preocupação ele não comer muito a não ser que comece a emagrecer demasiado.

2 - o Poodle é um cão muito inteligente pelo que aprende com muita facilidade. Todavia é um pouco rebelde fazendo-se muitas vezes distraído :). Não é impossível habituá-lo a fazer num sítio mas vai dar trabalho.

3 - Na maioria dos cães as cores á nascença sofrem algumas mudanças com o avançar da idade até á adolescência. NUns casos existem alterações mais acentuadas e noutros mais suaves. É evidente que os genes dos progenitores têm influência e consoante as combinações destes que prevalecem no cachorro assim as diferenças entre a ninhada.

Saudações
jujubele
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Localização: Snoopy - FALECIDO 24/05/2010
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

sexta nov 21, 2003 10:10 am

Muito obrigado boerboelfan pelos seus conselhos e esclarecimentos.
Quanto á comida da Rita eu nao lhe dou só nestun, tambem lhe dou a raçao cachorros da Royal Canin, só que pico a raçao na picadora e depois junto com leite para cachorro, tambem da RC e dou-lho á colher. Para ela é um sacrificio, e nao gosta nada, nem do Nestum.
Mas vou seguir o seu conselho e nao lhe dar nada, pode ser que coma a raçao seca dela.
Ela ás vezes tenta comer a raçao do meu Snoopy, mas a raçao é muito grande e tenho medo que ela se engasgue. Se eu lha partir nao a quer comer.
Isso é que ela tem um feitiosinho....
Mais uma vez o meu muito obrigado.
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

sexta dez 19, 2003 11:38 pm

Olá jujubele

Então como vai a sua Rita ?

Saudações
Lady_girl
Membro Veterano
Mensagens: 1027
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cadela, 1 gato, 2 periquitos e 3 tartarugas

quarta jan 14, 2004 2:53 pm

boerboelfan Escreveu: Olá Juju

2 - o Poodle é um cão muito inteligente pelo que aprende com muita facilidade. Todavia é um pouco rebelde fazendo-se muitas vezes distraído :). Não é impossível habituá-lo a fazer num sítio mas vai dar trabalho.
a minha poodle, em 12 anos de existência, nunca deixou de fazer xixi em tudo quanto é sítio...embora soubesse perfeitamente que xixi era lá fora...qd via a porta fechada...tinhamos a carpete molhada...(infelizmente agora já não ando a limpar as asneirinhas dela :cry: )
boerboelfan Escreveu: 3 - Na maioria dos cães as cores á nascença sofrem algumas mudanças com o avançar da idade até á adolescência. NUns casos existem alterações mais acentuadas e noutros mais suaves. É evidente que os genes dos progenitores têm influência e consoante as combinações destes que prevalecem no cachorro assim as diferenças entre a ninhada.

Saudações
a minha quando veio cá para casa era preta, com as botinhas brancas, quando cresceu, o que era preto passou a cinzento... (que saudades... :( )
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

quarta jan 14, 2004 9:39 pm

Lady_girl Escreveu:
a minha poodle, em 12 anos de existência, nunca deixou de fazer xixi em tudo quanto é sítio...embora soubesse perfeitamente que xixi era lá fora...
boerboelfan Escreveu:
Olá Lady_girl

O meu , que tem sete anos e foi ensinado , volta não volta descuida-se . O problema é que os outros machos começam a pensar que podem fazer o mesmo.Por isso ,adoptei temporáriamente a solução da fralda e , curiosamente , com esta já não tem vontade de fazer nada :)

Saudações
Lady_girl
Membro Veterano
Mensagens: 1027
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cadela, 1 gato, 2 periquitos e 3 tartarugas

domingo jan 25, 2004 11:19 am

boerboelfan Escreveu: Olá Lady_girl

O meu , que tem sete anos e foi ensinado , volta não volta descuida-se . O problema é que os outros machos começam a pensar que podem fazer o mesmo.Por isso ,adoptei temporáriamente a solução da fralda e , curiosamente , com esta já não tem vontade de fazer nada :)

Saudações

Um cão??????????????? De fralda?????????????????? E uma fotografia não há??? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Tou a imaginar o canito a correr com a fralda nas traseiras... ;)
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

domingo jan 25, 2004 11:16 pm

Lady_girl Escreveu:

Um cão??????????????? De fralda?????????????????? E uma fotografia não há??? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Tou a imaginar o canito a correr com a fralda nas traseiras... ;)
É uma fralda das descartáveis da Dodot de bebés :) mas resulta. É que para ele ainda existem essas , agora se fosse para os outros já seria mais difícil pois teria que ser tamanho ultra...ultra...ultra Large :)

Saudações
cpereira
Membro
Mensagens: 97
Registado: segunda dez 16, 2002 2:30 pm

sexta abr 02, 2004 10:51 am

Pois é !!
A minha Minie que é uma caniche,tem 7 anos e muito sinceramente é muito porquita!
Faz as necessidades onde calhar :?
Já não há nada a fazer!

Em relação a comida , tambem come muito pouco, parece que petisca só!
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

sábado abr 10, 2004 11:53 am

cpereira Escreveu: Pois é !!
A minha Minie que é uma caniche,tem 7 anos e muito sinceramente é muito porquita!
Faz as necessidades onde calhar :?
Já não há nada a fazer!

Em relação a comida , tambem come muito pouco, parece que petisca só!
Pois é cpereira. Os Poodles apesar de muito inteligentes e aprenderem com muita facilidade têm dois grandes defeitos : teimosos e pilhas Duracell. :)

Saudações
poupasecarolina
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: domingo jan 18, 2004 3:29 am
Localização: Cães e canários

sexta abr 23, 2004 9:46 pm

Olá a todos,

Eu tenho dois, o Poupas e a Carolina ( ela é mais da minha mãe do que minha), com 7 e 1 anos respectivamete e têm feitios completamente diferentes: ele come pouco, é muito desconfiado, morde frequentemente e detesta tomar banho; ela é capaz de andar a pedir comida a toda a hora, é extremamente meiga, incapaz de morder e gosta de tomar banho.
Mas, no que diz respeito às necessidades, são muiiiito asseados, especialmente o Poupas. A Carolina levou-nos ao desespero até ao 7 mês, mas depois entrou nos eixos. Mas, enquanto ele vai duas ou três vezes à rua, ela tem que ir três ou quatro.
No entanto, de cada vez ela faz só um xi-xi e ele é capaz de fazer uns dez.

O que é preciso é ser firme e não dar mimos demais, senão não fazemos nada deles.
Eu ensinei o Poupas a ser asseado, fazendo umas tristes figuras na rua: cada vez que ele ... ou ... elogiava-o muito em voz alta e fazia-lhe festas. As pessoas até julgavam que eu era parva, mas de facto resultou muito bem. :oops: :D
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

sexta abr 23, 2004 11:21 pm

Olá poupasecarolina

Os Poodles ( caniches para quem preferir ) como inteligentes que são aprendem com muita facilidade e desde que ensinados , de uma forma geral são asseados. O problema com o meu não é o de ele não ter sido ensinado é uma questão de marcação de território por causa dos outros dois machos. E como é o mais velho, e apesar de ser um minorcas ao pé dos outros, pensa que é alguém :):)

Saudações
poupasecarolina
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: domingo jan 18, 2004 3:29 am
Localização: Cães e canários

sábado abr 24, 2004 7:20 pm

Na verdade o meu tem um feitiozinho terrível. Não se pode chegar a nenhum cão, porque tenta logo morder e como normalmente os outros têm a boca maior, corre sempre o risco de levar uma boa dentada.

Se algum cão grande sem trela vem ter com ele, tenho que lhe pegar ao colo. Claro, quem vê pensa que eu estou a proteger o "lulu", mas nem imaginam que quando ele abre a boca para morder ninguém o pára...

Aliás, todos cá em casa já levaram uma bela dentada dele. Algumas pessoas dizem que é da educação, mas já tive cães anteriormente e nenhum mordia.
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

sábado abr 24, 2004 8:32 pm

Ola pupasecarolina

Na realidade os caniches não são cães de se fiar muito.Confesso que tenho muito mais confiança nos meus outros que no caniche. Também já levei uma dentadinha do meu mas confesso que foi numa situação especial. è que ele armou-se em " carapau de corrida " tendo tido a leveidade de passar á frente da minha Rott e ela não costuma perdoar desaforos desses :):) . Por isso tive que meter as mãos entre a Rott e o PA para sacar o caniche senão ............. era uma vez um caniche. Em resumo foi o desgraçado que acabou por me morder. Mas acabei por desculpá-lo dado que ele já nem sabia o que estava a fazer apenas a pensar que era desta que ia para os anjinhos :):)
Porém também sabemos que a maioria dos incidentes são com cães de raças pequenas e , nomeadamente caniches.

Saudações
Soulgirl
Membro
Mensagens: 199
Registado: quarta nov 06, 2002 5:47 am
Localização: 3 Caniches (1 cão, 2 cadelas), 1 Hamster,Periquitos, Peixes Tropicais

domingo mai 02, 2004 2:14 am

Olá a todos :)
Eu como já devem saber, tive uma caniche que faleceu no ano passado e tenho agora uma com 1 ano e meio. A Kelly :oops: o amor da minha vida.
Posso-vos dizer que ela no primeiro ano, era de me deixar a chorar desesperada para comer. Pura e simplesmente não comia nada, tentei de tudo acreditem!
Agora curiosamente como tem passado mais tempo em casa da minha mãe, onde existem mais 3 em casa, tem comido mt bem.
Até a ração ela come com gosto, e engordou bastante. Até já tem uma barriguita :p
Em relação a ensinar a fazer as necessidades, não é de todo difícil. A minha, se a levar sempre à rua, não faz nada em casa. Chega a aguentar que eu saia, pra fazer.
Quanto ao ponto sobre a côr. Deve ter a ver com o pai de facto.
A minha, a mãe é cinzenta e o pai preto. Ela saiu preta com uns pelinhos brancos pelo meio. Mas não aclara mais.
Espero ter ajudado e mts felicidades com a sua minorca! :)
Até breve!
Responder

Voltar para “Caniche”