Destartarização

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Caniche! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Soulgirl

Responder

Destartarização ou não?

Tártaro fatal?
1
13%
Destartarizar um caniche?
7
88%
 
Total de votos: 8
martinha6
Mensagens: 1
Registado: quinta jan 11, 2007 10:06 pm

quinta jan 11, 2007 10:22 pm

Boa noite.
Eu tenho uma cadela de raça caniche com 11 anos de idade que sofre do famoso tártaro. Sei que se não lhe fizerem uma destartarização pode ficar com várias infecções em vários orgãos e pode morrer, por outro lado, se se fizer a destartarização pode ser fatal ,uma vez que, esta raça caniche é muito sensivel as anestesias gerais principalmente com esta idade.
O que me aconselham?
Patraka
Membro
Mensagens: 90
Registado: sábado abr 05, 2003 4:45 pm

sexta ago 01, 2008 2:09 pm

a minha luna já fez uma pequena destartarização e não precisou de levar anestesia geral...só uma fraquinha... :roll:
Lorpan
Mensagens: 8
Registado: quarta jun 28, 2006 7:40 am

sexta out 24, 2008 7:58 am

Olá!
Só te posso dizer que o meu caniche, de 13 anos, teve bastantes problemas, que a vet anterior dizia serem dos ossos e agora descobriram que era de uma infecção que tinha, possivelmente vinda da boca. Tem um sopro no coração e tinha de ser anestesiado totalmente. Era um perigo. Mas tinha de ser feito se não mais cedo ou mais tarde acontecia-lhe novamente a mesma coisa! A limpeza foi feita na Quarta-feira e hoje está em casa, feliz da vida, parece que não foi nada com ele!

Não quer dizer que corra sempre bem! Também não quer dizer que corra mal! A única coisa que aconselho é a falar com o veterinário e depois pensares bem: confio nele/a? Inspira-me confiança? Se sim, então ouve o seu conselho! Já aprendi (custou mas lá cheguei :oops:) que não há ninguém melhor que o vet para te aconselhar e se for um bom vet, mesmo com risco, conseguem tratar do animalzinho! Se não confias nele/a, pede uma segunda opinião. Não há mal nenhum nisso!
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

terça ago 23, 2011 8:48 am

Desculpem desenterrar este tópico mas acho o tema muito importante e há uma certa desinformação das pessoas sobre o assunto.

Se me permitem vou explicar um pouco sobre o problema, a sua causa e como se pode prevenir.
(Disclaimer: não sou profissional em medicina veterinária, nem tão pouco sou expert no assunto mas informei-me o melhor que pude junto do veterinário e quero simplesmente trocar experiências e conhecimentos que adquiri. Agradeço qualquer correcção que possam fazer mas dispenso comentários jocosos, rudes ou que discordem só por discordar)

O tártaro nos cães é muito perigoso principalmente quando chega às gengivas. É uma fonte de bactérias que podem entrar na corrente sanguínea e afectar órgãos vitais, o que pode muito bem ser fatal principalmente num animal já com uma certa idade.

A causa do tártaro advém dos alimentos (do tipo dos alimentos, em concreto) e de o cão usar pouco ou muito pouco os dentes para mastigar (a acção de mastigar além de fortalecer o maxilar ajuda a remover o tártaro).

Reparem que se o cão come comida caseira ele praticamente não mastiga, simplesmente devora a comida mas caso até mastigasse não teria muito efeito na remoção do tártaro pois trata-se de comida muito mole. A ração húmida não é muito melhor daí geralmente se dizer que a ração seca é a mais indicada para os cães não só pela nutrição destes mas também porque ajuda a que eles mastiguem algo mais "rijo" que ajude a remover o tártaro.

Não quer isto dizer que toda a ração seca seja eficaz na prevenção do tártaro ou que seja suficiente! Pelo contrário, é preciso dar ossos aos cães para eles irem roendo, ao fazerem reparem que eles mastigam muito o que ajuda à remoção do tártaro. Não tem de ser ossos desses que se compram nas lojas de animais, pode muito bem ser um osso de vaca (aconselhem-se com o vosso veterinário sobre que tipo de osso de vaca e se devem ou não cozer, eu sinceramente já não me lembro o que disse o meu veterinário na altura :( ).
Caso achem que está acumular tártaro à mesma (ou simplesmente queiram auxiliar a prevenção) podem também escovar os dentes dos cães com pastas de dentes próprias ou meter pasta de dentes com o dedo (caso o cachorro não vos deixe ir lá com a escova), mais uma vez se optarem por esta via aconselhem-se com o veterinário sobre que pasta usar.

Como saber se o vosso cão tem um problema de tártaro? Se o vosso cão tem literalmente placas de castanho nos dentes ou dentes muito castanhos; mau hálito (não é suposto os cães não terem mau hálito, ponto); gengivas inflamadas; dificuldade a comer ou perda de apetite então é provável que tenha tártaro e devem consultar um veterinário (não precisa de ter todos estes sintomas).

=================

Em relação à destartarização, caso alguma vez tenham de fazer uma ao vosso cão não se assustem. O procedimento é simples e nem sempre implica uma anestesia geral.

Vou falar-vos do meu caso que é muito parecido com o do primeiro post: o meu poodle anão de 11 anos, com um problema hepático e cardíaco (taquicardia sinusal) teve de fazer uma destartarização com anestesia geral (estava numa lástima com tártaro nas gengivas, não havia outra opção).
Como é natural fiquei preocupada pois ele já é velhote e tinha alguns problemas mas o veterinário explicou-me o procedimento, que medicação tinha de fazer antes para ter níveis normais e seguros para a anestesia (por causa dos problemas hepáticos e cardíacos), medicação pós-tratamento, etc etc. Além disso garantiu-me que nunca iria fazer o procedimento se verificasse que os níveis hepáticos e cardíacos não estavam bons para o procedimento.
Bem, a medicação que tomou antes de facto baixou os níveis elevados que tinha do fígado para valores nunca dantes vistos no meu cão e o coração foi monitorizado durante a manhã antes do procedimento e esteve igualmente bem (por causa da medicação que ele toma). O procedimento foi feito sem problemas, nem vomitou a anestesia nem nada (era suposto estar em jejum mas tive de dar uma pequena bolinha de pão com a medicação da manhã) e estava animado quando o fui buscar ao fim do dia. Esteve a fazer 1 mês de medicação para o fígado por precaução por ter sido anestesiado mas correu tudo muito bem :)

E aqui fica o meu testemunho, a ideia é deixar um pouco mais tranquilos os donos de cães mais velhotes, que até podem ter algumas problemas de saúde, que tenham de fazer uma destartarização com anestesia.
Claro que cada caso é diferente mas o importante é falarem e esclarecerem-se muito bem com o vosso veterinário, terem plena confiança no veterinário (ser o médico do vosso cão há algum tempo, saber o historial dele, vocês próprios acharem-no competente, etc) e acima de tudo cumprirem escrupulosamente a medicação (e os horários desta) receitada pelo veterinário.
Responder

Voltar para “Caniche”