Doenças de tartarugas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Tartaruga De Faces Rosadas! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
monicafaria
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta set 11, 2003 2:36 pm

Olá a todos,
Infelizmente inicio-me neste forum por um motivo triste: morreram duas das minhas tartarugas ontem :cry: de uma forma tão estranha que preciso de tentar saber alguma coisa.
Tinha três tartarugas, já bastante grandes (cerca de 15 cm), mas não tive nenhuma desde que nasceu (não tenho ideia das suas idades, mas tenho-as à cerca de 4 anos), uma foi encontrada (foi o inico do gosto, e a que sobreviveu), e as outras duas oferecidas (aparentemente eram duas femeas e um macho).
Infelizmente não tinha o sitio ideal para elas lá em casa, e estavam provisoriamente em casa dos meus pais. Estavam numa aquario de vidro gande (100X40X40), com uma plataforma feita de pedras e uma placa de xisto e areia. O aquario tem uma profundidade de água de 15 cm, o que dava bem para nadarem. O espaço é bom (em relação aos tamanhos), e apanhavam sol directo (só parte do dia, e não em todo o aquário). Além disso é claro que tenho um motor para filtrar a água e aquecimento para alguns meses (primavera e outono).
Sempre achei que estavam em boas condições, comiam sobretudo camarão seco e às vezes legumes ou fruta. Só não tinham tanta atenção como eu gostava por não estarem lá em casa.
Ontem duas apereceram mortas, no fundo do aquario :(. O mais estranho é serem duas de uma vez. Não tiveram qualquer sinal de doença e andavam tão mexidas como habitualmente. A outra parece bem e o ambiente no aquário está normal. Segundo a minha mãe não se passou nada de fora de comum (nada foi posto na água nem no ar). Não entendo o que se pode ter passado e preocupa-me que a outra posso vir a morrer também. Alguém tem alguma ideia do que poderá ter sido? Um dos problemas é que nem sequer conheço nenhum veterinário que "entenda" de tartarugas....
Desde já muito obrigada por qualquer pista!
Mónica
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta set 11, 2003 10:25 pm

Olá

Onde mora? Talvez seja possível indicar-lhe um vet.

Acho estranho terem morrido assim as duas. Será possivel que se tenham afogado? As tartarugas se se virarem ao contrário e estiverem assim muito tempo podem ingeir água e esta entra-lhes para os pulmões e elas acabam por morrer afogadas...

Espero que nada aconteça à outra.

Beijokas
Kathleen
monicafaria
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta set 12, 2003 9:08 am

Moro na maia, até arranjei o contacto do vet. do zoo da maia, pensei em ligar para ver como funciona o atendimento, mas foi só ontem. Não sei se é o mais indicado.
Quanto ao afogamento, ocorreu-me isso, mas a minha mãe (que as encontrou assim) diz que não estavam por baixo de nenhumas pedras, nem de pernas para cima. Uma delas parecia ter o pescoço avermelhado, e ligeiramente inchado quando a vi, mas já podia ter passado um dia desde que estava morta (muitas vezes a minha mãe só as via com atenção quando lhes ia dar de comer), não sei se é normal.
Outra coisa que não sei se é normal: não estavam encolhidas, estavam com as patas e o pescoço todo fora da carapaça. O mais estranho é não terem nenhum sinal de doença (os olhos estavam normais, as carapaças com bom aspecto, a pele normal)... acho isto tão estranho.
Obrigada,
Mónica
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta set 12, 2003 11:30 am

Olá,

De facto é super estranho o que aconteceu ás suas tartarugas. Tente ir ao forum dos repteis e pode ser que lá alguém lhe indique o que possa ter sido. Há vets de repteis ai mas não lhe sei dar os contactos.

Beijokas
Kathleen
sermar84
Membro Júnior
Registado: quinta jun 12, 2003 10:26 pm
Contacto:

domingo set 14, 2003 5:10 pm

fiquei assustado, sem mais nem menos 2 tartarugas morrerem, tnh medo q aconteça isso as minhas, nem imagina o quanto! espero q n aconteça nada ah outra :cry: :?
Tartas
Membro
Registado: quinta abr 07, 2005 9:41 pm
Localização: 2 tartarugas de face rosadas, um cão Epagneul Breton e uma rafeira dingo, a nina!

segunda abr 25, 2005 9:59 pm

olá, tive a ler este tópico e pensei: será que tens pedrinhas pequenas no aquario??

Podem ter morrido engasgadas??

Fiquem bem!! :o
Responder

Voltar para “Tartaruga De Faces Rosadas”