Olhos inchados

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Tartaruga De Faces Rosadas! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
ptomas
Registado: domingo mai 07, 2006 1:03 pm

domingo mai 07, 2006 1:16 pm

Boas.
A minha tartaruga esteve a hibernar bastante tempo (de Dezembro até Abril), e agora que "acordou" verifico que tem os olhos inchados.
Ao que julgo saber isso deve-se a carências de vitamina A e cálcio, e o tratamento passa pela aplicação de uma pomada e de gotas na água. O que gostaria de saber é o nome quer da pomada quer das gotas´e, já agora, onde as posso adquirir...?
Obrigado!

PS-Aproveito para colocar mais 2questões:
-Sei que a altura de água no aquário deve ser no minimo 2x o comprimento da carapaça...no entanto, ainda antes da hibernação quando colocava assim tanta água, a tartaruga parecia meio perdida, e comia bastante menos...quando a altura de água era apenas suficiente para cobrir a carapaça, ela movimentava-se bastante mais e comia também mais...assim, o que devo fazer?!
-Gostaria de saber o modo de funcionamento dos aquecedores e os seus custos...(Já que tendo a tartaruga há apenas um ano, ainda não coloquei o dito aquecedor no aquário).
Obrigado mais uma vez!
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo mai 07, 2006 3:03 pm

ptomas Escreveu: . O que gostaria de saber é o nome quer da pomada quer das gotas´e, já agora, onde as posso adquirir...?
A nivel ocular, costumo utilizar o Eye Cleaner da Jbl. No entanto o melhor é se dirigir a um veterinário ou a uma loja credenciada.
PS-Aproveito para colocar mais 2questões
-Sei que a altura de água no aquário deve ser no minimo 2x o comprimento da carapaça...no entanto, ainda antes da hibernação quando colocava assim tanta água, a tartaruga parecia meio perdida, e comia bastante menos...quando a altura de água era apenas suficiente para cobrir a carapaça, ela movimentava-se bastante mais e comia também mais...assim, o que devo fazer?!
Para tartarugas aquaticas, quanto mais agua melhor ;)
Portanto, quando mais cheio estiver o aquario melhor será para ela. Apenas não se esqueça de lhe proporcionar uma zona seca.
-Gostaria de saber o modo de funcionamento dos aquecedores e os seus custos...(Já que tendo a tartaruga há apenas um ano, ainda não coloquei o dito aquecedor no aquário).
Obrigado mais uma vez!
Baratos e eficazes. O seus preços variam, dependendo da potencia (quanto maior o aquario, mais potencia é a necessario). O preço médio será de 12€.
REgulam-se os termostatos para a temperatura pretendida e coloca-se na agua. As simples as that.
Se tiver oportunidade investa num termometro, que lhe permitirá controlar a temperatura da agua.

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

domingo mai 07, 2006 4:36 pm

Boas.
A minha tartaruga esteve a hibernar bastante tempo (de Dezembro até Abril), e agora que "acordou" verifico que tem os olhos inchados.
Ao que julgo saber isso deve-se a carências de vitamina A e cálcio, e o tratamento passa pela aplicação de uma pomada e de gotas na água. O que gostaria de saber é o nome quer da pomada quer das gotas´e, já agora, onde as posso adquirir...?
Obrigado
Olá :D

Pelo que descreves a tua tartaruga, está com dificiência vitaminica mas nada como uma visita a um veterinário para lhe puder dar um acompanhamento devido, isto porque dependendo do grau de carência dela o procedimento varia.
Não me parece que se cure apenas com gotas ou pomadas.

Na minha opinião, uma tartaruga dessa idade não deveria ter hibernado na totalidade, uma vez que quando chegam às nossas mãos estão fragilizadas e sem quaisquer reservas, mas pronto, já está mesmo o que interessa é que se cure rápido.

Ela está a comer normalmente???

Está activa???

Aconselhava-te, a adicionares vitaminas próprias para este animal à àgua e á comida dela (ensopa-se numas gotas e depois dá-se a comer). Mas isto não dispensa a ida ao vet ;)
Sei que a altura de água no aquário deve ser no minimo 2x o comprimento da carapaça...no entanto, ainda antes da hibernação quando colocava assim tanta água, a tartaruga parecia meio perdida, e comia bastante menos...quando a altura de água era apenas suficiente para cobrir a carapaça, ela movimentava-se bastante mais e comia também mais...assim, o que devo fazer?!
Isto, parece-me dever-se ao facto de a água não estar aquecida, daí ela ficar mais contida.
Experimenta agora com o tempo mais quente a aumetar o nível da água para ver como se comporta. verifiva é se ela tem fácil acesso à zona seca/zona de banhos de sol :p

Quanto aos termóstatos a CindelP já te explicou.

Mais alguma dúvida é só dizeres ;)

As melhoras.
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo mai 07, 2006 11:19 pm

Nyara Escreveu: Quanto aos termóstatos a CindelP já te explicou.

As melhoras.
Boas Nyara,

Só uma pequena pergunta porque ja nao compro termostatos a algum tempo ... está generalizado 1W por 1L, estou a fazer confusão?

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

segunda mai 08, 2006 3:13 am

Boas Nyara,

Só uma pequena pergunta porque ja nao compro termostatos a algum tempo ... está generalizado 1W por 1L, estou a fazer confusão?
Sim é tb essa a imfo que tenho embora, quando se trata de mtos litros de água já é mellhor não nos basearmos nisso, pois tenho termostátos de 300w que não mantem nem 200L na temperatur regulada :?

Ptomas, lembrei de outra coisa relacionado com isto, se puderes na hora de escolheres o termóstato, procura um que tenha protecção para o caso de ela crescer um bocadito não haver problema de quebrar o mesmo, é que há uns com o vidro mto frágil até nós às vezes com um toque mais díistraído durante a limpeza os podemos partir :p ;)
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
ptomas

segunda mai 08, 2006 1:40 pm

Muito obrigado pela ajuda a ambos.
Respondendo às questões que colocaram: ela não come e, não estando completamente parada, também não está propriamente muito activa. Ainda há pouco mudei a água, metendo um pouco mais do que era costume, e metendo água mt ligeiramente mais quente (apenas semi-tépida...). Não sei se será coincidência, mas ela está a mexer-se bastante e já lhe consigo ver os olhitos. (Embora pareça que estão inchados e que as "palpebras" tapam parte dos olhos.)
Vou agora sair de casa para comprar o termostato e conversar com o senhor da loja acerca do problema...Se dentro de pouco tempo não verificar melhoras terei que levar o bicho ao veterinário!
Obrigado + 1vez.
Nyara
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 24, 2006 11:40 am

Como é que está a tartaruga? melhor espero ;)
<p>&nbsp;</p>
ptomas

quarta mai 24, 2006 5:14 pm

Olá!
A tartaruga já está boa! Come que se farta e não para quieta. Ah, e os olhos obviamente também já estão normais. :)
Obrigado por perguntar!
bombo
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 8:57 pm
Localização: cães, iguana, mts passaros, mts peixes, hamsters, coelhos anões, tartarugas

terça jun 13, 2006 8:09 pm

Oii Ptomas podes me indicar quais os procedimenos que tomaste para tratares da tua tartaruga??
É que estou com o mesmo problema e apesar de já ter lido bastantes tópicos ainda n sei bem concretamente o que fazer... ;)
Se me puderes indicar mais ou menos o que fizeste, os produtos que utilizastes...agradeço...

Obrigado
Bruno
ptomas

domingo jun 18, 2006 5:42 pm

Olá Bombo.
Bem...cada caso é um caso, por isso não sei se os procedimentos que eu tomei no caso da minha tartaruga, terão os resultados esperados no caso da tua.
De qualquer modo, o que eu fiz foi dirigir-me a uma loja de animais especializada onde me aconselharam a colocar umas vitaminas e aminoacidos na comida (devido ao longo período de hibernação), bem como um desinfectante ocular liquido para os olhos (que como disse em outros posts estavam fechados e ligeiramente inchados). Para além disso tive bastante cuidado com a água: visto ela não estar a ver quase nada, os restos de comida eram bastante mais abundantes, daí a necessidade de limpar com mais frequência a água.
No meu caso, passados 5 ou 6 dias a tartaruga estava boa...o que não significa que estes procedimentos sejam suficientes no caso da tua. Tenta ir a uma loja de animais especializada, falar do problema e talvez experimentar o mesmo tratamento. Caso não vejas resultados, o melhor mesmo é leva-la ao veterinario...
Boa sorte!
Nun0_Sant0s
Membro Júnior
Registado: sábado jun 24, 2006 4:53 pm

quarta ago 23, 2006 9:53 am

deve ser uma Edema das palpebras
Responder

Voltar para “Tartaruga De Faces Rosadas”