Boa tarde,
Ontem vi uma reportagem ,á noite na SIC Noticias que me fez pensar um pouco sobre o futuro de certas raças no mundo!
A situação do Cavalier,Pug,Bull dog inglês,Shit zu são verdadeiramente assustadoras .
Falaram tambem do problema da beleza e suas consequências .
Caso do PUG,Bull Terrier,Pastor alemão,Basset,Bull dog Inglês,Rodesia.
Alergias no west white terrier
Cardiacos e cancros nos Boxer e Golden Retriever
A parte genetica ,no qual no PUG ,em Inglaterra dos 10 mil individuos existentes provêm geneticamente de 50 individuos somente.
Quem viu que faça o seu comentario ,
Criadores, veterenarios e cientistas ,era interessante os vossos comentarios porque a entrevista deu a entender que os veterenarios também ganham muito com esta situação porque se gastam fortunas porque existem demasiados individuos com problemas e muitos tem a haver com problemas de genetica ,evolução da raça.
O Kennel Club estava sobre fogo mas,entendo as posições deles ,que não são faceis .
Que futuro para a raça de cães? a evolução craniana no bull?
Moderador: MariaJose
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
- Contacto:
O tópico não obteve resposta porque foi, na altura em que o programa foi originalmente exibido em Inglaterra (2008, creio) amplamente debatido.
O programa, ainda que aborde questões importantes e reais, fá-lo no prisma errado.
O facto de uma raça que actualmente tem 10.000 indíviduos todos descendentes de 50 individuos não é o problema. Aliás, acho 50 individuos exagerado e, no caso dos Bull Terriers por exemplo, crê-se que a (re)introdução de cor na raça se deve exclusivamente a 5 cães.
O problema é quem planeia as cruzas com que objectivos e se esses mesmos objectivos que tem são realistas e benéficos para a raça. A evolução do crânio do Bull Terrier por si só não é problemática. É sim, ou passa a sê-lo, quando o criador na busca cega do perfil de cabeça perfeito (na sua visão) descura outros elementos tão ou mais importantes no cão.
O programa, ainda que aborde questões importantes e reais, fá-lo no prisma errado.
O facto de uma raça que actualmente tem 10.000 indíviduos todos descendentes de 50 individuos não é o problema. Aliás, acho 50 individuos exagerado e, no caso dos Bull Terriers por exemplo, crê-se que a (re)introdução de cor na raça se deve exclusivamente a 5 cães.
O problema é quem planeia as cruzas com que objectivos e se esses mesmos objectivos que tem são realistas e benéficos para a raça. A evolução do crânio do Bull Terrier por si só não é problemática. É sim, ou passa a sê-lo, quando o criador na busca cega do perfil de cabeça perfeito (na sua visão) descura outros elementos tão ou mais importantes no cão.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
-
- Membro
- Registado: quarta fev 10, 2010 12:47 pm
http://www.youtube.com/user/TelesWillia ... pakSi010n4
está dividido em 7 partes (por acaso vi isto ontem....)
talimpo83 Escreveu:nao via reportagem e gostava de ver alguem me pode dizer onde encontrar?
muito obrigado....Sallyloo Escreveu:http://www.youtube.com/user/TelesWillia ... pakSi010n4
talimpo83 Escreveu:nao via reportagem e gostava de ver alguem me pode dizer onde encontrar?