Fraca representação portuguesa

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bull Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: MariaJose

xalo
Membro Júnior
Registado: segunda set 25, 2006 2:10 am

segunda dez 11, 2006 3:46 pm

:(
Fiquei desapontado com a representação portuguesa de bulls terriers, quando a minha visita á exposição INTERNACIONAL da Batalha e me deparei com 5 bull terriers na maioria estrangeiros que trouxeram os cães para lhe darem mais um titulo de campeão de portugal para juntarem ao palmerés dos seus cães.
Onde andam os "nossos" cães?
Abraços
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

segunda dez 11, 2006 6:13 pm

...Em casa...

Motivos?... Vários...

- Poucos criadores em Portugal
- Poucos exemplares em Portugal
- Poucos interessados na raça em Portugal
- Poucos cães criados em Portugal que, posteriormente, são apresentados em exposição pelos seus donos
- Juízes que não conhecem a raça a julgar...
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
OldBull
Membro Júnior
Registado: sábado nov 11, 2006 5:32 pm

terça dez 12, 2006 10:26 am

Bullie Escreveu: Juízes que não conhecem a raça a julgar...
O que é que quer dizer com esta afirmação???
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 12, 2006 4:14 pm

O que está lá escrito. Juízes que não conhecem a raça a julgar.
OldBull
Membro Júnior

terça dez 12, 2006 5:52 pm

... Se calhar era a primeira vez que estava a julgar bull terrier...

Mas eu também gostaria de saber quem é o srº para dizer se o juiz sabe ou não julgar bullterrier...
Chipsahoy
Membro Júnior
Registado: quinta jun 08, 2006 9:48 am

terça dez 12, 2006 5:56 pm

Por acaso este sr. que julgou a raça na Batalha é conhecedor uma vez que ja foi criador de Bull terriers.
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 12, 2006 6:20 pm

OldBull Escreveu:... Se calhar era a primeira vez que estava a julgar bull terrier...

Mas eu também gostaria de saber quem é o srº para dizer se o juiz sabe ou não julgar bullterrier...
Eu não sou ninguém... mas perguntaram-me a minha opinião do porque é que há tão poucos bulls portugueses nas exposições e eu respondi os motivos que, penso, contribuem ou causam essa fraca afluência. Quer nesta, quer noutras exposições...
ChipsAhoy Escreveu:Por acaso este sr. que julgou a raça na Batalha é conhecedor uma vez que ja foi criador de Bull terriers.
Optimo... a mim, por acaso, disseram-me (não sei se de facto foi assim ou não, não estive lá), que ele terá supostamente "despachado" um cão de ringue por "o considerar demasiado grande para a idade". Esse mesmo juíz terá também feito julgamentos menos "felizes" noutras raças também, mas isso não vem para o caso...

Independentemente disso, o João sabe tão bem ou melhor que eu que este problema (o da fraca afluência) não é de agora... já vem de há muito... Já estivemos, por exemplo, numa exposição internacional só os dois com as nossas cadelas e mais um macho. Um dos factos que, quanto a mim, também contribuem para isso é o facto de muitos juízes que por cá passam não saberem de facto julgar a raça. Vide, por exemplo, a nossa monográfica de 2005... quando até estava um juíz do BTC, nesse dia, no mesmo local, a julgar Bassets, na nacional de Sintra.
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 12, 2006 6:37 pm

Por acaso este sr. que julgou a raça na Batalha é conhecedor uma vez que ja foi criador de Bull terriers.
Por acaso, esta pequena introdução biográfica (supostamente) escrita pelo Senhor em questão, não menciona Bull Terriers como raça que já tenha possuído ou criado, mas, lógicamente, estará sujeita a correcções
Cuando yo nací en 1957 mi familia ya tenia un perro. Este era un Pastor Alemán de seis meses, Macho importado de Alemania.
Desde ese momento mi vida no se ha separado de los perros.
Siendo joven me inicie criando pastores alemanes, mas adelante Dobermans y en diferentes momentos Pastores Belgas, Ovejeros asiaticos medianos, Pharaoh Hound ,un Pug y hasta un Sato que tengo en la casa. Por ultimo mi esposa y yo hemos tenido labradores.
Todos los perros que he tenido han estado en la cima en lo que se refiere al las exposiciones obteniendo resultados significativos.
En los últimos años he tenido que reducir mis actividades de crianza y exposición por mis ocupaciones y deberes como juez.
Soy Ingeniero electrónico y periodista profesional también,
Estuve al frente como editor en jefe de la revista Dogs Life y ahora como editor en jefe de sección de cinologia en Pet Planet una revista sobre animales.
Soy juez FCI para todas las razas, también en agility, Ipo,SchH, obediencia y todas las pruebas deportivas.
http://www.cinofilia-sud.com.ar/exposic ... torico.php

E se foi este o juíz, pois era o que estava previsto...

(Deixo essa ressalva de estar equívocado pois, como disse, não estive presente)
Chipsahoy
Membro Júnior
Registado: quinta jun 08, 2006 9:48 am

terça dez 12, 2006 7:01 pm

Foi uma informação colhida junto do proprio.Penso que o vamos voltar a ver num futuro proximo, é uma questão de perguntar pessoalmente outra vez...
Quanto à escassez de entradas, é ja algo habitual em Portugal pelas razoes que enumerou...Vai ser dificil termos um Superbull em Portugal, mas a esperança é a ultima a morrer... ;)
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

quarta dez 13, 2006 9:47 am

Eu já nem pedia tanto! :D

De facto é pena que tal aconteça. Depois, porventura, outro factor que também pode ser impeditivo do evoluir possa ser o facto de esta estar perdida no meio das restantes 38 a cargo do TCP. Não que tal se deva por responsabilidade do próprio TCP - as inscrições são diminutas pelo que é compreensível que a mesma seja "negligenciada" face a outras que garantam um maior número de inscrições. Mas ter 2 juízes do BTC cá e não os convidar a julgar a raça... :|
Eventualmente um clube de raça poderia alterar um pouco as coisas neste âmbito. Ou talvez não, e eu esteja a ver tudo ao contrário...

Mas sobre as questões dos juízes eu nem me referia especificamente ao que esteve na Batalha, apesar de ter ouvido falar o que acima transcrevi. Como disse, não o presenciei pelo que tenho que dar o devido desconto. Mas se tal de facto ocorreu, é grave.
Mas eu referia-me em termos genéricos às razões que julgo contribuirem para esta tal ausência de BT's em ringue. E uma delas, por vezes, é de facto a questão da habilitação do juíz em julgar a raça, o que se verifica especialmente em all-rounders. E o João sabe, como eu sei, que por vezes o nome de um juíz é factor de decisão entre o apresentar ou não cães. E isto é normal acontecer com todos nós e em todas em raças. Tem é um peso mais significativo na nossa raça devido à já crónica escassez de inscrições em circunstâncias normais.
xalo
Membro Júnior

quarta dez 13, 2006 9:53 pm

Vou ficar esperançoso que no porto apareçam mais bulls, e nacionais.´
Vou tentar inscrever a minha menina para ver como se porta.
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

quinta dez 14, 2006 9:37 am

Previsivelmente no Porto aparecerão mais cães portugueses e estrangeiros do que na Batalha, pois trata-se de uma exposição de QC.
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

quinta dez 14, 2006 9:54 am

editado
OldBull
Membro Júnior

quinta dez 14, 2006 6:41 pm

Então srº Bullie o juiz que está previsto para essa exposição já é de seu agrado? Já sabe avaliar?
xalo
Membro Júnior

quinta dez 14, 2006 7:12 pm

A minha cadela faz seis meses agora em 22 de dezembro estava a pensar em inscrever para a exposição no porto, mas ainda não tenho o pedigree e o criador que é espanhol, disse-me que não era necessário ainda o pedigree para concorrer como cachorro, alguem me sabe dizer se isto é verdade ?

abraços
Responder

Voltar para “Bull Terrier”