Testes de Saúde

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bull Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: MariaJose

Responder
Flashorde
Membro Veterano
Mensagens: 1226
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Localização: Cão - Bolt
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

terça nov 05, 2013 1:51 pm

Boas a todos.
Decidi abrir um tópico sobre os testes de saúde dos Bull Terrier.

Existem vários: Rins, Baer, rótulas, coração (simples ecografia ou doppler para quem quiser algo mais aprofundado)

As exigências desses testes variam de país para país.
Aqui na Alemanha são todos obrigatórios menos as rótulas.
Apesar de em certos países não serem obrigatórios, creio que estes testes deveriam ser efectuados por todos para o bem da raça.

Se alguém tiver dúvidas sobre o que quer que seja sobre estes testes, tentarei ajudar a esclarecer.
Entretanto deixo aqui os testes da minha Maggie.

Para já só tem Baer.
Tem marcado para Janeiro os rins e o coração doppler.

Imagem

Imagem

O outros testes de saúde só podem ser efectuado a partir da idade de 1 ano.

Entretanto, também vos deixo o teste ADN da minha Maggie que aproveitei para fazer ao mesmo tempo que o Baer.

Imagem

Cada vez mais se deve combater para se ter cães saudáveis.
Posso ser criador e ir a exposições e coisa e tal. Mas a prioridade, será sempre a saúde dos meus amigos de 4 patas.

Se alguém tiver dúvidas, tentarei esclarecê-las o melhor possível.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
DoggyLover
Membro Veterano
Mensagens: 566
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

quarta nov 13, 2013 5:15 pm

Pois...era fantástico que cá se exigisse isso mas acho que estamos a ir pelo caminho inverso. Há uns anos mal se viam exemplares de Bull Terrier em Portugal, hoje infelizmente é vê-los à venda no OLX por 200€ sem qualquer teste de saúde feito :roll: Enfim...criam BTs como se fizessem criação de periquitos!
Flashorde
Membro Veterano
Mensagens: 1226
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Localização: Cão - Bolt
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quarta nov 13, 2013 8:59 pm

Atenção. Que eu saiba, são muito pouco os países em que exigem os testes de saúde.
E a evolução começa por aqueles que compram.
Muitas pessoas começam a pedir testes de saúde.

Depois, tem de haver um grande esforço por parte dos criadores também.
É certo que os testes são caros, mas é para o bem dos nossos patudos.
Alias, do futuro da raça.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
DoggyLover
Membro Veterano
Mensagens: 566
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

quinta nov 14, 2013 10:44 am

Para mim esta é daquelas raças em que todo o cuidado é pouco devido à propensão a doenças genéticas. Ainda há pouco tempo tratei de um BT de um ano e meio com uma insuficiência renal em último grau que teve de ser abatido... Tentei encontrar os progenitores e avisei os donos dos mesmos do problema daquele exemplar...sabe qual foi a resposta? "Os meus cães foram ao médico e está tudo bem!" Acha que fizeram exames desses? LOL
Sim, sim...isso e couves 8)
Por isso é que eu no ano passado não gostei dos criadores de conheci. Contactei dois bons criadores muito falados por aí mas nem me atenderam nem devolveram a chamada. O resto não me inspirou confiança e ter um cão sem que me dessem garantias médicas não fazia propriamente parte dos meus planos. Entretanto neste último ano já conheci pelo menos 4 criadores que fazem esses exames mas saiu-me um malandro na rifa e estou muito feliz com o meu menino :D
Flashorde
Membro Veterano
Mensagens: 1226
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Localização: Cão - Bolt
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quinta nov 14, 2013 2:29 pm

Aqui na Alemanha, os testes são obrigatórios, para os criadores que pertecem ao clube de raça.
Quem não pertence, não é obrigado. Como pode ver também há falhas.
Agora o Clube está a lutar para que quem quer criar, nem que seja uma ninhada só e sem afixo, tenha que passar pelo clube de raça. Para poder exigir os testes.
Vamos la ver como vai ficar isso.

Os testes são caríssimos como já disse. Mas pronto, quem corre por gosto não cansa.
O Baer test só é obrigatório nos exemplares brancos. No entanto, também o fiz nos meus exemlares de cor.
Depois também parte da consciência de cada 1 :)
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
ZZiggy
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

quinta nov 14, 2013 9:46 pm

Esse teste de ADN é para que fim??
Confesso que o Alemão nao é o meu forte =) apesar de ja termosusado esse laboratório em testes de PLL nos minis....
Quanto ao BAER test felizmemnte ja esta disponivel em Portugal, sao prgressos. :D
Flashorde
Membro Veterano
Mensagens: 1226
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Localização: Cão - Bolt
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

domingo nov 17, 2013 9:34 am

Com o ADN pode-se fazer o Teste PKD.
Tb serve de comprovativo que é o pai ou mãe da ninhada :)
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

domingo nov 17, 2013 3:15 pm

Flashorde Escreveu:Com o ADN pode-se fazer o Teste PKD.
Tb serve de comprovativo que é o pai ou mãe da ninhada :)
Exatamente. E é feito também cá em Portugal. O criador da Kyra faz em todas as suas ninhadas. :wink:

Pedro
ZZiggy
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

segunda nov 18, 2013 12:42 pm

Por acaso a vet dos nossos caes falou-me nessa possibilidade do teste de ADN para os problemas renais....é mais um teste que começaremos tmb a fazer por ADN.
O BAER test foi algo que me impressionou pelo metodo, achei um pouco agressivo, apesar de os caes n se queixarem, e estarem ligeiramente sedados, arrependi-me de ter ficado para assistir LOL
Mas é mesmo assim, o que tem que ser, tem muita força :D
Flashorde
Membro Veterano
Mensagens: 1226
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Localização: Cão - Bolt
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

sexta dez 06, 2013 2:34 am

Eu até achei interessante :)
Em Janeiro, a minha Maggie irá fazer a echografia doppler do coração e echografia dos rins.
Mais 2 testes interessantes para eu seguir :)
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
Saturnny
Membro Veterano
Mensagens: 276
Registado: sexta jun 07, 2019 12:15 pm

quarta out 14, 2020 3:46 pm

Verificar sua saúde é realmente uma boa escolha. Ainda assim, é muito útil verificar seu corpo de tempos em tempos e realizar a prevenção com várias vitaminas e cremes. Eu, por exemplo, compro todos os meus medicamentos em Cutis Medical shop e, portanto, minha saúde está em excelente estado
Responder

Voltar para “Bull Terrier”