Não tenho experiência com tartarugas, mas tenho na minha escola um lago artificial com cerca de 30. São quase todas tartarugas de faces rosadas, há uma ou duas de espécie diferente mas não as sei identificar.
O lado tem bastante espaço para elas nadarem e algumas rochas e plantaformas para que possam apanhar sol. Partilham o lago com peixes dourados e alguns de rio.
Nos últimos dias tenho observado alguns comportamentos estranhos que me preocupam um bocado. Já vi algumas tartarugas em cima das plantaformas (de madeira ou cimento) apoiadas nas patas dianteiras e a mexerem apenas as traseiras.. dá a sensação que estão a tentar "cavar" para colocar os ovos, tal como fazem as tartarugas marinhas. As tartarugas já lá andam há pelo menos um ano e só comecei a reparar nestes comportamentos há coisa de duas/três semanas.
Como já disse, não percebo nada de tartarugas.. só descobri hoje como poderia descobrir o sexo das mesmas, lendo alguns posts deste forum.
Gostaria portanto que me dissessem se posso estar certa ou se estou a dizer uma asneira das grandes..

Desculpem a minha ignorância e obrigada pela atenção!