algumas duvidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Tartaruga De Faces Rosadas! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
cacaiadoida
Registado: quarta dez 27, 2006 1:31 am

quarta dez 27, 2006 1:45 am

Ola e Boa noite a todos,
Tenho uma tartaruguinha que eu vi nascer e chama-se Doida. Ela tem mais ou menos 3 meses. Na ocasiao do nascimento ela foi separada dos seus dois irmãos (ou irmãs) e as outras foram levadas por uma amiga.
Construi para a doida uma casa de 30x50 , tamanho acho eu bom pois ela mal cabe ainda na palma da minha mao. E muito pequena (uns 5cm). Ontem recebi aqui em casa as outras duas tartarugas para umas "ferias" pois minha amiga viajou. A principio elas estao se dando bem , nao houve nenhuma alteracao na sua vida. Tiro-as diariamente do aquaterrario para tomar sol em uma bacia de agua (sol da manha) e limpo o aquaterrario uma vez na semana.
As duvidas... Vejo muito uma tartaruga em cima da outra, as tartarugas desta idade ja se relacionam ? Nao as vejo subindo no segundo andar do aquaterrario e isso me preocupa muito. Elas ficam muito tempo embaixo d'agua nadando muito e batendo no vidro . E normal ? Elas dormem totalmente embaixo d'agua com a cabeca esticada... e normal ? Elas disputam comida e preferem o camarao as outras racoes ? Uma delas esta com um pequeno descamado no casco ? E algum sinal de doenca ?
Posso colocar uma Beteira (peixe beta) dentro do aquario como decoracao ou deixara elas nervosas ?
Enfim , aguardo noticias de vcs e no que puderem ajudar sera otimo. em breve mando fotiiinhos da Doida, do Michelangelo e do Leonardo
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

sexta dez 29, 2006 12:40 pm

Olá :D

Vou tentar ajudar com as suas dúvidas ;)
cacaiadoida Escreveu: As duvidas... Vejo muito uma tartaruga em cima da outra, as tartarugas desta idade ja se relacionam ?

Penso que aqui se está a referir em relacionamento como acasalamento não é?
Se é isso, a resposta é não ;)
Elas ainda são bébes e só atinguem a sua maturidade sexual por volta dos 5/6 anos ;)
Esse comportamento que observa de se locarem umas em cima das outras é quando estão ao sol? normalmente elas fazem isso, quer em pequenas ou em adultas, acho que é uma tentativa de ficar mais alto e consequentemente apanhar mais calor 8)
cacaiadoida Escreveu: Nao as vejo subindo no segundo andar do aquaterrario e isso me preocupa muito.Elas ficam muito tempo embaixo d'agua nadando muito e batendo no vidro . E normal ?

Nadar é o passatempo preferido delas :D

O raspar no vidro, acontece geralmente quando ainda não se acostumaram com a nossa "casa", com o tempo custumam perder esse comportamento, excepto quando nos vêm e começam logo a pedir comida :p
Elas só sobem para as zonas secas para descaçar e panhar calor, vindo do sol ou de meio artificial como uma lâmpada ;)

cacaiadoida Escreveu: Elas dormem totalmente embaixo d'agua com a cabeca esticada... e normal ?

É normal sim, não tem com que se preocupar :D

cacaiadoida Escreveu: Elas disputam comida e preferem o camarao as outras racoes ?

Disputar os alimentos é também um comportamento normal, é o sentido de sobrevivência!

Quanto ao camarão seco para tartarugas é como um chocolate para uma criança!
O camarão é um alimento pobre em nutrientes, minerias e vitaminas por isso não deve ser o alimento base ;)
Pode dar-se apenas de vez em quando como uma goluseima. A melhor alimentação são os granulados especificos para tartarugas aquáticas, no seu caso procure alimento para tartarugas bébes ;)
Pode ainda dar alguma fruta cortadinha (nada de fruta cítrica) e legumes de folha escura (nada de alface ;) )
Se pesquisar pela arca vai encontrar vários tópicos sobre alimentação
8)
cacaiadoida Escreveu: Uma delas esta com um pequeno descamado no casco ? E algum sinal de doenca ?

Descamado como? Dá para explicar melhor ;)
Falta alguma parte na carapaça?
É na parte de baixo(plastrão) ou na de cima?
cacaiadoida Escreveu:
Posso colocar uma Beteira (peixe beta) dentro do aquario como decoracao ou deixara elas nervosas ?

Eu não sou apologista de juntar peixes com tartarugas. :p

As tartarugas são predadoras dos peixes portanto o normal que aconteça é elas tentarem apanhar o peixe, embora elas sejam pequenas isso pode acontecer nem que seja por brincadeira mas o beta vai acabar magoado :( Você é que sabe, à quem não se importe e ache um bom treino para as tartarugas, eu como admiro a beleza dos peixes também prefiro tê-los separados ;)

Bom, espero ter ajudado nalguma coisa :D

Cumprimentos e até breve :D
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
cacaiadoida

quarta jan 03, 2007 8:11 pm

Entao ,
Sem duvida vc me ajudou bastante.
O descamado dela e pequena e na parte superior do casco. Apenas em uma pequena parte. É como se neste local o casco estivesse levantado.
Quanto ao peixe ainda pensarei melhor ... nao decidi !
E quanto a questao do filtro ? Qual filtro posso clcar para evitar a limpeza de 5 em cinco dias ...
Feliz ano novo e obrigada pelas respostas ....
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

sexta jan 05, 2007 12:56 pm

Ola cacaiadoida

A opçao de ter peixes num aquario com tartarugas é sempre discutivel, e o elo mais fraco num eco-sistema nestes moldes serao sempre os peixes.

Para colocares peixes existem algumas premissas, como teres espaço suficiente (que é importante!) e esconderijos/refugios para os peixes. Terao q ser tambem resistentes para aguentar condiçoes menos boas da agua devido as descargas de urina e dejectos das tartarugas. Mais importante ainda esta a predaçao dos peixes por parte das tartarugas...

Estou a terminar a montagem de um aquaterrario 150*60*75 no qual pertendo por alguns peixes, mas conscientemente sei q terei baixas...

Em relaçao a filtragem a melhor opçao sao os filtro externos. Apesar de mais caros, tem normalmente mais capacidade para materias filtrantes, sao mais eficazes e a sua manutençao é mais facil em relaçao aos internos.
Recomenda-se um filtro com a potencia pelo menos 4 a 5 vezes a capacidade do aquario (exº um aquario de 100l precisará de um filtro de 400 ou 500l). Depois ha a questao das materias filtrantes normalmente para tartarugas sao usados esponjas (filtragem mecanica), e é aconselhado tambem carvao activo (filtragem quimica) para eliminar odores, e ha ainda as ceramicas (filtragem biologica) - espero nao me ter enganado em nada...

Aconselho-te a obter mais informaçoes antes de tomares uma decisao.
Mas um sistema de filtragem é sempre boa opçao e tira-te muito trabalho. Se for a tua opçao comprar um filtro se tiveres duas opçoes, compra sempre o que tiver mais capacidade, com estes animais tem q se pensar sempre a frente.

Boa sorte com as tuas opçoes! ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
cacaiadoida

sexta jan 05, 2007 3:04 pm

Obrigada novamente ,
Vou comprar hj um filtro externo acho que e amelhor opção. quanto aos peixes coloquei hj 5 gupes mas eles nao resistiram :( :(
Mas tudo bem , faz parte , vou tentar descobrir o que aconteceu
Um abraco
Obrigada
Vcs sao de Lisboa, eu moro no Rio de Janeiro / Brasil já vieram aqui ?
cacaiadoida

Obrigada novamente ,
Vou comprar hj um filtro externo acho que e amelhor opção. quanto aos peixes coloquei hj 5 gupes mas eles nao resistiram :( :(
Um abraco
Obrigada
cacaiadoida

Obrigada novamente ,
Um abraco
Obrigada
cacaiadoida

Obrigada novamente ,
Um abraco
Obrigada
Norby
Membro Veterano
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm

sexta jan 05, 2007 3:31 pm

cacaiadoida antes de investir no filtro pesquisa um pouco, nao compres sem estar devidamente informada.

Nao forneceste as medidas totais do aquario. 5 peixes mais uma tartaruga (ainda q pequena) sem filtro nem vale a pena tentar... é masoquismo :o :? . Re-lê o q escrevi acima com calma - e atençao que os peixes sao muito mais sensiveis a condiçoes de agua e necessitam de outros cuidados que as tartarugas nao precisam.

O teu portugues escrito ja te tinha denunciado ;)

Nao conheço o Rio, mas ja estive em Fortaleza e em P.Seguro. :p
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Responder

Voltar para “Tartaruga De Faces Rosadas”