Grávida?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Tartaruga De Faces Rosadas! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
anafilipa6
Mensagens: 1
Registado: sábado mar 10, 2007 3:30 am

sábado mar 10, 2007 3:38 am

ola ! Tenho 3 tartarugas de face rosada. Duas fêmeas e um macho. Todas com mais 6 anos. Tenho uma piscina para elas num jardim com rampas e tudo para elas terem acesso à terra. Acontece que ultimamente apenas anda pela zona uma das fêmeas, o macho anda sempre a "passear" na terra e a outra fêmea desaparece e volta aparecer passado umas boas horas. No outro dia estava a procurá-la novamente e descobri que ela estava totalmente coberta por terra numa grande cova que ela deve ter escavado. Hà já algumas semanas que ela passa lá a maior parte do tempo, hà uns dias notei também que, por vezes, quando não está ela na cova está o macho. Será que está grávida? Como posso certificar-me? Gostaria também de saber (p o caso de estar gravida) em que altura é que elas costumam desovar (eu li que era a partir d Setembro, mas n sei) e os primeiros cuidados a ter com os "filhotes"....
Obrigada!
Norby
Membro Veterano
Mensagens: 318
Registado: sexta nov 18, 2005 6:37 pm
Localização: Hieroglifica

quinta mar 15, 2007 10:44 am

Elas estao num lago/piscina, certo?

Tem agua aquecida?

De onde és?

Acho q elas estao mais é a despertar da hibernaçao do que qualquer outra coisa...

Mais te informo que quer machos quer femeas nao tem instintos maternais. As femeas limitam-se a colocar os ovos depois o resto é com a natureza...

Existem tartarugas que se enterram para hibernar.

é dificil dar uma resposta acertada sem dados mais concretos... :?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Norby</p>
sylvy
Membro
Mensagens: 191
Registado: terça fev 06, 2007 9:15 pm
Localização: 2 porquinhos da india(Matilde e Magarida) e 1 tartaruga( Shy)

sábado mar 17, 2007 8:08 pm

por o ke li em artigos é muito dificil as tartarugas reprodusirem-se um cativeiro, mas pode acontecer nao sei bem :lol:
<p><strong>bjx*</strong></p>
<p><strong>silvia</strong></p>
z000
Mensagens: 2
Registado: domingo ago 12, 2007 8:24 pm

domingo ago 12, 2007 9:02 pm

Olá, visito este forum hoje pela 1ª vez, porque tenho uma tartaruga de faces rosadas à 15 anos e esta semana a minha menina pôs 3 ovos.

Infelizmente ela vive sem nenhum parceiro, porque o mesmo fugiu à vários anos de casa... também ela já fugiu, tempos depois, saltando da varanda (3º andar), mas consegui encontrá-la dias depois, por um amigo a ter apanhado na rua e me ter devolvido... felizmente não estava ferida à excepção de ter ficado c 2 unhas encaracoladas... e o parceiro nunca mais foi visto.

Já à alguns anos, devido ao seu tamanho e ao tamanho do meu apartamento, que ela toma banho e come no bidé (porque os 3 aquarios que lhe comprei ao longo do seu crescimento tornaram-se inabitáveis para ela, e não tenho condiços p criar um lago na varanda), mas ainda assim, esta semana já pôs 2 ovos dentro de água e 1 fora. A 1ª vez que vi os ovos pareceram pekenos sabonetes (porque nunca esperei que ela viesse a por os ovos - nem sabia o seu sexo) e como estavam dentro do bidé... pensei, apesar de não colocar nada da nossa higiene perto dakele bide, que fossem os sabonetes e fui retirá-los e parti um dos 2 ovos... que estava bastante mole... e passado uma hora ela pertiu o 2º. Pensei que ela já nao pusesse mais ovos esta época mas poucos dias depois ja pôs o 3º, num canto da wc. Não tenho esperança que venham a nascer tartarugas uma vez q ela nunca acasalou nem tem aparentemente condições para fazê-lo, mas como sou ignorante nestas materias, se alguém puder disponibilizar mais infos sobre as tartarugas mamãs e os seus ovos. agradeço

vou continuar a peskisar
jamnum
Mensagens: 8
Registado: quinta ago 30, 2007 1:22 pm

quinta set 13, 2007 9:37 pm

Ola.
O que a vet q acomonha agora a minha tartaruga (fêmea com +/- 6 anos) me explicou é mais tarde ou mais cedo ela irá começar a pô ovos (tal com as galinhas) mas se não houver fecundação os ovos serão ocos.
Orelhase3
Membro Veterano
Mensagens: 266
Registado: segunda nov 12, 2007 6:22 pm
Localização: Muitos hamsters, 2 cães, 1 ring neck , 2 gold fish, 3 bettas, 2 gerbos, 4 porquinhos

sábado mar 15, 2008 12:17 pm

então afinal a reprodução das tartarugas em cativeiro é bem possível, ou não?
Primitive
Membro Veterano
Mensagens: 331
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm
Localização: Turltes & tortoises

terça mar 25, 2008 2:12 pm

claro que é possivel!!! tens é de ter alguns conhecimentos básicos e as condiçoes necessarias e para ter mais sucesso deve-se incubar artificialmente!!!


:wink:
Responder

Voltar para “Tartaruga De Faces Rosadas”