Página 1 de 1

TARTARUGA VERDE - PROBLEMAS DE PELE?

Enviado: quarta ago 17, 2005 1:25 pm
por jcouto
Tenho 1 tartaruga verde com 12 anos e 18/20cm de carapaça, recentemente notei uma grande agitação no aquaterrário. O que acontece, é que uma das minhas tartarugas mordia frequentemente as patas traseiras do animal em referência.

Quando analisei as patas, verifiquei que tem as almofadas das mesmas gastas e brancas, com a pele a esfolar e em algumas partes ligeiramente avermelhadas. Retirei-a do aquaterrário e só a coloco lá para comer. Tenho aplicado Betadine 2 a 3 vezes por dia nas áreas afectadas, mas não percebo a causa.

O apetite dela e conportamento é completamente normal, apenas ancolhe as patas traseiras quando não precisa de nadar, o que não acontecia.

Será que alguém pode ter uma ideia do que se trata e o que devo fazer?
Poderá ser micose?

Tenho receio de a levar ao veterinário, embora já tenha tido um caso de sucesso na cura de uma pneumonia muito avançada, mas a veterinária avisou logo: "não garanto nada e não percebo muito deste tipo de animal". O que é certo é que 2 semanas a "Baytril" injectável ela ficou nova em folha, mas não me inspirou confiança e temo que desta vez não acerte.


Obrigado.

TARTARUGA VERDE - PROBLEMAS DE PELE?

Enviado: quinta ago 18, 2005 9:51 am
por Nyara
Olá

"Quando analisei as patas, verifiquei que tem as almofadas das mesmas gastas e brancas, com a pele a esfolar e em algumas partes ligeiramente avermelhadas."
JCouto por referires que tem partes avermelhadas não me parece micose, não terá sido resultado mesmo das dentadinhas da outra?? Quando colocares o Betadine deixa-a num local à parte fora de água para que tenha mais efeito. Para micoses utilizo o Pevaryl em creme 2x ao dia, não faz mal alternares com o betadine. Continua com o tratamento, mas se piorar o melhor é mesmo ir a um bom vet. És de que zona??

Enviado: quinta ago 18, 2005 1:22 pm
por jcouto
Olá Nyara,

Agradeço a tua mensagem.

Ando à dois dias a aplicar Betadine 2/3 vezes por dia e só a coloco no aquaterrário para comer. Até agora, não vejo nem melhor nem pior, acho que aquilo está na mesma.

Não acho que seja por a outra a morder, porque a outra só começou a morder quando ela estava com as patas nesse estado, embora seja muito cruel pensar assim, acho que o instinto da outra é mesmo alimentar-se, porque lhe cheira a carne. Tal como acontece com os peixes, quando um está ferido, normalmente os outros tentam comê-lo.

Tal como tu, não acho que seja micose por causa do avermelhado.
Ela é muito mas muito bruta, lá em casa é chamada de "torpedo", porque ela parte tudo dentro de água.

Como ela é assim e quando vê alguém perto do aquaterrário ela sobe as pedras com uma rapidez, por vezes em esforço para pedir comida e talvez tenha sido de resvalar muitas vezes nas pedras que ficou com a pele assim e a levantar.

Eu sou do Porto, mais concretamente de Matosinhos, não sei se além do Hospital Veterinário do Porto me podes indicar algum bom DR..

Obrigado
(desculpa o testamento)

Enviado: quinta ago 18, 2005 2:57 pm
por Nyara
Olá outra vez!

Isso do instinto é bem verdade, também já me aconteceu, quando veem partes esbranquiçadas pensam logo que é comida e toca a dar uma dentadinha!!!

Qualquer ferida que estes animais tenham demora sempre muito tempo a sarar, com 2 dias de tratamento é normal não se verem melhoras. Continua a insistir com o betadine e se quiseres experimenta a pomada Halibute (compra na farmácia) tem vitamina A + D o que acelera as cicatrizações. Põem antes o betadine e depois a pomada. A pomada até resiste bem à água, impermeabiliza a ferida.

Eu sou cá de baixo (margem sul) os médicos que conheço são daqui mas vou procurar saber e depois digo-te.

Continua com o tratamento e ela vai melhoras de certeza!

(escreve à vontade só explicando bem é que nós nos entendemos)

Enviado: sexta ago 19, 2005 11:31 am
por jcouto
Olá Nyara,

Vou seguir o teu conselho na aplicação da pomada.
Acho que o Betadine está a fazer uns pequenos progressos, ontem à noite quando fui aplicar, reparei que a área da pele que estava a levantar, já estava a "colar" novamente, por isso acho que está a cicratizar.

Mas ela não se porta nada bem, está sempre a bufar e a tentar ferrar-me as mãos e encolhe as patas de tal maneira que não consigo ver o ferimento na perfeição.

É uma maluca.

Entretanto, se conseguires algum contacto cá do Norte era bom, posso vir a precisar para este caso ou para futuro.

Obrigado.