Dúvida - Pedras no aquário.

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Tartaruga De Faces Rosadas! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
BiaPinho
Membro
Registado: quinta fev 24, 2005 10:42 am

sexta mar 11, 2005 5:06 pm

Olá boa tarde.
Na quarta feira comprei uma tartaruga e penso que seja desta espécie, de qualquer dos modos a minha dúvida é a seguinte: disseram-me na loja de animais que não devia colocar pedras da praia mesmo mto bem lavadas para sair o sal porque iria fazer mal à tartaruga. Resumindo, só poderia ter rochas de rios que eles lá vendiam.

Uma irmã minha já teve tartarugas bem grandes durante alguns anos e tinha pedras da praia e não morreram por causa disso, além disso já vi fotos de alguns foristas que me pareciam ter pedras bem redondinhas e bonitas de praia.

Estou com alguma dificuldade em criar parte seca no meu aquário visto que só tenho aquelas pedrinhas de fundo que tinha antes no aquário de peixes. Juntei-as todas (10kg) e consegui fazer um montinho, mas não mto grande. Além disso, para colocar a comida ela mistura-se com as pedrinhas e a tartaruga só comeu agora há pouco um granulado que ficou preso no filtro.

Gostava muito de poder decorar o aquário com pedras de modo a criar partes secas em diferentes lugares (o aquário é grande) para ela poder andar, além disso pretendo comprar pelo menos mais 1 para lhe fazer companhia.
Alguém me pode dar algum conselho sobre as rochas e onde colocar a comida?

Desde já muito obrigada!
ana_sl
Membro Júnior
Registado: quarta set 24, 2003 4:22 pm

segunda mar 28, 2005 11:01 am

Se é uma tartaruga aquática a comida tem de ser posta dentro de água se não ela não come...
Em relação às pedras opta por arranjar pedras grandes que ela não possa por na boca... acaba por ser mais fácil para ela -para ir buscar a comida no fundo- e para ti - para limpar o aquário... Eu tinha pedras dessas pequenas mas numa certa altura ela começou a comê-las ..até hoje não sei porque o fazia...
Podes também por daquelas pedras tipo "rochas vulcânicas" e também umas pedritas de várias cores que têm mera função decorativa que se vendem por exemplo na loja dos 300, parece que são de vidro..não sei se me faço explicar... eu tenho algumas dessas... tens é de ter cuidado por que pode acontecer alguma partir-se...nesse caso retira-a do aquário...
Eu aconcelho a não pores pedras do rio, conchas ou outras coisas do género...

Em relação à ilha podes arranjar uma de plástico ou seres tu próprio a construir em madeira...tem é de ser pinho para não apodrecer na água...não utilizes colas de nenhuma espécie... utiliza pregos que não enferrugem e prega-os de maneira a que não possam vir a magoar a tua tartaruga...

Tenta não encher muito o aquário...lembra-te que a tartaruga gosta de espaço..põe apenas o suficiente..
ana_sl
Membro Júnior

segunda mar 28, 2005 11:05 am

esqueci-me de uma coisa...se tiveres um filtro interno tenta substitui-lo por um filtro externo, principalmente se queres arranjar outra tartaruga... é um bocado caro mas compensa depois qd tiveres de limpar o aquário..
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

quinta abr 07, 2005 9:41 am

A minha tartaruga também comia pedras! Acho que era por gula mesmo!
Só descobrimos quando começamos a po-la dentro de um alguidar para apanhar sol directo, sem nada no fundo, e de repente começaram a aparecer pedras!!
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Tartas
Membro
Registado: quinta abr 07, 2005 9:41 pm
Localização: 2 tartarugas de face rosadas, um cão Epagneul Breton e uma rafeira dingo, a nina!

domingo mai 01, 2005 5:06 pm

oi.
tb sou nova nisto e tenho 2 tartas bébés há um mês...

esse montinho não é o suficiente, elas tem mesmo que sair completamente da água... arranja 1 ou 3 pedras da rua e lava bem c água quente só!

Ela vai adorar e precisa de espaço fora de água para apanhar sol e se esticar, el não vive sempre dentro de água!!!
fuega
Membro Veterano
Registado: terça set 21, 2004 5:55 pm

segunda mai 02, 2005 6:11 pm

Bia, em relação às pedras pequeninas concordo com a ana_sl, o aquário fica mais giro mas corres o risco da tua tartaruga comer as pedras e também te dificulta a limpeza do aquário. Falo por experiência própria, tinha o fundo do aquário com pedras pequeninas mas tirei-as ontem porque é muito mais difícil para limpar o aquário.
Quanto à alimentação, a minha tartariga é aquática e vai buscar a comida a cima da plataforma e depois vai para debaixo de água comer.. é uma questão de hábito... mas a maior parte das pessoas que têm tartarugas aquáticas dão-lhes a comida dentro de água...

beijinhos
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

segunda mai 09, 2005 9:47 am

Sim, as tartarugas podem ir buscar a comida a um sítio seco, mas terão sempre de comer dentro de água porque só assim conseguem engolir os alimentos.

Não sei se conhecem o livro " A tartaruga verde de água doce", de inês freire de andrade (um livro com uma capa verde), é um livro muito bom sobre tartarugas.
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Irma_Silva
Membro Júnior
Registado: sábado fev 19, 2005 12:44 pm

sexta mai 13, 2005 9:33 pm

ola , eu vou comprar uma ilha para o aquario da minha tartaruga de faces rosadas, sabem o tipo de ilnha + indicado?

ja agora, devo enxer o aquario a q distancia do seu limite?

obrigado ;)

Irma_Silva
Membro Júnior
Registado: sábado fev 19, 2005 12:44 pm

sexta mai 13, 2005 9:35 pm

ola , eu vou comprar uma ilha para o aquario da minha tartaruga de faces rosadas, sabem o tipo de ilnha + indicado?

ja agora, devo enxer o aquario a q distancia do seu limite?

obrigado ;)

ana_sl
Membro Júnior

terça mai 17, 2005 7:19 pm

acho que vai ser um pouco complicado conseguir arranjar uma ilha... mas pode ser que alguma loja de animais venda... qualquer ilha serve desde que a tartaruga consiga subir lá para cima e consiga virar-se quando lá estiver...

O aquário deve ter pelo menos o dobro da altura de água correspondente ao comprimento da carapaça da tartaruga para ela ter espaço para nadar e ir ao fundo do aquário...

:D
Sioux31
Membro Júnior
Registado: quarta abr 20, 2005 7:39 am

terça mai 17, 2005 9:41 pm

Se morares na margem sul podes arranjar belas ilhas no happypets no forum almada, no aquasousa no centro comercial mbica ou então no centro comercial Laranja(miratejo), e quanto à altura da agua( na minha humilde opnião) podes por à vontade 20a 25cm de altura, tartarugas aquaticas agradecem e a minha (corcunda mississipi) tá um espectaculo a nadar e a boiar. Mas se tiveres tempo podes providenciar a tua propria ilha.Eu coloquei uma parte suspensa em acrilico com conchas e pedras lisas( tudo bem fervido), tudo colado com silicone biologica e ventosas de parte. No fundo do aquario mais pedras e plantas porque elas gostam de esconderijos para relaxar, e isto num aquario de 80cm de comprimento que ja estava jogado perto do vidrão. Felicidades e abraços
willelmina
Membro Veterano
Registado: domingo jun 27, 2004 3:37 pm

quinta jun 23, 2005 9:53 am

A Irma_Silva arranjou uma ilha em Lisboa mas, infelizmente, pouco tempo depois, a sua última tartaruga morreu... :cry:
Ela tinha comprado há pouco tempo duas tartarugas, a alface morreu cedo e há pouco tempo também a cascudinha faleceu :cry:
Disseram-me que havia uma 'praga' de salmonela nas tartarugas importadas para cá, por isso suspeito que elas tenham morrido devido a isso...
ana_cabeleira
Registado: terça mai 24, 2005 9:26 pm

sexta jun 24, 2005 7:09 pm

Quando fiquei com a Tuga à 4/5 anos atrás, ela aparentemente parecia saudável e de repente começou a não comer, ficou cega e levei-a à médico veterinária que me aconselhou levá-la a uma outra com experiência em répteis. Gastei algum, mas depois de algumas injecções começou a melhorar e hoje está bem.

Tinha o livro "A tartaruga verde de água doce" de Inês de Andrade, segui o que ela dizia, a médica aconselhou-me a dar-lhe peixe completo ( petinga, carapauzinhos, etc.) e foi o que fiz.

Disse-me que eu tratava muito bem da tartaruga, mas são animais que levam um certo tempo a mostrar sintomas.

Aconselho a todos os amantes das tartarugas a levá-los ao médico, assim que se note alguma alteração, como se leva o cão e o gato.
Responder

Voltar para “Tartaruga De Faces Rosadas”