Estou preocupada com uma tartaruga

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Tartaruga De Faces Rosadas! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
FalcoPeregrinus
Mensagens: 7
Registado: sexta set 08, 2006 9:50 am
Localização: 2 gatos, 3 tartarugas

quinta set 14, 2006 9:54 pm

Olá. Tenho 3 tartarugas num aquario, dentro de casa. Estou preocupada porque notei que uma delas tem a cauda mais inchada que as outras. Alguém me pode dizer se isso é normal? Terá alguma coisa a ver com o sexo dela?
Nyara
Membro Veterano
Mensagens: 2202
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

sexta set 15, 2006 5:28 pm

Olá!

Que idade têm as tuas tartarugas?

Pode defacto ter haver com o sexo, porque os machos (nalgumas especies) possuem as caudas mais grossas e compridas que as fêmeas mas isso só se começa a notar quando atingem a maturidade :?

Espreita este tópico:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=34468


Espero que ajude! ;)
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
FalcoPeregrinus
Mensagens: 7
Registado: sexta set 08, 2006 9:50 am
Localização: 2 gatos, 3 tartarugas

segunda set 18, 2006 10:32 am

Muito obrigada. Já fiquei mais esclarecida em relação ao sexo das tartarugas. Se eu conseguisse pôr aqui uma foto em que mostrasse a sua cauda era capaz de me dizer se é um macho? A tartaruga em questão tem 4 anos, e costuma fazer uma espécie de ritual (que eu penso que seja de acasalamento) a outra da mesma idade. Tenho também uma com 6 anos. Penso que sejam desta espécie, mas uma delas tem a cor ligeiramente diferente das outras.
Nyara
Membro Veterano
Mensagens: 2202
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

segunda set 18, 2006 11:20 am

Sim claro, se conseguires pôr as fotos! ;)
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
FalcoPeregrinus
Mensagens: 7
Registado: sexta set 08, 2006 9:50 am
Localização: 2 gatos, 3 tartarugas

segunda set 18, 2006 9:53 pm

Aqui estão as fotos que consegui tirar à cauda da tartaruga - a da cauda inchada - (não têm muito boa qualidade, mas por agora foi o melhor que consegui):
Imagem

Imagem

Disseram-me que só os machos é que fazem aquela espécie de vibração com as patas - tipo ritual de acasalamento. Isso confirma-se? É que tenho outra mais velha que também faz isso, mas sempre pensei que fosse fêmea porque tem a cauda muito mais fininha. Deixo aqui também fotos da cauda dessa tartaruga:

Imagem

Imagem

A da cauda inchada parece-me mesmo um macho... Será que a outra também é? A cauda inchada será um problema, visto que a outra não tem assim a sua cauda?
Nyara
Membro Veterano
Mensagens: 2202
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

terça set 19, 2006 10:50 am

Olá de novo!

Agora fiquei :o

Quando falavas em cauda inchada pensava que era mesmo a cauda!

O que se está a passar de errado com a tartaruga é o que mostras na 2ª foto, certo?

O que deves estar a notar é que tem algo a sair para fora da cloca? é isso não é?

Confirma-me p.f. porque as fotos por vezes parecem uma coisa e são outra :p

Vou colocar aqui uma foto doque eu julgo ser um caso similar:

Imagem

É parecido com o que a tua tartaruga tem? :?

Ela está assim há quanto tempo? Aparece e desaparece ou permanece sempre assim?

Se é trata-se de prolapso intestinal e é um caso para veterinário analisar e rápido! Isto porque pode desencadear outras infecções :(

És de que zona? precisas de indicação de um veterinário que perceba de tartarugas perto de ti?

Outra coisa, tens daquelas pedrinhas de rio no fundo do aquário delas?


Fico a aguardar resposta! ;)
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
FalcoPeregrinus
Mensagens: 7
Registado: sexta set 08, 2006 9:50 am
Localização: 2 gatos, 3 tartarugas

quarta set 20, 2006 9:13 am

É verdade que lhe sai uma coisa da cauda, mas não é bem como a da foto. É uma coisa preta. Normalmente volta para dentro. A primeira vez que a vi fazer isso pensei que estava a fazer as suas necessidades, mas depois vi que aqui era uma coisa enorme, maior que a sua cabeça. Depois voltou para dentro. Como já tinha visto que ela tinha a cauda inchada, achei que podia ser por causa disso. Só achei estranho o facto de as outras tartarugas não terem a cauda assim. Quando fui tirar uma foto à sua cauda para pôr aqui, aconteceu por acaso que ela se preparava para pôr de novo aquilo para fora quando lhe peguei.
Se se tratar mesmo de prolapso intestinal, gostaria que me indicasse por favor um veterinário, se conhecer. Moro em Queluz, mas se não conhecer nenhum por aqui talvez saiba de algum em Benfica, que eu vou lá muitas vezes. Mais uma coisa: o aquário delas de momento não tem pedras de rio. Mudei-as para um aquário maior este verão. O outro tinha umas pedras que comprei numa loja de animais. Muito obrigada pela sua ajuda e fico à espera de resposta.
Nyara
Membro Veterano
Mensagens: 2202
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

quarta set 20, 2006 9:25 am

FalcoPeregrinus Escreveu: É verdade que lhe sai uma coisa da cauda, mas não é bem como a da foto. É uma coisa preta. Normalmente volta para dentro. A primeira vez que a vi fazer isso pensei que estava a fazer as suas necessidades, mas depois vi que aqui era uma coisa enorme, maior que a sua cabeça. Depois voltou para dentro. Como já tinha visto que ela tinha a cauda inchada, achei que podia ser por causa disso. Só achei estranho o facto de as outras tartarugas não terem a cauda assim. Quando fui tirar uma foto à sua cauda para pôr aqui, aconteceu por acaso que ela se preparava para pôr de novo aquilo para fora quando lhe peguei.
Se se tratar mesmo de prolapso intestinal, gostaria que me indicasse por favor um veterinário, se conhecer. Moro em Queluz, mas se não conhecer nenhum por aqui talvez saiba de algum em Benfica, que eu vou lá muitas vezes. Mais uma coisa o aquário delas de momento não tem pedras de rio. Mudei-as para um aquário maior este verão. O outro tinha umas pedras que comprei numa loja de animais. Muito obrigada pela sua ajuda e fico à espera de resposta.
Da maneira como descreves o que me parece é que essa "coisa preta" é o pênis da tartaruga :p
Mas o estranho é que pela foto não me parecia um macho, mas tb não se vêm outros promenores :?
É essa que faz aquele ritual com as patas da frente?

Olha eu vou enviar-te uma pm - mensagem privada, depois vê na tua caixa de mensagens ;)
<p>Tartaruga Aqu&aacute;tica F&oacute;rum - <a href="http://tartarugaaquatica.forumup.com/"> ... om/</a></p>
<p>Vejam os&nbsp;animais para adop&ccedil;&atilde;o!&nbsp;&nbsp;:wink: </p>
<p>&nbsp;</p>
FalcoPeregrinus
Mensagens: 7
Registado: sexta set 08, 2006 9:50 am
Localização: 2 gatos, 3 tartarugas

sexta out 20, 2006 10:28 pm

Olá outra vez! Tenho agora umas fotografias melhorzinhas da cauda da minha tartaruga. Gostava que as visse e me dissesse o que acha. Eu acho muito estranho o tamanho da cauda dela em comparação com o tamanho da cauda das outras tartarugas.

Imagem

Imagem

Imagem

Não consegui tirar nenhuma foto em que desse para fazer a comparação desta cauda com outras. As fotos acima são todas da mesma tartaruga (a da cauda grande).
Lalinha
Membro
Mensagens: 62
Registado: sexta dez 16, 2005 8:46 pm

sexta out 27, 2006 2:13 pm

Olá!

Eu tenho duas tartarugas com cerca de tres anos, no aquario e tambem nao tenho a certeza do sexo que cada uma.

E tambem me aconteceu a mesma situação com uma delas, pois um dia reparei que saiu uma "coisa" enorme preta e sem forma pela cauda dela, ficou logo em panico e peguei nela, ao pega-la aquilo foi para dentro, isso repetiu mais uma vezes.

Tambem nao sei bem o que é, se é o orgao dela ou entao se tem algum problema.

Obrigada
GianaBe
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: domingo set 09, 2007 9:56 pm

segunda set 10, 2007 4:26 am

gente, desculpa a intromissão....
mas Nyara, o quê você quis propôr quando perguntou se tinha pedrinhas de rio no fundo do aquário?
essas pedrinhas são a causa do problema intestinal???
:o
paulopinho
Membro Júnior
Mensagens: 31
Registado: quarta fev 21, 2007 5:21 pm

sábado dez 15, 2007 7:14 pm

as pedras podem magoar os animais se forem afiadas
Responder

Voltar para “Tartaruga De Faces Rosadas”