A si, supondo que levava o seu cão aos dois meses para essas aulas e sociabilização, garantem-lhe que os outros cachorros, também eles sem vacinas, não têm fora da escola contacto com outros cães?Citando:
Pois... se o treinador do seu cão considera os veterinários "alarmistas" eu, face a isto, tenho de o considerar como "desleixado" ...
As suas considerações sobre pessoas que nem conhece eu opto por não comentar. Ele exerce funções de treinador desde 1987 e não me sinto à vontade para justificar ou condenar opiniões de pessoas com incomparavelmente mais experiência do que eu.
Citando:
É que o facto de os cães que frequentam a escola serem todos vacinados e de exigirem a apresentação do boletim de vacinas é tudo muito bonito mas as vacinas servem é para impedir que um animal padeça de determinada doença. Não impede que esse mesmo animal seja portador da mesma.
Ser portador ou padecer de uma doença (transmissível, presumo que estava a referir-se a isso), são diferenças sobre as quais (neste contexto) não tenho conhecimentos para formular opiniões que sirvam de conselhos a terceiros. Não quero ser alarmista nem desleixado. Apenas sei que nem todas as doenças são transmissíveis pela mesma via e que algumas nem são transmissíveis entre animais da mesma espécie, mas sim por hospedeiros intermédios.
Se algum veterinário é frequentador da arca, seria útil ter uma opinião de um profissional que é quem realmente entende do assunto.
Estão vacinados esses outros cães?
São portadores de doenças?
Não sendo e tendo já transmitido a doença ao cachorro do lado, esse não a transmite ao seu?
E no caso de adoecer o cachorro, quem assume a responsabilidade?
E como comprova que foi na escola que ele foi contagiado?
Está a ver que há imensos riscos e só para os donos dos cães?
Com tantos "ses" possiveis de ocorrerem, caso o cão adoeça mesmo, para mim isso é desleixo. Do treinador por motivar um cenário de risco e, experiente como é (não o ponho em dúvida) maior obrigação de não o fazer - a meu ver - teria, e de "desleixo" do dono que expõe o seu cão a todos esses cenários de risco.