Olá
nelomf Escreveu:
Ontem como achava que aquela coisa nem era aquario nem nada comprei um com as seguintes dimensões 42 x 21 x 19 capac 13L água, que tem uma praia elevatória (http//
www.aquapor.pt/pt/tartaruga.htm).
1ª Pergunta - Estas dimensões são correctas para a minha tartaruga.
Fez muito bem em tirar daquela tartarugueira de plástico, são conhecidos como os poços da morte das tartarugas!
Essa dimensões não estão más para começar :p
Tem é pouca altura

e essa plataforma tb vai ficar pequena para ela em pouco tempo :p
nelomf Escreveu:
3ª - Em relação a filtros e bombas de água, devo usar algum destes e se sim qual.
Convém usar filtro sim, para que a água se mantenha limpa e sem cheiros por mais tempo!´
Se poder opte por um filtro externo, pois não faz ruido para o animal e são mais fáceis de limpar
Creio que um filtro de cascata tipo os da aquaclear já lhe serviria bem
nelomf Escreveu:
4ª - Que outro tipo de equipamento devo comprar.
Fica-lhe a falta um termostato/resistência para aquecer a água e iluminação artificial(lâmpadas) que emita raios uva/uvb, pois elas sendo repteis precisam controlam a sua temperatura corporal através de fonte externas e precisam dos raios uvb para melhor absorverem o cálcio tão impotante para uma formação saúdavel dos seus ossos e carapaça;)
Também era aconselhavel uns esconderijos, uns troncos, plantas artificiais, algo em que ela se pode-se esconder de vez em quando :p
nelomf Escreveu:
5ª - Finalmente a minha tartaruga desde que veio lá p'ra casa só come um tipo de comida (camarão desidratado) é benéfico ou prejudicial não dar mais nenhum tipo de comida.
Digamos assim, o camarão não é prejudicial porque não a mata )desde já pelo menos) mas tb não é benéfico porque não a fortalece!
Isso só pode ser dado ocasionalmente como goluseima pois não tem qualquer valor nutricional!
Aconselhava-o desde já a cortar por completo com os camarões e a optar antes por stiks/granulados próprios para tartarugas bebés, existe de váriais marcas - Sera, zoomed, nutrafin etc !
Faça tb uma boa pesquisa sobre alimentação de tartarugas pois há muito a saber!
Só camarões é péssimo para a saúde delas!
nelomf Escreveu:
Então o meu filho com 3 anos ADORA, inclusive diz que temos que comprar um irmão para ela.
As crianças mostram defacto uma predilecção por tartarugas mas há que ter em conta vários factores!
Enquanto bébes são algo frageís a apertões e quedas, portanto cuidado!
Também não são animais que gostem de festas ou colinho, são mais para ver apreciadas dentro do seu espaço
Outra coisa, sempre que o seu filho toque na tartaruga ou na sua água, desinfecte bem as suas mãos por causa do risco de contágio da salmonela
Mais tarde creio que nós criamos um certo grau de inunidade quanto à salmonela mas por enquanto deve ter atenção pois o seu filho é muito pequenino! Mas na próxima consulta ao médico fale nesse assunto que eu posso não estar a explicar correctamente. E não há razões para alarmes, é só precaução
Quanto a comprar uma nova amiga... não sei se sabe que a sua tartaruga vai crescer! Quando adulta vai ficar com aproximadamente 30cm e precisar de um aqua bem grande (mais de 1 metro de comprimento por exemplo).
Pense no futuro e se vai ter condições para alojar 2 animais desse tamanho! Não se percepite
Espero ter ajudado!
Mais alguma dúvida é só dizer
Cumprimentos e boa sorte