Foi mãe

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Tartaruga De Faces Rosadas! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
prt_hgt
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: segunda mar 21, 2005 12:53 pm

sexta set 01, 2006 1:22 am

Ao que tudo indica, a tartaruga que pensava eu ser macho é de facto fêmea...

Já a tenho vai caminhar para 10 anos e ao longo do tempo e de acordo com a sua fisionomia, unhas compridas, cauda ligeiramente comprida, manchas corporais sempre pensei ter um macho. Nunca teve contacto com outra da mesma especie

No entanto este animal (que sempre teve um comportamento calmo) no inicio de Junho começou a demonstrar uma actividade muito energética. percorrendo todos os cantos da casa em perfeita "correria" e por vezes derrubando candeeiros!!!! Posto este comportamente e como sempre levei-a de férias. Já na casa de férias e durante a ultima semana de Agosto depositou 6 ovos. 3 no primeiro dia e os restantes nos dias seguintes!!!! FANTÁSTICO, LINDO DE VER. Ou seja a minha tartaruga de nome Godzilla foi mãe..

Os ovos, brancos, são ovais e claro está só serve para omoletes!!! lol

[img]http://pedrotome.no.sapo.pt/tartaruga/tartaruga1.jpg[/img]
[img]http://pedrotome.no.sapo.pt/tartaruga/tartaruga2.jpg[/img]
[img]http://pedrotome.no.sapo.pt/tartaruga/tartaruga3.jpg[/img]
[img]http://pedrotome.no.sapo.pt/tartaruga/tartaruga4.jpg[/img]
[img]http://pedrotome.no.sapo.pt/tartaruga/tartaruga5.jpg[/img]
[img]http://pedrotome.no.sapo.pt/tartaruga/tartaruga6.jpg[/img]
[img]http://pedrotome.no.sapo.pt/tartaruga/tartaruga7.jpg[/img]
Norby
Membro Veterano
Mensagens: 318
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm
Localização: Hieroglifica

sábado set 02, 2006 9:34 am

E aqui vai uma pequena ajudinha com as fotos... (esqueceste de desactivar o BBCode)

Muitos parabens pelos ovinhos! Nao é bem a mesma coisa que ser mae, mas é um indicio que esta tudo bem, ja para nao dizer que imagino deves ter ficado radiante.

Mesmo sem contacto com um macho algo despoletou a formaçao de ovos, fantastico!

So faltaram as fotos dos ovinhos...



Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
prt_hgt
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: segunda mar 21, 2005 12:53 pm

domingo set 03, 2006 2:50 am

Hoje colocou o 7º... Sim o facto de nunca ter tido um macho por perto é inquietante, mas mesmo acontece com a galinhas..

Qual o periodo fertil destes animais, de quanto em quanto tempo ficam ferteis?
Rapinus_00
Membro
Mensagens: 105
Registado: sexta ago 25, 2006 9:06 am
Localização: 2 Cynops orientalis,5 T. marmoratus e muitos ovos, 1 gato

domingo set 03, 2006 10:21 pm

Bo@s

As tartarugas da especie da tua antiguem a idade fertil nos dez a doze anos. Mas e perciso ter em conta que para a fertilidade das tartarugas ñ e apenas a idade que interessa, mas tb o tempo que demoram a creser e as condições gerais em que vivem.
A epoca de acasalamento das tartarugas dos tropicos e sub tropicos (subtropico= da europa ou da america do norte) situa-se "geralmente" é entre finais de Abril e finais de maio, por exemplo, os dias cada vez maiores e a altura do Sol são factore favoraveis.
Daqui se compreende facilmente como uma iluminação artificial e sempre com a mesma duraçao diaria pode influenciar negativamente a reproduçao.


Cumps ja agora parabens pela tua turtle ;)
Norby
Membro Veterano
Mensagens: 318
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm
Localização: Hieroglifica

segunda set 04, 2006 9:21 am

Rapinus_00 as tartarugas de orelhas vermelhas atingem a sua maturidade sexual por volta dos 4, 5 anos (normalmente esta associado ao tamanho) nao entre os 10, 12 anos.

prt_hgt apesar de as Tartarugas serem oviparas como as galinhas, comparar a produçao de ovos de ambas, nao faz muito sentido. Normalmente a produçao de ovos nas tartarugas é estimulada pelo contacto com um macho, mas é possivel acontecer por outros factores tambem, como parece que foi o teu caso.

Nao te sei dar muitos promenores sobre periodos ferteis, epocas de acasalamento, ou periodos de postura sem fazer uma pesquisa mais aprofundada.

A epoca de acasalamento das tartarugas que o Rapinnus_00 deu entre finais de Abril e finais de maio, acho que esta correcta. No entanto, as Tartarugas na natureza vivem sozinhas e normalmente so tem contacto com outras ocasionalmente, qd acasalam, mas se pensarmos que uma Tartaruga é fertil apartir da sua maturidade sexual e que pode armazenar experma por mais ou menos 2 anos, apenas um acasalento pode trazer mts frutos. Em relaçao as posturas penso que sao duas por ano, mas sem pesquisa nao te posso adiantar mais nada...

Ainda em relaçao a descoberta que a tua tartaruga era femea tenho um amigo que costuma dizer "olha so for menino nao engravida, mas se for menina tambem nao ha problema nao tem q ir a tropa..."
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
Rapinus_00
Membro
Mensagens: 105
Registado: sexta ago 25, 2006 9:06 am
Localização: 2 Cynops orientalis,5 T. marmoratus e muitos ovos, 1 gato

segunda set 04, 2006 11:47 am

Obrigado por me corrigires ñ kero dar informaçoes negativas a membros ;)

Cumps
prt_hgt
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: segunda mar 21, 2005 12:53 pm

segunda set 04, 2006 10:51 pm

Cá está a mãe com os seus ovos...

Imagem
Norby
Membro Veterano
Mensagens: 318
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm
Localização: Hieroglifica

terça set 05, 2006 8:54 am

Ja agora que sitio é que ela escolheu para por os ovos?
Qual é o tamanho dela, tens ideia?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
prt_hgt
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: segunda mar 21, 2005 12:53 pm

terça set 05, 2006 7:00 pm

Boas,

a tartaruga tem 23 cm de comprimento.
Pesa quase 1 kg
Alimentação, carne, vegetais, peixe.
Anda à solta pela casa, so se dirige para o aquario quando tem fome ou para fazer as necessidades. Mas o seu local predilecto é a casa de banho por detras de um dos sanitarios. è ai que hiberna ou entao descansa.

Ela colocou os ovos por onde calhava (na laje), notava-se um certa agitação, andava de um lado para o outro e depois lá saia ovo.
Dbs
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: quarta set 06, 2006 1:47 pm
Localização: Abelhas, 2 Rolas, guppys

quarta set 06, 2006 7:44 pm

Parabens :) :D ;) pela tua turtle.
Lalinha
Membro
Mensagens: 62
Registado: sexta dez 16, 2005 8:46 pm

quarta out 11, 2006 8:10 pm

Realmente é estupendo....


Nunca pensei que isso fosse possivel acontecer, mas é fantástico..

Acho super giro e muito interesante que a sua tartu quando necessita de comer ou fazer as necessidades vá ao aquário, não sabia que as tartarugaas também tinha essa aptidão para apreender onde se deve ou não fazer as necessidades.

Mas de qualquer forma. Parabens !!!
Nyara
Membro Veterano
Mensagens: 2202
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quarta out 11, 2006 8:24 pm

Lalinha Escreveu:

Acho super giro e muito interesante que a sua tartu quando necessita de comer ou fazer as necessidades vá ao aquário, não sabia que as tartarugaas também tinha essa aptidão para apreender onde se deve ou não fazer as necessidades.
Mas de qualquer forma. Parabens !!!
E não aprendem!

Ela dirige-se para a água porque por razões fisiológicas só lá conseguem defecar e comer! Não é um truque, é uma necessidade!

Por diversas razões não concordo em absoluto que as tartarugas andem "à solta" pela casa fora! :roll:
PoupasLOL
Mensagens: 1
Registado: quarta set 08, 2010 3:17 pm

quarta set 08, 2010 3:24 pm

Nyara escreveu:

"E não aprendem!

Ela dirige-se para a água porque por razões fisiológicas só lá conseguem defecar e comer! Não é um truque, é uma necessidade!

Por diversas razões não concordo em absoluto que as tartarugas andem "à solta" pela casa fora!"


Não! A minha tartaruga anda à solta pela casa, ela tem a casa toda só para ela, e se for um dono como deve ser, não há perigo e até se torna engraçado! A minha tem 15 anos e conhece os cantos todos da casa, podendo assim hibernar onde quiser!.. e não ela quando quer comer ou defecar não vai para o aquário! Ela come e defeca fora do aquário!!! e é uma tartaruga aquática! Portanto acho que não está absolutamente correcta.. já agora.. Parabéns! :D a minha também pôs um ovo há pouco tempo.. e pensava eu que era um macho...
turtleboy4
Membro
Mensagens: 77
Registado: sábado nov 06, 2010 5:16 pm

sexta mar 18, 2011 9:45 pm

Eu também já tive três tartarugas à solta em casa e nunca lhes aconteceu nada, pelo contrário passavam a vida felizes a passear pela casa.
Responder

Voltar para “Tartaruga De Faces Rosadas”