Escola de obediência

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bull Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: MariaJose

Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

sexta fev 10, 2006 12:45 pm

Citando:
Pois... se o treinador do seu cão considera os veterinários "alarmistas" eu, face a isto, tenho de o considerar como "desleixado" ...

As suas considerações sobre pessoas que nem conhece eu opto por não comentar. Ele exerce funções de treinador desde 1987 e não me sinto à vontade para justificar ou condenar opiniões de pessoas com incomparavelmente mais experiência do que eu.

Citando:
É que o facto de os cães que frequentam a escola serem todos vacinados e de exigirem a apresentação do boletim de vacinas é tudo muito bonito mas as vacinas servem é para impedir que um animal padeça de determinada doença. Não impede que esse mesmo animal seja portador da mesma.

Ser portador ou padecer de uma doença (transmissível, presumo que estava a referir-se a isso), são diferenças sobre as quais (neste contexto) não tenho conhecimentos para formular opiniões que sirvam de conselhos a terceiros. Não quero ser alarmista nem desleixado. Apenas sei que nem todas as doenças são transmissíveis pela mesma via e que algumas nem são transmissíveis entre animais da mesma espécie, mas sim por hospedeiros intermédios.

Se algum veterinário é frequentador da arca, seria útil ter uma opinião de um profissional que é quem realmente entende do assunto.
A si, supondo que levava o seu cão aos dois meses para essas aulas e sociabilização, garantem-lhe que os outros cachorros, também eles sem vacinas, não têm fora da escola contacto com outros cães?
Estão vacinados esses outros cães?
São portadores de doenças?
Não sendo e tendo já transmitido a doença ao cachorro do lado, esse não a transmite ao seu?
E no caso de adoecer o cachorro, quem assume a responsabilidade?
E como comprova que foi na escola que ele foi contagiado?

Está a ver que há imensos riscos e só para os donos dos cães?

Com tantos "ses" possiveis de ocorrerem, caso o cão adoeça mesmo, para mim isso é desleixo. Do treinador por motivar um cenário de risco e, experiente como é (não o ponho em dúvida) maior obrigação de não o fazer - a meu ver - teria, e de "desleixo" do dono que expõe o seu cão a todos esses cenários de risco.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
JosePe
Membro
Registado: sábado mai 28, 2005 7:40 pm

sábado fev 11, 2006 12:15 am

Bullie,

Desde o início que percebi o seu ponto de vista e até poderia concordar com os seus argumentos, mas ficávamos todos na mesma.
Até posso ter os mesmos receios (como lhe disse os meus cães foram para as aulas com 6 meses, não sei se percebeu), agora não posso é passar um atestado de incompetência a uma pessoa que manifesta uma opinião diferente sem lhe dar hipótese de se justificar.

Segundo os programas de vacinação (aqui está um exemplo http://www.hospvetprincipal.pt/vacinar.htm ) às 8 semanas um cachorro já levou as primeiras vacinas, falta-lhe o reforço e a raiva. Talvez seja suficiente neste caso, não sei.

Continuo a achar que só um veterinário poderá quantificar os riscos e não adianta estarmos para aqui a especular sobre o assunto.
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

sábado fev 11, 2006 2:09 am

E quem é que passou atestados de competência?! O que eu disse foi que se o treinador que mencionou (que nem sei quem é, e é irrelevante neste caso) classifica os veterinários de "alarmistas" como justificação para defender a sociabilização de cães numa escola aos 2 meses, descurando assim a questão das vacinações, eu, perante esse facto, essa postura (dele ou de quem quer que fosse) como desleixo. Nada mais. Está aqui em causa a sua capacidade como treinador? Não me parece...

Sobre o programa de vacinações, fale com qualquer veterinário a respeito do "nível de protecção" assegurado pelo primeiro plano de vacinas...
JosePe
Membro

sábado fev 11, 2006 1:40 pm

Ora bem, acabei de falar com o meu veterinário sobre este assunto. Expus-lhe a situação e a opinião dele é a seguinte:

Em primeiro lugar não passa pela cabeça de ninguém que pessoas que vão gastar dinheiro em aulas de sociabilização e obediência não sejam igualmente cuidadosas nos planos de vacinação, na alimentação e nos sítios que frequentam com os seus cães, pelo que todos se encontram nas mesmas condições.
Nenhum cão (incluindo cachorros) se encontra 100% seguro de contaminação e não é pelo facto de estar fechado em casa que essa segurança aumenta substancialmente. Os humanos que entram e saem diariamente transportam nos pés todo o tipo de elementos estranhos, nomeadamente bactérias e outras substâncias contaminantes que só por si podem constituir um risco. Na rua encontram-se excrementos de vários animais, cães, gatos, aves etc., que nós podemos pisar inadvertidamente, porque não os vemos ou porque já foram recolhidos, mas deixando vestígios. Tudo isso é transportado para casa.
Quando um veterinário faz todas aquelas recomendações a uma pessoa que adquiriu um cachorro e vai pela primeira vez ao veterinário o objectivo é incutir-lhe um grau de responsabilidade que a maioria das pessoas não tem. Principalmente os que são donos de um cão pela primeira vez. Se não o dissessem, se calhar no dia seguinte o cachorro estaria num parque público a comer excrementos de outros animais à mínima distracção do dono. Aí sim passam cães não vacinados e muitos deles portadores de doenças.

Segundo ele “a única coisa certa é a morte”, tudo o resto podemos tentar minimizar mas nunca estamos livres de que algo aconteça, pelo que não vê porque é que um cachorro de 2 meses deva ser privado de aulas de sociabilização num ambiente minimamente controlado se isso for benéfico para ele. Principalmente cachorros de raças onde o convívio com outros é particularmente importante dadas as suas características.

Mais um “desleixado”? Não me parece. A minha conclusão é que devemos ter o máximo cuidado com os nossos animais e perante qualquer decisão pesar os prós e os contras optando por aquilo que é melhor para eles em determinado momento, considerando vários factores. Aquilo que é melhor para um cão talvez não seja o melhor para outro. O dono pode em perfeita consciência optar por colocar o cão em aulas de sociabilização mais cedo para evitar problemas comportamentais futuros. Ou pode optar por não o fazer porque já tem outros cães em casa e considerar que o convívio com cachorros da mesma idade não lhe trás vantagens significativas. Cada caso é um caso.
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 13, 2006 11:50 am

A opinião do seu veterinário é exactamente a minha, não acrescentado nada de novo. Agora se para si, (e pelos vistos) para o treinador e para o veterinário, aulas de sociabilização numa escola de treino, com cães que não conhece de lado nenhum, é um "ambiente minimamente controlado"... :roll:

Riscos, há sempre. Subentende-se por "ambiente minimamente controlado" aquele que está ao nosso alcance minimizar os potenciais factores de risco. Eu consigo-o fazer em minha casa (minimzar, não erradicar). Numa escola de treino com outros cães não. Antes pelo contrário. O grau de risco aumenta consideravelmente.

Se face a este cenário, se há a consciência que a escola não é um "ambiente minimamente controlado" (existem diversos factores que fogem ao nosso controlo) e, mesmo assim, se opta por expor o cachorro a esses factores de risco maiores do que se estivesse, por exemplo, em casa, e se nessas circunstâncias o cachorro adoece, então, no meu ponto de vista, sim é desleixo.
si, supondo que levava o seu cão aos dois meses para essas aulas e sociabilização, garantem-lhe que os outros cachorros, também eles sem vacinas, não têm fora da escola contacto com outros cães?
Estão vacinados esses outros cães?
São portadores de doenças?
Não sendo e tendo já transmitido a doença ao cachorro do lado, esse não a transmite ao seu?
E no caso de adoecer o cachorro, quem assume a responsabilidade?
E como comprova que foi na escola que ele foi contagiado?

Está a ver que há imensos riscos e só para os donos dos cães?
Tal como atrás tinha dito, a maioria destes factores de risco podem ser controlados por si se o cachorro estiver na sua casa. Na escola, ou na rua, não.
7BULLS
Membro Júnior
Registado: segunda jan 16, 2006 11:53 am

terça fev 14, 2006 6:45 pm

Então e já que esclarecemos a questão da idade minima, onde posso encontrar uma escola para o meu Bull que esteja habituada a lidar com esta raça (zona de Lisboa de preferência) ?
JosePe
Membro

quinta fev 16, 2006 11:19 pm

Eu apenas conheço a escola que mencionei e que é na zona Cascais/Sintra.

Talvez encontre alguma mais próxima na lista do CPC em http://www.cpc.pt/clubes/clp_filiados.php ou um outro membro lhe possa fazer alguma recomendação. Muitas das pessoas que frequentam este fórum moram em Lisboa.
7BULLS
Membro Júnior
Registado: segunda jan 16, 2006 11:53 am

sexta fev 17, 2006 9:32 am

Obrigado pela ajuda JosePe.Vou tentar descobrir. Realmente frequentar o forum frequentam mas preocupam-se mais em atacar quem dá a sua opinião do que elucidar quem pergunta. Abraços.
ironx
Registado: segunda out 17, 2005 1:59 pm

sexta mar 17, 2006 6:04 pm

boas. e a primeira vez ke aki escrevo e confesso k o faco com algum receio.
ja ha algum tempo k acompanho este forum sobre o Bull Terrier mas ate aki nunca participei activamente devido ao factode outros participantes deste forum serem tao rispidos em relacao aos comentarios k aki sao feitos. e pena porque ja vi k estao muito bem informados acerca da raca podendo assim trazer para aki o seu precioso contributo.ja vi tmb ke sao contra as lutas de caes um dos vossos pontos de honrra concerteza [nao arriscava em dizer o mesmo acerca de lutas entre homens) se calhar podiam participar tmb noutro forum violento onde libertariam a vossa raiva k e muito superior a de qqer Bull Terrier k sao uns amores e do mais passifico ke conheco (estou agora com o meu de 11meses ke e o segundo k tenho o outro lamentavelmente ja faleceu e posso dizer k tanto com pessoas como com animais sao uns verdadeiros Senhores)e deixavam para este forum so os assuntos de interesse para os nossos Bulls ke eu tenho a certeza ke todos concordamos ke eles merecem issono minimo. gosto muito das vossas intervençoes mas kundo azedam o k acontece com frequencia perco rapidamente a vontade de aki estar.em relaçao a escola eu tive o meu primeiro nessa escola ke estiveram a falar do senhor Fernando da Educacao na quinta da marinha e gostei muito apesar de la ter estado pouco tempo deu optimos r esultados ( comecou +- com 5 meses e foi pai a 10 aulas nao fui mais por perguisa) e serviu para eu "treinar" este ke eu tenho agora com 11meses e ke tou a penssar levar tmb agora para a escolinha .Ja agora agradecia ke me digam voces ke vivem na agradavel companhia e/ou criam Bulls ke racao lhes dao (pela vossa experiencia com k racao eles se dao melhor)eu dava nutro ao primero e a este tmb ate agora mas o desgracado ja tava a ficar farto de comer sempre o mesmo e estou a mudar para a hills ke ele gosta muito mas ainda estou a ver o resultado ate porke lhe apareceu uma irritacao kker nas patinhas e no focinhito ke ja esta a ser acompanhada pela vet. espero ke nao levem a mal o meu comentario e mais uma vez obrigado por partilharem os vossos conhecimentos e Comprimentos a todos os Meninos e Meninas ke vos acompanham e boa sorte
JosePe
Membro

sábado mar 18, 2006 1:10 am

Bem vindo ironix.

Compreendo o seu comentário e acho que tem toda a razão. De facto muitas pessoas evitam colocar aqui questões com receio de serem mal interpretadas ou ainda pior.

No entanto não posso deixar de lhe fazer uma recomendação: Por favor escreva em português. A forma como escreveu apesar de ser compreensível exige que as pessoas interpretem o que pretende dizer. Eu sei que este tipo de abreviaturas é muito usado em chats e outras situações na Internet mas este é um fórum frequentados por pessoas de todas as idades e aqueles que provavelmente têm alguma coisa para lhe dizer não estão para aprender uma linguagem nova. Já para não dizer que muitos consideram esta linguagem uma falta de respeito. Não leve a mal este comentário.

Em relação à sua pergunta sobre as rações o que lhe posso dizer é o seguinte: cada pessoa tem uma opinião diferente. Eu comecei por dar Bento Kronen ao meu primeiro Bull, rapidamente mudei para Royal Canin e dei-lhe essa durante 4 anos. O segundo cão começou por ser alimentado com Royal (já que era o que dava ao outro), mas cedo passei a dar Hill’s aos dois. É o que comem agora.

Não posso afirmar que eles tenham passado a comer melhor quando fiz as mudanças. Talvez um bocadinho no início mas passado algum tempo é o mesmo. O que eles querem mesmo é a comida dos humanos! Mas como já deve saber isso é de evitar.

Penso que o critério passa um pouco pela observação do animal algum tempo depois de comer uma ração. Como está o pelo, se tem tendência a engordar apesar de comer a mesma quantidade, se emagrece, se fica mais letárgico (o que num Bull é difícil), se tem reacções alérgicas visíveis ou se se coça demasiado, etc.
Aquilo que serve para um pode não servir para outro.

Agora pelo que tenho falado com outras pessoas, inclusivamente criadores, qualquer ração como Hill’s, Purina, Eukanuba ou Royal Canin são boas opções. Não quero dizer com isto que não haja outras recomendáveis, apenas não tenho referências.

Em relação à irritação nas patas e no focinho, não querendo armar em veterinário, onde é que costuma passear com ele? Se reparar são as zonas de contacto com o chão quando um cão passeia na rua ou em qualquer lugar. Não passou num campo de urtigas ou algo do género que se recorde? ;)
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado mar 18, 2006 10:10 am

Josepe, o facto da primeira inoculação ser aos dois meses não deixa o animal inoculado na altura...por essa razão é que são necessários os reforços até aos 5-6 meses, altura em que se considera o programa vacinal basico efectuado, e o animal efectivamente protegido.

Sem ofensa mas ou não percebeu o que o seu vet disse ou ele não se fez entender, nomeadamente no que é um ambiente controlado. Ambiente controlado será uma clinica veterinária, será uma sala especifica para apresentação ( e não interacção) de cachorros dessa idade.

Nunca será um local onde se podem cruzar cães adultos com cachorros...e mais mesmo estando inoculados os adultos, podem transportar nas patas vindo da rua , vírus como o da esgana, com ainda mais facilidade ou probabilidade do que você para sua casa , visto a sua proveniência ser de vários locais e de várias pessoas, ou seja, um aumento das probabilidades.

Se esse treinador treina desde 1987 devia saber algo tão básico como isso.Pelos vistos não sabe. Quanto ao alarmismo...bem, os surtos de esgana para ele são alarmistas e os animais hospitalizados aos milhares devem ser alarmistas...

Se formos mauzinhos até nem interessaria aos vets ser "alarmistas", pois estando calados e os donos com menos cuidado até ganhavam mais donheiro com as distrações...por isso ainda bem que são o que esse sr considera "alarmistas"...

Sim a importância da sociabilização é reconhecida, mas note que até aos dois/três meses essa é feita com a mãe e irmãos.

Colocar juntos animais com o esquema vacinal incompleto é uma grande irresponsabilidade. Nada mais.
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 20, 2006 9:26 am

Desde que a ração dada seja de qualidade, esta ser de marca A, B ou C é relativamente indiferente. O importante é que o cão se adapte bem a ela e tenham em consideração que por mais cara ou maior qualidade que possa ter a ração X nem sempre é aquela a que o seu cão se pode adaptar melhor. Varia com o animal em questão.

É um pouco complicado por isso estar-lhe a aconselhar a marca Y ou Z para o seu cão. Se está satisfeito com a sua, mantenha. Caso contrário procure outra alternativa de qualidade no mercado e veja como reage o animal à nova marca.

Espero não o ter afugentado com a resposta por não conter beijinhos, abraços e K's
Responder

Voltar para “Bull Terrier”