Página 1 de 1

Patas traseiras sem reacção

Enviado: quarta jun 16, 2004 12:20 pm
por tenaim
Bom dia.

Infelizmente uma das minhas tartarugas sofreu um acidente considerável. A menina tem aproximadamente 1Kg de peso, carapaça de 23cm de diâmetro e 19 anos de idade.

Inexplicavelmente (ao fim de todos estes anos) pela primeira vez arranjou maneira de sair do aquário, que a precipitou até à bancada. Continuando com a situação insólita, foi caminhando pelo balcão contornando os mais diversos obstáculos até ao fim, onde estava uma janela raramente aberta (por causa das correntes de ar para os pássaros).

O resultado não poderia ter sido mais desastroso e preocupante Caiu dois andares até embater no carro do vizinho. Em todo o azar até agora, a sorte foi o carro ter amortecido bastante a queda, pois só partiu um pouco da carapaça (amolgando o carro). O problema aparentemente seria agora a perda de sangue pela carapaça.

Após chegar a casa e descobrir o sucedido, dirigi-me com máxima urgência até a um veterinário experiente em exóticos. Muitos raios-x e alguma perda de sangue depois, confirmou-se a quebra do cotovelo anterior direito.

Aparentemente o susto estaria a passar, pois a pata, com o tratamento devido, poderia recuperar.

O pior aconteceu dois dias após o internamento da tartaruga. Perdeu sangue pela traqueia e, possivelmente por causa da anestesia e antibióticos administrados via intramuscular nas nádegas, deixou de mover as patas traseiras, não reagindo sequer a qualquer toque ou estimulação nossa. Toda a zona muscular posterior está inchada.

É AQUI QUE NECESSITO DA OPINIÃO DE TODOS

- Terá feito reacção aos antibióticos e, assim que perder a inflamação a coluna volta a ter um funcionamento normal?

- Será um efeito retardatário da queda, não diagnosticado pelos raios-X?

- Terá sido a perda de sangue que afectou alguma zona motora do córtex?

Perdeu igualmente a fome, e só a consigo alimentar entubando-a, com Bledine de carne e de frutas (comida de bebé). A perda de fome pode ser normal, já que teve de ser anestesiada. A carapaça foi entretanto restaurada com fibra de vidro, com uma película para imobilizar a pata partida até recuperar.

A sensação de irresponsabilidade e o sentimento de culpa já são muitos, daí o recurso já desesperado a todos vós!

Muito obrigado desde já desde a atenção! Um abraço a todos.
Samuel

PS Já agora, chama-se Draga-Minas, pois parecia, enquanto jovem, uma mina submarina quando mergulhava (era muito calma e ficava horas na mesma posição)! Por ser irrequieto, o duradouro companheiro de 17 anos chama-se Torpedo.

disso eu ñ sei muito mas...

Enviado: quarta jun 30, 2004 5:06 pm
por Dragoon
aconselho-te a leva-la fortemente ao veterinário pois pode ter ficado paralitica depois disso tudo ou ter entrado em estado choque depois de tanto sofrimento :cry: LEVA-A AO VET DE NOVO E DIZ PARAVFAZER TUDO MUITO COMPLETO

Enviado: quinta jul 01, 2004 9:35 am
por tenaim
Ela tem ido duas vezes por semana ao veterinário, para tirar análises ao sangue regulares e uma ou outra radiografia para ter uma ideia da recuperação.

já ñ sei o que possa ser

Enviado: quinta jul 01, 2004 4:22 pm
por Dragoon
já ñ sei o que possa ser mas se calhar devias dar mais um tempo sei lá talvez se cure sabes que os repteis sofrem tambem traumas psicologicos e alguns deles ñ recuperam a minha iguana tambem ficou sem mexer uma pata quando a partiu ñ tinha sensibilidade nenhuma por mais que apertássemos desse-mos palmadinhas etc dá tempo ao tempo se ainda ñ passou muito

Enviado: domingo jul 04, 2004 12:41 am
por AJG
Olá

Situação muito delicada. Parabéns pelo procedimento e coragem. No meu modesto parecer a paralisia e inchaço são decorrentes do grave trauma e a resposta às 3 perguntas é não, não e não ; só com tempo recuperará, parcial ou totalmente. Entretanto, atrevo-me a aconselhar-te a guardá-la separada, num aquário aquecido a +-28C, limpo diáriamente devido a perda de sangue que pode ocorrer durante + alguns dias.

Saudações

Enviado: segunda jul 05, 2004 1:17 pm
por tenaim
Obrigado, AJG.

A conselho do veterinário, ando a entubá-la agora comida para gatos bebés (!), rica em proteínas, pois aparentemente está com carência crónica de albumina no sangue. Piquei os biscoitos na 1-2-3 (ainda se chama assim?) para ficarem em pó e, misturando água, fica uma pasta que desliza sem problemas pelo tubo (10 a 12 ml no máximo, para não abusar).

Tenho-a num alguidar para a separar da outra, com água suficiente para conseguir mergulhar a cabeça na totalidade, à temperatura ambiente. Mudo-lhe de facto a água todos os dias, por uma questão de higiene e saúde.

Enviado: domingo jul 18, 2004 7:36 am
por tenaim
Após entrarmos, nas últimas semanas, na fase do "desespero", passámos a administrar-lhe Furosemida (diurético) intramuscular, pois ela não parava de inchar devido à carência albumínica. Também não defecava, pelo que se começaram a revelar infrutíferas todas as tentativas de a alimentar. Estava com edema pulmonar, que se via e ouvia pela respiração. Acabou por morrer anteontem...

Obrigado a todos.

Enviado: segunda jul 19, 2004 12:03 am
por AJG
Lamento saber.
Os ferimentos devem ter sido muito graves.
Talvez tenha sido melhor assim para ela.

Saudações